CURSO DE APERFEIÇOAMENTO “ENSINO DE HISTÓRIA E PAN-AMAZÔNIA: FRONTEIRAS E SABERES DE MATRIZ AFRICANAS, INDÍGENAS E POPULAÇÃO TRADICIONAL

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO “ENSINO DE HISTÓRIA E PAN-AMAZÔNIA: FRONTEIRAS E SABERES DE MATRIZ AFRICANAS, INDÍGENAS E POPULAÇÃO TRADICIONAL

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO “ENSINO DE HISTÓRIA E PAN-AMAZÔNIA: FRONTEIRAS E SABERES DE MATRIZ AFRICANAS, INDÍGENAS E POPULAÇÃO TRADICIONAL”.Título da Área

REABERTURA DAS INSCRIÇÕES


CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO “ENSINO DE HISTÓRIA E PAN-AMAZÔNIA: FRONTEIRAS E SABERES DE MATRIZ AFRICANAS, INDÍGENAS E POPULAÇÃO TRADICIONAL”

 

O Centro de Estudos de Religiões, Religiosidades e Políticas Públicas (CEPRES) da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. GE - Gênero, Decolonialidade, Culturas Indígenas e Afro-Brasileiratorna e GE – O processo de construção do docente em História: possibilidades e desafios da formação inicial e da formação continuada do fazer-se historiador em sala de aula – Universidade Federal do Acre - UFAC, público a presente Chamada de seleção para participantes do Curso de Aperfeiçoamento “Ensino de História e Pan-Amazônia: fronteiras de saberes de matriz africana e indígenas e população tradicional” mediante os requisitos e critérios abaixo estabelecidos, com base no que rege a Resolução Nº 009/2006/CONSU – UNIFAP e demais normas institucionais pertinentes.

 

1.        DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1.  A chamada pública será executado pelo Centro de Estudos de Religiões, Religiosidades e Políticas Públicas (CEPRES), Coordenação do Projeto e Programa de Pós-Graduação em História - ProfHistória.

2.   DAS VAGAS

2.1.  Será ofertado o total de 50 vagas.

3.   DAS INSCRIÇÕES

3.1. Os candidatos deverão acessar o endereço eletrônico https://www.even3.com.br/curso-de-aperfeicoamento-ensino-de-historia-e-pan-amazonia-fronteiras-e-saberes-de-matriz-africanas-indigenas-e-populacao-tradicional-333720  e preencherão o formulário online para confirmarem sua inscrição no curso.

3.2. As inscrições serão realizadas do dia 03 de junho de 2023 ao dia 06 de junho de 2023 via endereço eletrônico conforme especificado no ítem 3.1 desta chamada.

3.3. Poderão se inscrever no curso Professores das redes públicas e privadas; Pessoas com interesse temático; acadêmicos de Licenciatura/Bacharelado na Área de Humanas; Bolsistas Pibid/Ufac/Area; Bolsistas Residência Pedagógica Ufac/Area; Portadores de diploma em curso de licenciaturas; Ativistas com graduação em qualquer Área do Conhecimento.

 

4.   DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO

4.1.  Pessoas interessadas no estudo das questões que envolvem os saberes de matriz africana e indígenas nas Amazônias no contexto do sistema de educação.

4.2.  O candidato selecionado deverá possuir domínio da utilização de ferramentas digitais.

5.      DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO

5.1.  Rg;

5.2.  Cpf;

5.3.  Currículo Lattes;

5.4.  Carta de intenção ao curso;

5.5.  Declaração de Intenção;

5.6.  Comprovante da rede de ensino (para professores); Comprovante de vínculo (para ativistas de movimentos sociais), comprovante de escolaridade de graduação (para acadêmicos); comprovante do Pibid/Ufac/Área e Residencia Pedagogica (Bolsistas).

