Curso de leitura de obras de Arte com crianças: possibilidades do olhar

Curso de leitura de obras de Arte com crianças: possibilidades do olhar

online Este é um evento online

Leitura de Obra de Arte com Crianças: Possibilidades no Olhar.

Apresentação
O curso enfocará a Abordagem Triangular, tratando em especial da leitura de imagens como um processo de criação envolvendo as experiências do leitor, as características da imagem observada e o contexto em que se realiza. Busca proporcionar atividades de leitura de obras de arte visando refletir sobre as imagens e possibilitar propostas de leitura para serem realizadas com alunos tanto nas escolas como nos espaços de educação não formal.

Objetivos
• Abordar a leitura como processo de criação envolvendo as experiências dos leitores, as características da imagem observada e o contexto em que se inserem;
• Realizar atividades de leitura de obras de arte visando refletir sobre as imagens;
• Propiciar subsídios teóricos sobre leitura de obras de arte;
• Possibilitar propostas de leitura de obras de arte para serem realizadas com alunos tanto nas escolas como nos espaços de educação não formal.

Conteúdo Programático

19/08
• Abordagem Triangular.
• Leitura de imagens.
• Exercício de leitura de obras de arte.
• A leitura de obras de arte na teoria de Edmund Feldman.

25/08
• Exercício de leitura de obras de arte.
• A leitura na cultura visual.
• Leitura e produção de sentidos.
• Propostas de leitura.

27/08
• Exercício de leitura de obras de arte.
• A compreensão estética segundo Michael Parsons.
• Lendo imagens com os alunos.
• Proposta de leitura em interação.

Metodologia
Encontros teórico-práticos; Atividades de leitura de obras de arte; Aulas interativas; Relatos orais e escritos.

Experiências de Aprendizagem
• Atividades de leitura de obras de arte, análise e contextualização;
• Leituras interativas de obras de arte;
• Discussões em grupo.

Critérios de Avaliação
O processo de avaliação compreende a presença e a participação nas atividades de leitura propostas.

Ministrante: 
É doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (1994), mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (1990) e graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983). Realizou pós-doutorado em Artes na Facultad de Bellas Artes da Universidad Complutense de Madrid, Espanha (2012-2013). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-D do CNPq. É Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de Educação e de Artes, com ênfase no Ensino de Artes Visuais, formação de professores, artes visuais, leitura da imagem, infância. Realiza pesquisas com foco na apreensão de efeitos de sentido em produções visuais e audiovisuais da arte, da mídia e do cotidiano visando possibilidades de leitura para a educação. Publicou artigos em periódicos nacionais e internacionais qualificados nas áreas de Educação e de Artes; e capítulos em livros na área do Ensino de Artes Visuais. Autora dos livros Diálogos entre Educação e Arte: GEARTE 25 anos; Desenho e escrita como sistemas de alfabetização; Desenho e construção de conhecimento na criança; A educação do olhar no ensino das artes; Televisão e criança: leituras de imagens; O vídeo e a Metodologia Triangular no ensino da arte; Fazendo artes na alfabetização.

Data e Horário
Data: 19, 25 e 27 de Agosto de 2026
Hora: 19h às 21h
Modalidade: Transmissão síncrona remota

(Vagas limitadas)

Confirmação de Inscrição
As pessoas inscritas receberão confirmação e link da sala por e-mail.

Informações

Telefone: (81) 2121-0365
E-mail: educativo@institutoricardobrennand.org.br

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}