Conteúdo do Curso e Professores
26.04.2025 – Conceitos Fundamentais e Ética
Este módulo abordará os princípios básicos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), incluindo reforço, punição, extinção, modelagem e controle de estímulos. Também serão discutidos os aspectos éticos da prática profissional, seguindo diretrizes internacionais e os desafios na tomada de decisão ética ao trabalhar com indivíduos neurodivergentes.
10.05.2025 – Ensino Estruturado
Foco na organização e sistematização do ensino para indivíduos com autismo e outras condições, utilizando estratégias como ensino sem erro, treino por tentativas discretas, cadeia de tarefas e reforço diferencial. Serão apresentadas práticas baseadas em evidências para otimizar a aprendizagem e a independência do aluno.
24.05.2025 – Comportamento Verbal
Este módulo explorará a teoria de Skinner sobre comportamento verbal, diferenciando operantes verbais como mandos, tatos, ecóicos, intraverbais e autoclíticos. Serão discutidas estratégias para desenvolver a comunicação funcional em indivíduos com atraso na linguagem, incluindo uso de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA).
07.06.2025 – Ensino Naturalístico e Avaliação
Abordagem sobre métodos de ensino naturalístico, como PRT (Terapia de Resposta Pivotal) e NET (Treino em Ambiente Natural), que enfatizam a aprendizagem espontânea e motivada. Além disso, serão exploradas ferramentas de avaliação, como VB-MAPP e ABLLS-R, para monitorar o progresso e ajustar a intervenção
28.06.2025 – Terapia ABA na Escola
Serão discutidas estratégias para implementar a ABA no contexto escolar, colaborando com professores e equipe pedagógica. O módulo abordará planos de ensino individualizados, suporte comportamental positivo e a inclusão de alunos com deficiência no ambiente educacional.
05.07.2025 – Comportamentos Interferentes
Este módulo focará na identificação, análise funcional e manejo de comportamentos desafiadores, incluindo agressões a terceiros, birras e comportamentos autoagressivos. Serão abordadas estratégias como o Skills-Based Treatment (SBT), reforço diferencial e ensino de habilidades de enfrentamento para promover a autorregulação e a independência.

Dr. Robson Faggiani
Psicólogo (CRP 13/8413), Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva, Mestre e Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Já foi supervisor do CAIS (Centro de Apoio à Inclusão Social – USP). Desde 2006 trabalha como Terapeuta ABA e desde 2009 como Consultor ABA, desenvolvendo Planos de Intervenção Individualizada para crianças com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) e oferecendo treinamento a novos profissionais. Possui Certificação em Análise do Comportamento Aplicada com Doutorado (BCBA-D – 1-18-33137), é Analista do Comportamento Qualificado (QBA – 12084). Diretor e Supervisor Geral da Clínica Incentivo

Joice Maria
Psicóloga (CRP: 13/9917) pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), pós-graduada em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual. Possui formação em ABA e formação em Segurança em Crises Agressivas. Trabalha com Atendimento a pessoas com Desenvolvimento Atípico desde 2021. Atua realizando supervisões e orientações com pais/responsáveis na Clínica Incentivo.

Luiz Kennedy
Psicólogo (CRP: 13/9162) e Pedagogo, especializado em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA). Possui especialização em Terapia ABA para Pessoas com Atraso no Desenvolvimento pelo Centro Universitário Celso Lisboa (UCL). Tem vasta experiência no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), realizando supervisões e orientações com pais e responsáveis, treinamento de aplicadores, consultoria clínica e ministração de aulas para cursos livres e pós-graduações na área da Terapia ABA.

Me. Amanda de Oliveira
Psicóloga (CRP: 13/9360) pelo Centro Universitário de João Pessoa, Pós Grad. em Clínica Analítico Comportamental, mestre em Psicologia Social pela UFPB, membro do Laboratório de Pesquisa em Neurociência e Comportamento da UFPB. Ministra aulas de pós-graduação em Análise do Comportamento, Possui curso PECS, Formação em ABA e Formação em Seguranças em crises agressivas. Tem experiência em atendimento a pessoas com TEA desde 2016, atua realizando supervisões e orientações com pais/responsáveis.

Bruna Araújo
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraiba (UFPB) e pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada, com formação em ABA. Desde 2018, dedica-se ao atendimento de indivíduos com Desenvolvimento Atípico. Atualmente, exerce atividades de supervisão e orientação na Clínica Incentivo.