O evento "FORMAÇÃO HUMANIZADA EM DIREITO: enfrentamento da violência de gênero" é uma iniciativa essencial que visa explorar entre outras inovações trazidas pela Lei Maria da Penha, os “centros de educação e de reabilitação para agressores”. Este evento é parte do projeto de ensino "Ressocialização do autor de violência doméstica”, desenvolvido pelos alunos do Curso de Direito da Universidade Estadual de Maringá, em conjunto com a 1ª Vara Criminal da Comarca de Maringá e o CEJUSC. O evento busca enriquecer a formação dos participantes através de relatos práticos e experiências compartilhadas por advogados, juízes, pesquisadores, serventuários da justiça e outros operadores do direito, no contexto da prevenção da violência de gênero.
A importância deste evento reside na sua capacidade de complementar a educação teórica com insights práticos, facilitando a compreensão e a internalização dos conceitos jurídicos. Além disso, o evento visa inspirar, orientar e preparar os futuros juristas para enfrentar os desafios da profissão, tornando-os mais aptos, críticos e adaptáveis às constantes mudanças e exigências do campo jurídico, bem como o importante papel da Justiça Restaurativa como política pública de prevenção a violência à luz da lei 11.340/06.
Com uma abordagem integrada e holística, o evento fortalece o entendimento sobre o direito, capacitando os participantes a contribuírem de maneira significativa para a integridade e a prevenção da violência de gênero no Brasil. Através de palestras, discussões e troca de experiências, este encontro promove um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, essencial para o desenvolvimento profissional dos acadêmicos do curso de Direito, da comunidade jurídica e da sociedade.