Venha ampliar e qualificar sua graduação com a gente!
É com muita alegria que abrimos a inscrição do nosso Curso Livre Online: "Educação pela ética dos afetos em tempos de violência e autoritarismo", ministrado por Elisa Harumi!
Elisa é psicóloga graduada pela Mackenzie, especialista em
Psicologia Hospitalar em Hospital Geral pelo Instituto Central do Hospital das Clínicas
da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e doutora em
Psicologia Social pela PUC-SP. Atuou
como membra da Comissão Gestora do Conselho Regional de Psicologia da Subsede do
Grande ABC (2017-2019), coordenadora do curso de Psicologia da Anhanguera Unidade
Vila Mariana (2021) e foi membra no Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Faculdades
Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos (2017-2020).
Atualmente é membra da Associação Brasileira de Psicologia Social/Núcleo São Paulo
(ABRAPSO-SP), desenvolve a coordenação do Grupo de Escuta para reflexão crítica e
práticas de cuidados psicossociais aos/as estudantes de psicologia na UPM e pesquisadora
no Núcleo de Pesquisa da Dialética Exclusão/Inclusão Social (NEXIN) da PUC-SP. Atua
como professora do ensino superior, supervisora e psicóloga clínica (CRP: 06/11886-8).
Marilena Chauí, referência nos estudos espinosanos, tem proposto como chave de leitura
de nosso país a ideia de que a sociedade brasileira é autoritária e violenta. Não se trata,
porém, de considerar a população como individualmente violenta. Trata-se de
compreender as estruturas históricas que produzem uma vida social em que o espaço
público perde sua força, transferindo-se ao Estado o papel de sujeito da cidadania e
reproduzindo-se, no cotidiano, relações de poder. Para tanto, esse minicurso tem como
objetivo analisar, na perspectiva de Baruch Espinosa, como a ética, a política e os afetos
podem ser compreendidos na relação da servidão com as diferentes formas de violências
que se expressam no contexto educacional. Por servidão parte-se da compreensão de que
há uma impossibilidade para distinguir as causas das afecções no corpo, somos
envolvidos por explicações parciais e mutiladas dessas afecções. Ou seja, com frequência
não há uma precisão relacionada ao que nos causa determinado afeto, assim servos do
que desconhecemos não agimos, apenas reagimos. Nesta
perspectiva, compreende-se que o significado do conceito de servidão se relaciona com
alienação, violência de estar sob a força dos afetos arrastado ao pior e a fraqueza da perda
de direitos e poderes expressa na sujeição (Chauí, 2011). Estamos passivos ao que nos
acontece e a ação do pensamento tem pequena abrangência, possuindo as afecções
externas maior poder. Assim, pode-se dizer que para Espinosa a maior manifestação de
violência ocorre quando o corpo perde sua capacidade de afetar e de ser afetado.
Conteúdo programático:
- Breve retomada da constituição histórica das relações entre Psicologia e Educação;
- Baruch Espinosa e subversão filosófica: fundamentos teórico metodológicos principais conceitos e implicações psicopedagógicas;
- Discussão de casos no contexto educacional e práticas educativas.
Carga Horária: 4 horas
Data: 14/09 (sábado ) - das 13h30 às 17h30
O curso será gravado e você poderá ter acesso à gravação durante 1 mês, além de receber o certificado digital.
Valor:
R$57,00
Em caso de dúvidas entre em contato pelo Whatsapp ( 11 95999-4048 )
Forte abraço!
Jean, Rafa e Dani