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1. Introdução
Analisar relações
de funcionalidade entre eventos é algo que está presente e é muito importante
na prática de analistas do comportamento independente do seu campo de atuação.
Skinner (2003) pontua que relações de “causa e efeito” podem ser compreendidas como
relações funcionais. Há, portanto, uma relação de dependência entre eventos na
qual um evento (chamado tecnicamente de variável independente) ocasiona uma
mudança em outro evento (chamado então de variável dependente).
Quando existe essa
relação de dependência entre os eventos afirma-se que estas são contingentes,
podendo ou não ser contíguas (quando as variáveis dependente e independente
ocorrem próximas no tempo). Entendendo a existência dessas relações de
dependência tem-se a “análise funcional”, na qual são descritas as variáveis
das quais o comportamento é função (Skinner, 2003).
No que diz
respeito as fontes dos dados para a análise funcional, há diversas
possibilidades, a saber: estudos em laboratórios do comportamento humano; observações
casuais; observações para pesquisas industriais, militares e institucionais no
geral; observação de campo controlada; observação clínica (Skinner, 2003).
No que tange a
realização das análises tem-se a utilização de diferentes métodos e contextos
(atuação profissional, pesquisas acadêmicas). Por exemplo, o método
experimental, no qual a manipulação de variáveis é sistemática para a
compreensão daquela que mantém o comportamento alvo, é algo difícil de ser
empregado para alguns comportamentos (por exemplo comportamentos que se
mantidos podem trazer grandes prejuízos ao sujeito) e contextos (Smith &
Churchill, 2002), sendo que em alguns casos a manipulação de variáveis para
testar hipóteses não é possível.
Na literatura da
área não há concordância absoluta sobre os termos no que diz respeito ao estudo
das relações de funcionalidade entre eventos, sendo encontrados termos como
avaliação informativa, avaliação funcional descritiva, análise funcional/
análise de contingências. Ao olhar para esses termos observa-se que a principal
diferença entre a “análise funcional” e as demais é a manipulação de variáveis
para o teste de hipótese. Contudo, no contexto clínico não é possível afirmar
com certeza absoluta se a hipótese levantada estava correta ou não, uma vez que
não se tem controle sobre todas as variáveis presentes na vida do sujeito que
podem ter influência sobre o comportamento analisado.
Não
tendo o objetivo de esgotar essa discussão aqui, adota-se a visão de Matos
(1990, p. 46) que afirma que “uma análise funcional nada mais é do que uma
análise das contingências responsáveis por um comportamento ou por mudanças
nesse comportamento”.
Partindo dessa
compreensão Guilhardi (2007 afirma que:
“análise
funcional permite explicar o fenômeno de interesse do analista do comportamento,
abandonando por completo a relação causa efeito; no entanto, ainda falta
especificar como se fazem as relações funcionais. Andery et al. (2001),
sintonizadas com Skinner, apontam que a análise de contingências de
reforçamento é o instrumento que operacionaliza o fazer análise funcional do
comportamento, por um lado, enquanto, adicionalmente, insere a análise
funcional no sistema conceitual da Análise do Comportamento”.
Para Matos (1999)
há cinco passos para que uma análise funcional seja realizada, a saber:
especificar/ definir o comportamento alvo de análise; identificar e descrever o
efeito do referido comportamento; relação
ordenada entre variáveis ambientais e o comportamento alvo de análise; formular
previsões sobre os efeitos da manipulação de variáveis ambientais e os
comportamentos de interesse e outros comportamentos existentes; testar essas
previsões.
Portanto, análise funcional é um dos importantes pilares do psicólogo
clínico, inclusive no âmbito da psicoterapia infantil. Nesse sentido, partindo
da análise funcional que é feita sobre os “problemas comportamentais” trazidos inicialmente
pelos responsáveis no caso da psicoterapia infantil se estabelece os objetivos
terapêuticos, ou seja, estabelece-se um ou mais comportamentos
cuja frequência precisa aumentar ou diminuir e/ ou repertórios que devam ser
desenvolvidos ou ampliados, tendo-se então uma maior efetividade na busca por
soluções das queixas trazidas para a psicoterapia.
