No minicurso "Da Rocha ao Poço: A Geologia por Trás da Perfuração", a geóloga e mestra em Geociências Marceonila Cunha conecta a teoria geológica à prática operacional da indústria de óleo e gás.
Com trajetória que abrange desde a pesquisa acadêmica e a gestão ambiental até a atuação em campo como mud logger, Marceonila atualmente integra a equipe da Geowellex, onde atua no acompanhamento, análise e integração de dados geológicos, geomecânicos e petrofísicos de poços de petróleo.
Ao longo da apresentação, a palestrante demonstra como a caracterização das formações rochosas e a interpretação contínua de dados do subsolo são fundamentais para orientar as decisões técnicas, garantindo maior eficiência e segurança nas etapas de perfuração. O evento é voltado para estudantes e profissionais de geociências e engenharia que desejam compreender o papel estratégico e multidisciplinar da geologia no ambiente operacional de poços.