Este é um evento online
Ementa
Série Diálogos com Paulo Freire em
quatro episódios dialogando sobre: o inédito viável, a formação política, a
contemporaneidade e a educação profissional.
Justificativa
No mês do natalino Paulo Freire,
setembro, temos muito o que evidenciar dos seus feitos, por isso mediante o
contexto histórico do qual estamos a viver nos propomos a refletir com a Série
Diálogos com Paulo Freire, abordando quatro temáticas que atravessam a dimensão
existencial dos homens e mulheres. Deste modo, nos ocupamos em problematizar as
temáticas: a educação profissional, a contemporaneidade, a formação política e
o inédito viável. Temáticas que nos suscitam refletirmos a partir do nosso modo
de ser e estar no mundo e com o mundo. Em meio a necessidade de adaptações,
reinvenções, criatividades e inovações vamos nos ajustando a modernidade
problematizando a realidade que nos sugere mudanças permanentes.
Objetivo geral
Analisar os enunciados explicitados
por Paulo Freire sobre a formação política, a educação profissional, o inédito
viável e a contemporaneidade na formação de homens e mulheres.
Objetivos Específicos
PROGRAMAÇÃO
Dia
09/09/2020 – Das 19h às 21h.
Série
1: Diálogos com Paulo Freire: contemporaneidade
Professora:
Ana Paula Abreu Moura - Link do
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1749607244537249
(Professora Associada da
Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Mediador:
Ricardo Santos de Almeida - Link
do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5955679764505968
(Mestre em Geografia pela UFS, Docente
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Associado do
Centro Paulo Freire: Estudos e Pesquisas).
Ementa: Diálogos com Paulo Freire: contemporaneidade – diálogos
sobre os processos educativos na contemporaneidade. Aula remota x educação a distância. Educação
bancária x educação libertadora.
Dia
16/09/2020
Série 2: Diálogos com Paulo Freire: Educação Profissional
Professor: Heron Ferreira Souza - Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9527831284464333
(Doutor em Educação (Políticas,
Administração e Sistemas Educacionais) – UNICAMP)
Mediador:
Antonio Danilson Rodrigues Pinto – Assessor
da Secretaria para Assuntos Educacionais – SINTEPE e Diretor de Comunicação do
Centro Paulo Freire: Estudos e Pesquisas).
Ementa:
Diálogos com Paulo Freire: Educação Profissional – fomento do diálogo sobre os processos educativos, formativos
e operacionais sobre a educação profissional, operando rupturas com a lógica
dos pacotes de formação profissional que visa a instrução mecanicista,
sobretudo dos sujeitos da educação de jovens e adultos.
Dia
23/09/2020
Série
3: Diálogos com Paulo Freire: Formação Política
Professores:
Agostinho da Silva Rosas - Link do
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4003258850728215
(Professor adjunto da Universidade
de Pernambuco)
Alder
Júlio Ferreira Calado - Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5217723926494212
(Docente-pesquisador na FAFICA, em
Caruaru)
Mediadora:
Maria Erivalda dos Santos Torres - Link
do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5577041654762304
(Presidenta do Centro Paulo Freire -
Estudos e Pesquisas)
Ementa:
Formação política. Protagonismo
social. Ética. Transformação e emancipação humana. Consciência crítica. Ato
pedagógico.
Dia
30/09/2020
Série
4: Diálogos com Paulo Freire: Inédito viável
Professora: Targélia Ferreira Bezerra de Souza Albuquerque - Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7935673824930219
(Representando a Cátedra Paulo
Freire)
Anderson
Fernandes de Alencar - Link do
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9517716593738845
(Professor da Universidade Federal
do Agreste de Pernambuco)
Mediadora:
Maria Fernanda dos Santos Alencar - Link
do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5535666132266910
(Professora Adjunta da Universidade
Federal de Pernambuco)
Ementa: A práxis pedagógica, a utopia. Reflexão sobre as
possibilidades de transformação, emancipação e conscientização.
Procedimentos metodológicos
A reflexão didático/pedagógica será
fundamentada nos escritos de Paulo Freire, a partir da exposição de 40 minutos,
com mais 20 minutos de mediação e participação do público, interagindo pelo
chat e microfone no momento das perguntas e respostas.
Avaliação
A série será avaliada
qualitativamente por meio do feedback da turma por meio da participação no chat
e pelo microfone, teremos como resultado dessa série um questionário para ser
respondido pelos participantes.
Referência
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5. ed., Rio de Janeiro, Paz e
Terra. 1981.
FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau:
registros de uma experiência em Processo. 2 ed., Rio de Janeiro, Paz e
Terra, 1978.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria
e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São
Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, Paulo. Educação e
Mudança. 12 ed. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}