DEBATES INTEGRADOS EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA AMAZÔNIA (HORÁRIO OFICIAL DE BRASÍLIA)

DEBATES INTEGRADOS EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA AMAZÔNIA (HORÁRIO OFICIAL DE BRASÍLIA)

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

A organização desta atividade contou com a participação dos seguintes Grupos de Pesquisa:

1) GEPEIMAZ/UFOPA - Grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática e Interdisciplinaridade na Amazônia, que desenvolve pesquisas em Educação e Formação de Professores, no contexto da região Amazônica, mais especificamente na região oeste do Pará, sob a coordenação do prof. José Ricardo Mafra;

2) PPGEECA/UEA - Grupo de pesquisa Divulgação e Difusão Cientifica na Educação e Ensino de Ciências, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, vinculado a Universidade do Estado do Amazonas e que desenvolve pesquisas vinculadas ao fenômeno da divulgação cientifica, a importância de promover o acesso democrático aos saberes da Ciência, especialmente no âmbito da educação nas escolas, mediante a prática do professor e as estratégias pedagógicas utilizadas no processo de popularização do conhecimento na escola. Além disso, investiga o uso das mídias nos processos de disseminação da ciência na educação e visa contribuir para valorização do conhecimento cientifico na escola. É vinculado ao Museu Amazônico/Am, órgão suplementar e vinculado a UFAM.

3) FORMAZON/UFOPA – Grupo de estudos e pesquisas sobre a formação de professores na Amazônia Paraense. Entre as principais repercussões desse grupo estão: 1. participação em discussões sobre as políticas municipais de educação do campo e formação de professores; 2. oferecimento de subsídios para reformulação de cursos de formação inicial e continuada de professores; 3. caracterização e análise da prática pedagógica de professores que atuam no meio rural; 4. formação de pesquisadores para atuarem nas linhas pertinentes aos projetos desenvolvidos pelo grupo; 5. formação de professores para a escola do campo; 6. participação no fórum de Educação do Campo do Baixo Amazonas.

 

O suporte na organização operacional desta atividade, conta com o apoio de Kleison Paiva (CTIC/UFOPA) e Alexandra de Andrade (Doutoranda PGEDA/polo Manaus).

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Sobre os Palestrantes

O prof. Tayson Ribeiro Teles, atualmente, integra o quadro funcional efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre-IFAC, em cargo de Docente da Carreira do Magistério Federal do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico-EBTT, área Economia e Gestão de Finanças e Comércio, lecionando nos níveis de Graduação e Cursos Técnicos. É Doutorando em Linguagem e Identidade (Linguagens] e Formação Docente) pela Universidade Federal do Acre-UFAC [2020-2024], com Projeto de Tese versando sobre o Ensino de Economia na Educação Profissional na/da Amazônia brasileira. Possui Mestrado em Linguagem e Identidade (Cultura e Sociedade) pela UFAC [2016], com dissertação no campo da análise do discurso político-jurídico/constitucional brasileiro. Possui 3 graduações: Tecnologia em Gestão Financeira, pela UniSEB/Estácio-SP [2013], Licenciatura em Matemática (Formação Pedagógica), pelo Ceuclar-SP [2015] e Bacharelado em Direito, pela UFAC [2017]. Concluiu 4 Pós-graduações Lato Sensu: Gestão Administrativa na Educação [ESAB/ES, 2014], Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) [UFAC, 2015], Gestão da Educação Profissional, Científica e Tecnológica [IFAC, 2015] e Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero, Raça e Etnia [UFOP/MG, 2016]. Pesquisa e estuda temáticas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, notadamente interfaces entre Economia, Administração, Contabilidade, Direito, Política e Educação/Prática Docente, com ênfase em Educação Financeira, Finanças Pessoais, Planejamento Financeiro Familiar e Ensino de Ciências Econômicas.

A profa Dra. Jane Felipe Beltrão é Acadêmica-militante pelo respeito aos direitos étnicos-raciais e sociais constitucionais. Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora titular, exercendo atividades junto a Universidade Federal do Pará (UFPA), lotada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas atuando como docente permanente nos programas de Pós-Graduação em Antropologia e em Direito. É docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), desde 1973, na qual foi diretora (2004-2006), secretária geral (2008-2010) e vice-presidente (2015-2016). Forma e orienta novos profissionais nas áreas de Antropologia, Direito e Saúde sob uma perspectiva interdisciplinar. Coordena projetos de pesquisa de faces interdisciplinares e ênfase nas áreas de Antropologia, História e Direito, entre povos tradicionais indígenas e não indígenas, dialogando a partir do campo da educação, da saúde e dos direitos diferenciados, com os necessários recortes de gênero e etnicidade; de educação e cidadania; e, particularmente, de direitos humanos e étnico-raciais. 

Parceiros


{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}