6.      DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

6.1.  Serão avaliadas as cartas de intenção de conformidade com os eixos de ensino - pesquisa do curso conforme o anexo II (indicação no formulário - https://forms.gle/TetWiZwGZYGAhF8h9 ) desta Chamada e, que no momento da inscrição o candidato deverá vincular-se a uma Linha de Pesquisa que desenvolverá um produto final

7.      DOS RESULTADOS

7.1.  Será divulgado no site do Centro de Estudos de Religiões, Religiosidades e Políticas Públicas (CEPRES) e no https://www.even3.com.br/curso-de-aperfeicoamento-ensino-de-historia-e-pan-amazonia-fronteiras-e-saberes-de-matriz-africanas-indigenas-e-populacao-tradicional-333720  a lista provisória do curso.

8.      DOS RECURSOS

8.1.  Após a divulgação, o candidato terá um prazo de 24 (vinte e quatro) horas para recorrer do resultado. 

8.2.  O candidato que desejar interpelar recurso deverá preencher o anexo III desta Chamada Pública, disponibilizado via internet e protocolá-lo através do email:  sfronteiras@ceceac.page

8.3.  O resultado final será divulgado no dia 07/06/2023

8.4.  Da divulgação do resultado final não caberá recurso.

9.   DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1.  O cronograma geral da seleção do curso se encontra no Anexo I desta Chamada.

9.2.  O cronograma do curso de extensão se encontra no Anexo IV.

9.3. Para mais informações sobre o Curso favor acessar https://www.even3.com.br/curso-de-aperfeicoamento-ensino-de-historia-e-pan-amazonia-fronteiras-e-saberes-de-matriz-africanas-indigenas-e-populacao-tradicional-333720  ou enviar email para sfronteiras@ceceac.page

9.4. Os casos omissos nesta chamada serão resolvidos pelo Centro de Estudos de Religiões, Religiosidades e Políticas Públicas (CEPRES) e Coordenação do Curso.

 

 ?

Para completar sua inscrição acesse os fórmularios e envie a documentação solicitada.

link - INSCRIÇÃO NO EIXO LINHA-PESQUISA


link - para envio dos documentos

Anexo I - CRONOGRAMA DE SELEÇÃO


ANEXO I

 

CRONOGRAMA DE SELEÇÃO – REABERTURA DAS INSCRIÇÕES 


ETAPA

DATA

HORÁRIO

LOCAL

INSCRIÇÃO

03/06 a 06/06/2023

8h às 23h59m

Site

SELEÇÃO

06/06/2023

8h às 21h59m

Site

RESULTADO PRELIMINAR

06/06/2023

21h59 às 23h59m

Site

INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

07/06/2023

8h às 23h59m

Site

RESULTADO FINAL

09/06/2023

8h às 23h59m

Site



https://www.even3.com.br/curso-de-aperfeicoamento-ensino-de-historia-e-pan-amazonia-fronteiras-e-saberes-de-matriz-africanas-indigenas-e-populacao-tradicional-333720

Edital


CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO “ENSINO DE HISTÓRIA E PAN-AMAZÔNIA: FRONTEIRAS E SABERES DE MATRIZ AFRICANAS, INDÍGENAS E POPULAÇÃO TRADICIONAL"”.

 

O Centro de Estudos de Religiões, Religiosidades e Políticas Públicas (CEPRES) da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. G. Pesquisa - Gênero, Decolonialidade, Culturas Indígenas e Afro-Brasileira e G. Pesquisa – O processo de construção do docente em História: possibilidades e desafios da formação inicial e da formação continuada do fazer-se historiador em sala de aula – Universidade Federal do Acre - UFAC, torna público a presente Chamada de seleção para participantes do Curso de Aperfeiçoamento “Ensino de História e Pan-Amazônia: fronteiras de saberes de matriz africana e indígenas e população tradicional” mediante os requisitos e critérios abaixo estabelecidos, com base no que rege a Resolução Nº 009/2006/CONSU – UNIFAP e demais normas institucionais pertinentes.

