Professor: Veronica Eloi de Almeida
Data e Hora: Segundas - 18h até 20h
Propósito Geral do Curso: Estimular a reflexão
sobre os paradigmas decoloniais que caminham na direção do respeito à
diversidade.
Público-alvo: Docentes e pessoas em geral interessadas em refletir
sobre formas de relacionamento humano mais inclusivas, que respeitam a
diversidade.
Ementa: Esta
disciplina tem por objetivo apresentar ao aluno (a) instrumentos para pensar a
relação entre Educação e multiculturalismo.
Neste sentido, os autores da sociologia e antropologia serão trazidos
para a reflexão sobre a alteridade no ambiente da sala de aula, em uma
perspectiva decolonial. Além disso, as novas tecnologias serão observadas como
ferramentas para a educação na diversidade.
Objetivos:
· Refletir sobre a importância de uma educação
decolonial, que valoriza e respeita as diferenças, questionando o caráter
monocultural e o etnocentrismo na sala de aula, desestabilizando a pretensa
“universalidade” dos conhecimentos, valores e práticas das ações educativas;
· Estimular a reflexão a respeito das questões
étnico-raciais que impactaram a educação e a sociedade; Destacar as recentes
tendências acadêmicas decoloniais e suas contribuições para a formação
discente;
· Estimular a construção de
estratégias voltadas para a educação e diversidade com o uso das novas
tecnologias.
Plano de Ensino do curso: Download