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O curso “Multiletramentos e tecnologias digitais na prática pedagógica – Módulo I e II" propõe refletir sobre o conceito de multiletramentos na sociedade
contemporânea, considerando, além da diversidade semiótica dos textos que circulam nessa sociedade, a diversidade cultural para a qual esse
conceito aponta. Ademais, propõe analisar os conceitos de hipertexto e de gêneros digitais,
partindo de uma reflexão sobre a sociedade contemporânea e sobre as práticas de linguagem que nela ocorrem. Situando a discussão no âmbito
dos processos de educação linguística, o curso propõe também uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular, buscando construir
coletivamente um entendimento sobre como esses conceitos são abordados nesse documento normativo. Reconhecendo o caráter formativo dos
processos de reflexão sobre a prática e do diálogo entre pares, os encontros (on-line) serão estruturados de modo a promover exercícios conjuntos
de análise e de reflexão (de textos teóricos, da BNCC, de propostas de ensino e de exemplares de gêneros digitais). A oferta do curso está integrada
ao desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado na área de Linguística Aplicada, de modo que sua elaboração e sua condução são assumidas
pela mestranda Fernanda Abreu Gualhano e a professora orientadora Thais Fernandes Sampaio (PPGL/PROFLETRAS/FALE). A proposta geral de
formação prevê a oferta de dois módulos de 15h (relacionados, mas independentes). Para cada módulo, estão previstos três encontros síncronos (de
duas horas de duração) e um conjunto de atividades para serem realizadas de forma assíncrona (leituras e outras tarefas específicas). O objetivo do
curso é oferecer a estudantes da licenciatura em Letras, professores já formados e demais interessados uma oportunidade de ampliação de seus
conhecimentos acerca da temática abordada, por meio de uma experiência de formação participativa e voltada para a sala de aula da escola básica.