 1.      DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1.   A chamada pública será executado pelo Centro de Estudos de Religiões, Religiosidades e Políticas Públicas (CEPRES) e Grupo de pesquisa - O processo de construção do docente em História: possibilidades e desafios da formação inicial e da formação continuada do fazer-se historiador em sala de aula

2.  DAS VAGAS

2.1.   Será ofertado o total de 250 vagas.

3.  DAS INSCRIÇÕES

3.1. Os candidatos deverão acessar o endereço eletrônico https://www.even3.com.br/curso-de-aperfeicoamento-ensino-de-historia-e-pan-amazonia-fronteiras-e-saberes-de-matriz-africanas-indigenas-e-populacao-tradicional-333720  e preencherão o formulário online para confirmarem sua inscrição no curso.

3.2. As inscrições serão realizadas do dia 20 de abril de 2023 ao dia 20 de maio de 2023 via endereço eletrônico conforme especificado no ítem 3.1 desta chamada.

3.3. Poderão se inscrever no curso Professores das redes públicas e privadas; Pessoas com interesse temático; acadêmicos de Licenciatura/Bacharelado na Área de Humanas; Bolsistas Pibid/Ufac/Area; Bolsistas Residência Pedagógica Ufac/Area; Portadores de diploma em curso de licenciaturas; Ativistas com graduação em qualquer Área do Conhecimento.

4.  DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO

4.1.   Pessoas interessadas no estudo das questões que envolvem os saberes de matriz africana e indígenas nas Amazônias no contexto do sistema de educação.

4.2.   O candidato selecionado deverá possuir domínio da utilização de ferramentas digitais.

5.    DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO 

5.1.   Rg;

5.2.   Cpf;

5.3.   Currículo Lattes;

5.4.   Carta de intenção ao curso;

5.5.   Declaração de Intenção;

5.6.   Comprovante da rede de ensino (para professores); Comprovante de vínculo (para ativistas de movimentos sociais), comprovante de escolaridade de graduação (para acadêmicos); comprovante do Pibid/Ufac/Área e Residência Pedagógica (Bolsistas).

Link envio de documentos: https://forms.gle/XxY2MA7GjG7jzFcm8 

6.    DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

6.1.   Serão avaliadas as cartas de intenção de conformidade com os eixos de ensino - pesquisa do curso conforme o anexo II (indicação no formulário -https://forms.gle/oyg1AQfJLyTZpwfW7 ) desta Chamada e, que no momento da inscrição o candidato deverá vincular-se a uma Linha de Pesquisa que desenvolverá um produto final

7.    DOS RESULTADOS

7.1.   Será divulgado no site do Centro de Estudos de Religiões, Religiosidades e Políticas Públicas (CEPRES) e no https://www.even3.com.br/curso-de-aperfeicoamento-ensino-de-historia-e-pan-amazonia-fronteiras-e-saberes-de-matriz-africanas-indigenas-e-populacao-tradicional-333720  a lista provisória do curso.

8.    DOS RECURSOS

8.1.   Após a divulgação, o candidato terá um prazo de 24 (vinte e quatro) horas para recorrer do resultado. 

8.2.   O candidato que desejar interpelar recurso deverá preencher o anexo III desta Chamada Pública, disponibilizado via internet e protocolá-lo através do email:  sfronteiras@ceceac.page

8.3.   O resultado final será divulgado no dia 22/05/2023

8.4.   Da divulgação do resultado final não caberá recurso.

9.  DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1.   O cronograma geral da seleção do curso se encontra no Anexo I desta Chamada.

9.2.   O cronograma do curso de extensão se encontra no Anexo IV.

9.3. Para mais informações sobre o Curso favor acessar https://www.even3.com.br/curso-de-aperfeicoamento-ensino-de-historia-e-pan-amazonia-fronteiras-e-saberes-de-matriz-africanas-indigenas-e-populacao-tradicional-333720  ou enviar email para sfronteiras@ceceac.page

9.4. Os casos omissos nesta chamada serão resolvidos pelo Centro de Estudos de Religiões, Religiosidades e Políticas Públicas (CEPRES) e Coordenação do Curso.

