Curso Livre Online - Educação pela ética dos afetos em tempos de violência e autoritarismo

Curso Livre Online - Educação pela ética dos afetos em tempos de violência e autoritarismo

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Sobre o evento

Venha ampliar e qualificar sua graduação com a gente!


É com muita alegria que abrimos a inscrição do nosso Curso Livre Online: "Educação pela ética dos afetos em tempos de violência e autoritarismo", ministrado por Elisa Harumi! 


Elisa é psicóloga graduada pela Mackenzie, especialista em Psicologia Hospitalar em Hospital Geral pelo Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e doutora em Psicologia Social pela PUC-SP. Atuou como membra da Comissão Gestora do Conselho Regional de Psicologia da Subsede do Grande ABC (2017-2019), coordenadora do curso de Psicologia da Anhanguera Unidade Vila Mariana (2021) e foi membra no Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos (2017-2020). Atualmente é membra da Associação Brasileira de Psicologia Social/Núcleo São Paulo (ABRAPSO-SP), desenvolve a coordenação do Grupo de Escuta para reflexão crítica e práticas de cuidados psicossociais aos/as estudantes de psicologia na UPM e pesquisadora no Núcleo de Pesquisa da Dialética Exclusão/Inclusão Social (NEXIN) da PUC-SP. Atua como professora do ensino superior, supervisora e psicóloga clínica (CRP: 06/11886-8). 


Marilena Chauí, referência nos estudos espinosanos, tem proposto como chave de leitura de nosso país a ideia de que a sociedade brasileira é autoritária e violenta. Não se trata, porém, de considerar a população como individualmente violenta. Trata-se de compreender as estruturas históricas que produzem uma vida social em que o espaço público perde sua força, transferindo-se ao Estado o papel de sujeito da cidadania e reproduzindo-se, no cotidiano, relações de poder. Para tanto, esse minicurso tem como objetivo analisar, na perspectiva de Baruch Espinosa, como a ética, a política e os afetos podem ser compreendidos na relação da servidão com as diferentes formas de violências que se expressam no contexto educacional. Por servidão parte-se da compreensão de que há uma impossibilidade para distinguir as causas das afecções no corpo, somos envolvidos por explicações parciais e mutiladas dessas afecções. Ou seja, com frequência não há uma precisão relacionada ao que nos causa determinado afeto, assim servos do que desconhecemos não agimos, apenas reagimos. Nesta perspectiva, compreende-se que o significado do conceito de servidão se relaciona com alienação, violência de estar sob a força dos afetos arrastado ao pior e a fraqueza da perda de direitos e poderes expressa na sujeição (Chauí, 2011). Estamos passivos ao que nos acontece e a ação do pensamento tem pequena abrangência, possuindo as afecções externas maior poder. Assim, pode-se dizer que para Espinosa a maior manifestação de violência ocorre quando o corpo perde sua capacidade de afetar e de ser afetado.



Conteúdo programático:

- Breve retomada da constituição histórica das relações entre Psicologia e Educação;

- Baruch Espinosa e subversão filosófica: fundamentos teórico metodológicos principais conceitos e implicações psicopedagógicas;

- Discussão de casos no contexto educacional e práticas educativas.


Carga Horária: 4 horas 

Data: 14/09 (sábado ) - das 13h30 às 17h30


O curso será gravado e você poderá ter acesso à gravação durante 1 mês, além de receber o certificado digital.


Valor:

R$57,00


Em caso de dúvidas entre em contato pelo Whatsapp ( 11 95999-4048 )


Forte abraço!

Jean, Rafa e Dani

Inscrições

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