2. Objetivos
2.1 Objetivo
geral
Disponibilizar formação básica
sobre a realização da análise funcional no contexto da psicoterapia infantil
como base para o estabelecimento de objetivos terapêuticos.
2.2 Objetivos
específicos
-
Conceitualizar análise funcional.
-
Analisar a importância da análise funcional para a eficácia da psicoterapia
infantil e orientação de pais.
-
Discorrer sobre procedimentos a serem realizados para obtenção de dados para a
realização da análise funcional.
-
Organizar os dados coletados na análise funcional molar e molecular.
-
Conceitualizar objetivos terapêuticos.
-
Estabelecer objetivos terapêuticos a partir da análise funcional realizada.
3. Público-alvo
Estudantes de Psicologia
a partir do 4º período e Profissionais da área.
4. A
profissional
Janaína de Fátima Castro
Caneguim (CRP: 04/45506) é doutora em Psicologia pela UFSCAR,
mestre em Psicologia da Educação pela UNESP de Araraquara e graduada em
Psicologia pela UNESP de Bauru. Atua na área de Análise do Comportamento, com
ênfase em acolhimento de gestantes e mães, orientação de pais e psicoterapia
infanto-juvenil. Foi docente das disciplinas de Psicologia da Educação Escolar
(aulas teóricas e supervisão de estágios), Teoria do Desenvolvimento,
Psicologia da Criança e Metodologia de Pesquisa. Foi coordenadora do curso de
Psicologia da FAMA, em Iturama, Minas Gerais. Além disso, já atuou como
psicóloga escolar, em orientação profissional em grupos e tutoria virtual em
cursos de graduação e coordenação de cursos preparatórios para concursos
(modalidade à distância).
5. Aula
inaugural
Será realizada uma aula inaugural do
curso no dia 27/03/2021, a partir das 10h. Essa aula é gratuita e acontecerá pelo canal
no Youtube do INEPS; e tem o objetivo de revisar e discutir conceitos
básicos sobre a Análise do Comportamento que serão necessários no decorrer do
minicurso.
6. Metodologia
do minicurso
4.1 Participantes:
Estudantes de
Psicologia a partir do 4º período e Profissionais da área.
.1 Procedimentos
de condução da aula
·
Aulas expositivas e dialogadas.
·
Atividades voltadas para fixação e
avaliação da compreensão de conceitos.
·
Atividade prática realização da análise
funcional em casos clínicos.
4.3
Duração e organização das aulas
Ocorrerão duas
aulas de duas horas e meia cada (intervalo de 15 minutos no meio da aula). As
aulas estão programadas para ocorrerem nos dias 17/04/2021 e 24/04/2021,
ambas entre 09h-11h30.
4.4
Local
O
curso será realizado através da plataforma Google Meet.
4.5
Materiais
Artigos
para leitura de apoio, arquivos em PDF para cada alun@ de dois casos para
atividade prática.
·
Conteúdo Programático do minicurso
-
Breve resgate de conceitos básicos da análise do comportamento: comportamento
operante, comportamento respondente; tríplice contingência; contiguidade.
-
Discussão do conceito de análise funcional e algumas variações.
-
Análise funcional como base para uma psicoterapia infantil eficaz.
-
Procedimentos utilizados para obtenção de dados para a realização da análise
funcional na psicoterapia infantil.
-
Análise funcional molar e molecular.
-
Objetivos terapêuticos na psicoterapia infantil: conceito e como estabelecer a
partir da análise funcional realizada.
-
Análise funcional em casos clínicos de psicoterapia infantil – modelos e
atividade prática.
·
Valores
·
Inscrições do dia 17/03/2021 a
07/04/2021: 10% de desconto no valor da inscrição (R$ 260,00 – duzentos e
sessenta reais).
·
Inscrições de 07/04/2021 a 16/04/2021:
preço integral (R$ 286,00 – duzentos e oitenta e seis reais).
· Parcerias
A organização do minicurso prevê parcerias
com órgãos estudantis das Universidades. Estas acontecem como descrito
abaixo:
· Inscrições vinculadas pelos órgãos estudantis terão desconto de 10% no valor da inscrição entre 17/03/2021 e 16/04/2021 (R$ 260,00 – duzentos e sessenta reais).
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