O curso “Decifrando o Racismo Ambiental e Climático” é uma iniciativa do Fórum Nacional de Reforma Urbana, realizado sob coordenação da Escola da Cidadania do Instituto Pólis.
Temos visto nos veículos midiáticos, e cada vez mais, diversas violências ambientais e climáticas em curso. Para cada desastre ocorrido, um denominador comum: as populações mais atingidas e vulnerabilizadas são negras, indígenas, periféricas. No curso Decifrando o Racismo Ambiental e Climático, debateremos que relações temos estabelecidos com a natureza, bem como seus impactos na vida urbana e cotidiana das populações negras e indígenas. Em nossos encontros vamos dialogar sobre diferentes noções de racismo ambiental; o papel do planejamento urbano e ambiental na produção de violências ambientais e climáticas, e como podemos repensar o urbano; casos emblemáticos de racismo ambiental. Ao final do curso, traremos para diálogo as possibilidades de mobilização, articulação, e incidência - por parte da sociedade civil - no combate ao racismo ambiental e climático.
Serão 7 aulas, sempre nas terças-feiras e quintas-feiras das 19h às 21h, integralizando 14h de curso, com emissão de certificado mediante participação em no mínimo 75% de nossas atividades.
Quem pode se inscrever?
O curso é destinado ao público em geral, qualquer pessoa interessada pode se inscrever. As pessoas selecionadas serão credenciadas e notificadas alguns dias antes do início do curso, e receberão um documento orientador com todas as informações relativas ao curso.
As vagas são limitadas e as inscrições serão encerradas caso seja atingido o limite máximo.
Programação
O curso acontecerá de 25/04 a 16/05, com encontros às terças e quintas, das 19h às 21h, nos quais serão abordados os seguintes assuntos:
25/04 (terça) - Que relações temos estabelecido com a natureza? Com André Biazoti, Vera Alcides e Rodrigo Iacovini.
27/04 (quinta) - Racismo ambiental e climático: do que estamos falando? Com Ana Sanches e Henrique Frota.
02/05 (terça) - Repensando o urbano a partir do racismo ambiental e climático, com Andréia Coutinho Louback e Pedro Rezende.
04/05 (quinta) - Casos emblemáticos de racismo ambiental e climático, com Gabriel Mantelli, Naira Zarco e Thaynah Gomes.
09/05 (terça) - Lutas indígenas no enfrentamento às dinâmicas coloniais, com Simone Karipuna.
11/05 (quinta) - Formas de atuação da sociedade civil para combater o racismo ambiental e climático, com Isayana Oliveira, Mirela Coelho e Nathalia Purificação.
16/05 (terça) - "Quem tem apenas aspirações individuais jamais entenderá uma luta coletiva": Formas de atuação da sociedade civil, com Rodrigo Iacovini, Cássia Caneco e Ana Sanches.
Acesso
Os encontros virtuais ocorrerão por meio da plataforma YouTube, pelo canal do Fórum Nacional de Reforma Urbana: https://www.youtube.com/@forumnacionaldereformaurba4491. Por conta da metodologia algumas aulas poderão ser pelo zoom (https://zoom.us/), que pode ser acessada por computador, celular ou tablet. É necessário ter conexão com internet.
Os links de acesso serão enviados às pessoas inscritas no dia de cada encontro.