As transformações que a educação brasileira vivenciou desde o período de redemocratização tornam necessária a constante reciclagem dos conhecimentos adquiridos na universidade por parte dos professores da Educação Básica. Destaca-se nesse processo de formação docente, a carência existente nos cursos de graduação de um eixo voltado para a construção e o debate acerca de procedimentos avaliativos para o ensino das mais variadas áreas do ensino básico. Com o avanço de políticas públicas voltadas a avaliar os diversos níveis educacionais, através de procedimentos como o SAEB, ENEM e ENADE, bem como, o impacto dessas avaliações para tomada de decisões políticas a respeito da educação no país, os professores da rede básica e graduandos dos cursos de licenciatura, necessitam de mais amparo e suporte por parte do Estado e das universidades, locais de produção de conhecimento e formação dos futuros docentes, a fim de se capacitarem para a realidade concreta na qual são submergidos após se tornarem egressos de instituições como a URCA. Tomaremos para esses movimentos, a partir da pesquisa desenvolvida pelos estudantes do Mestrado Profissional em Ensino de História da URCA, os procedimentos avaliativos para o Ensino de História, como ponto de partida para a discussão e evolução dos parâmetros avaliativos dentro dos nossos cursos de formação de licenciados. Logo, realizaremos um curso de extensão 100% gratuito voltado para as avaliações das aprendizagens na disciplina de História, que será ministrado na Universidade Regional do Cariri - URCA pelos alunos do Mestrado Profissional em Ensino de História. Com a realização desse processo de formação, estendido a professores da rede básica de ensino e aos nossos alunos de graduação na Licenciatura em História, objetivamos impactar o cenário educacional caririense.