
O Brasil possui um rico patrimônio composto por diversas espécies animais e vegetais, na sua grande maioria, desconhecido o seu potencial produtivo. Além da relevância em ser um patrimônio genético importante para o país, o desconhecimento de várias raças de animais nativos considerada em perigo de extinção se dá também pela falta de conhecimento no assunto. A exemplo da terminologia “animais locais”, que significa animais daquele local, adaptados às condições edafoclimáticas impostas à sua sobrevivência.
Nesse sentido, a REDE RGA-NE oferece mais uma oportunidade de formação técnica na área de Conservação dos Recursos Genéticos Animais (CRGA), agora através deste I Curso de Formação Avançada, como uma estratégia de, além da disseminação do conhecimento, o aprofundamento no assunto, estimulando o planejamento de táticas para uso racional dos Recursos Genéticos Animais (RGA) visando estratégias de conservação, estudos de fisiologia e genética aplicada aos animais locais.
O I Curso de Formação Avançada em CRGA contará com a participação de profissionais de alta qualidade, com competências específicas para a finalidade deste Curso, oriundos da Embrapa Meio-Norte, Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), reconhecidos, nacional e internacionalmente, por seus trabalhos na área de CRGA.
OBJETIVO
Aprofundar no tema da CRGA, estimulando o planejamento estratégico em conservação, estudos de fisiologia e genética aplicada aos animais locais.
PÚBLICO-ALVO
Cursistas do I Curso de Formação Básica em CRGA pela REDE RGA-NE;
Associados/as da REDE RGA-NE;
Produtores/as, profissionais e estudantes que se interessem pelo tema da CRGA;
Graduandos/as e Pós-graduandos dos cursos de Ciências Agrárias.
PERÍODO E CARGA HORÁRIA
Ocorrerá no mês de maio/2022, com encontros semanais nas segundas feiras (com 3h duração/encontro), iniciando às 19h (das 19 às 22h), nos dias: 09, 16, 23 e 30/05/2022.
O I Curso de Formação Avançada em CRGA pela REDE RGA-NE terá uma carga horária total de 12 horas.
Será disponibilizado Certificado aos cursistas.