Diálogos com Paulo Freire: educação profissional; contemporaneidade; inédito viável e formação política

Diálogos com Paulo Freire: educação profissional; contemporaneidade; inédito viável e formação política

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Todas as quartas-feiras a partir de 09/09/2020 (19h às 21h) acessando os links do Google Meet que serão enviados apenas por e-mail

Ementa

Série Diálogos com Paulo Freire em quatro episódios dialogando sobre: o inédito viável, a formação política, a contemporaneidade e a educação profissional.

 

Justificativa

No mês do natalino Paulo Freire, setembro, temos muito o que evidenciar dos seus feitos, por isso mediante o contexto histórico do qual estamos a viver nos propomos a refletir com a Série Diálogos com Paulo Freire, abordando quatro temáticas que atravessam a dimensão existencial dos homens e mulheres. Deste modo, nos ocupamos em problematizar as temáticas: a educação profissional, a contemporaneidade, a formação política e o inédito viável. Temáticas que nos suscitam refletirmos a partir do nosso modo de ser e estar no mundo e com o mundo. Em meio a necessidade de adaptações, reinvenções, criatividades e inovações vamos nos ajustando a modernidade problematizando a realidade que nos sugere mudanças permanentes.

 

Objetivo geral

Analisar os enunciados explicitados por Paulo Freire sobre a formação política, a educação profissional, o inédito viável e a contemporaneidade na formação de homens e mulheres.

 

Objetivos Específicos

  • Identificar a escanção do discurso de Paulo Freire sobre os enunciados formação política, a educação profissional, o inédito viável e a contemporaneidade e suas implicações em nosso cotidiano;
  • Revelar os correlatos que se desdobram dos enunciados formação política, a educação profissional, o inédito viável e a contemporaneidade que permeiam a formação dos sujeitos coletivos de direitos.
  • Explicitar a rede enunciativa acionada por Paulo Freire sobre os enunciados formação política, a educação profissional, o inédito viável e a contemporaneidade que implicam na prática pedagógica do saber/fazer.

Carga horária: 8 horas


PROGRAMAÇÃO

 

Dia 09/09/2020 – Das 19h às 21h.

Série 1: Diálogos com Paulo Freire: contemporaneidade

Professora: Ana Paula Abreu Moura - Link do Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1749607244537249

(Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Mediador: Ricardo Santos de Almeida - Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5955679764505968

(Mestre em Geografia pela UFS, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Associado do Centro Paulo Freire: Estudos e Pesquisas).


Ementa: Diálogos com Paulo Freire: contemporaneidade – diálogos sobre os processos educativos na contemporaneidade. Aula remota x educação a distância. Educação bancária x educação libertadora.

 

Dia 16/09/2020

Série 2: Diálogos com Paulo Freire: Educação Profissional

Professor: Heron Ferreira Souza - Link do Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9527831284464333 

(Doutor em Educação (Políticas, Administração e Sistemas Educacionais) – UNICAMP)

Mediador: Antonio Danilson Rodrigues Pinto – Assessor da Secretaria para Assuntos Educacionais – SINTEPE e Diretor de Comunicação do Centro Paulo Freire: Estudos e Pesquisas).


Ementa: Diálogos com Paulo Freire: Educação Profissional – fomento do diálogo sobre os processos educativos, formativos e operacionais sobre a educação profissional, operando rupturas com a lógica dos pacotes de formação profissional que visa a instrução mecanicista, sobretudo dos sujeitos da educação de jovens e adultos.

 

Dia 23/09/2020

Série 3: Diálogos com Paulo Freire: Formação Política

Professores: Agostinho da Silva Rosas - Link do Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4003258850728215

(Professor adjunto da Universidade de Pernambuco)

Alder Júlio Ferreira Calado - Link do Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5217723926494212

(Docente-pesquisador na FAFICA, em Caruaru)

Mediadora: Maria Erivalda dos Santos Torres - Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5577041654762304

(Presidenta do Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas)


Ementa: Formação política. Protagonismo social. Ética. Transformação e emancipação humana. Consciência crítica. Ato pedagógico.

 

Dia 30/09/2020

Série 4: Diálogos com Paulo Freire: Inédito viável

Professora: Targélia Ferreira Bezerra de Souza Albuquerque - Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7935673824930219

(Representando a Cátedra Paulo Freire)

Anderson Fernandes de Alencar - Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9517716593738845  

(Professor da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco)

Mediadora: Maria Fernanda dos Santos Alencar - Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5535666132266910

(Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco)


Ementa: A práxis pedagógica, a utopia. Reflexão sobre as possibilidades de transformação, emancipação e conscientização.

 

Procedimentos metodológicos

A reflexão didático/pedagógica será fundamentada nos escritos de Paulo Freire, a partir da exposição de 40 minutos, com mais 20 minutos de mediação e participação do público, interagindo pelo chat e microfone no momento das perguntas e respostas.

 

Avaliação

A série será avaliada qualitativamente por meio do feedback da turma por meio da participação no chat e pelo microfone, teremos como resultado dessa série um questionário para ser respondido pelos participantes.

 

Referência

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5. ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1981.

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em Processo. 2 ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12 ed. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}