  

Coordenação do Curso

 

RELAÇÃO DE INSCRIÇÕES DEFERIDAS - Segunda Chamada

RESULTADO FINAL DAS INSCRIÇÕES Segunda chamada

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Professores



Edital - Anexo II

ANEXO II

EIXOS DE ENSINO-PESQUISA:

Acessar e preencher o cadastro no link https://forms.gle/oyg1AQfJLyTZpwfW7 

a)      Colonização: Diásporas, deslocamentos e mobilidades – constituindo, a partir dos estudos decoloniais, os deslocamentos indígenas, as diásporas negras no contexto brasileiro e amazônico para entender a importância da “terra” constituída em territórios (in)visíveis resultantes das mobilidades e reexistir do modo de vida dos povos originários e das comunidades quilombolas e afro-indígena;

b)      Colonialidade e Pedagogia Decolonial para refletir o Ensino de História – Pensa o Ensino de História do saber-fazer o pedagógico e o decolonial enquanto projeto político entendido como uma necessidade de ler o mundo para intervir na reinvenção da sociedade. Nesta perspectiva a ideia de uma práxis política contraposta a geopolítica hegemônica monocultural e monoracional que implica, desaprender o aprendido para voltar a aprender que procura desafiar e demolir as estruturas sociais, políticas e epistêmicas da colonialidade numa intervenção política e pedagógica no ensino de história para uma ação decolonial que dialoga com as experiências críticas e políticas que se conectam com as ações transformadoras dos movimentos sociais e as lutas e práxis de povos colonizados, visando um ensino de história decolonial.

c)      Signos, Religiosidades e Modos de vida e Religiosidades na Amazônia – sob a perspectiva da decolonidade este eixo subdivide em: a) Signos e Modos de vida na Amazônia – os diálogos possíveis entre as histórias e culturas indígenas, africanas/afro-brasileira e afro-indigenas; visa compreender nas cosmologias presentes nas Amazônias latinas as implicações socioambientais e espirituais que envolver a terra na experiência social, bem como, o estudo da arte de vidas e imortalidades através de narrativa e hibridação de religiosidades como formas de expressividades das culturas através de narrativas de curandeiros/benzedeiras, de cultos e mitos indígenas, africanos/afro-brasileiros e, afro-indígenas; b) Religiosidades dos povos originários amazônicos - reconhecendo a partir das ancestralidades as formas de expressividades das culturas indígenas acerca da pajelança nas amazônias, Ayahuasca sem esquecer a expressividade do Santo Daime, bem como, os reflexos do mundo cosmológico das artes, artesanato e modo de viver como saberes culturalmente constituídos na/da floresta Amazônica e, c) Religiosidades de matriz africana na Amazônica - reconhecendo a partir das as matrizes africanas uma epistemologia dos fazeres e saberes dos terreiros de umbanda e candomblé e as representações do “Tambor de Minas” nas Amazônias numa perspectiva de pensar a reexistência sociocultural.  

d)       História de gênero, Lutas e movimentos sociais e direitos nas Amazônias - Estuda os caráteres coloniais e predatórios das explorações, expressões culturais e identitárias de populações urbanas, rurais, tradicionais, indígenas e afro-brasileiras e, as estratégias de lutas e movimentos sociais nas Amazônias. Pensar a equidade de gênero no cenário de luta da cidadania feminina construída historicamente nas sociedades, bem como, os movimentos sociais entendidos a partir do “modus operandi”, suas estratégias, configurações próprias, contextuais e históricas como desdobramento de direitos.

e)      (Im)pacto decolonial: tecnologia e as questões ambientais na Amazônia - reconhecer os saberes e fazeres constituídos na/da floresta Amazônica para pensar para além do símbolo ecológico amazônico e entrever um contexto global de “ambientalização”. Entender que as crises econômicas indicam a necessidade de práticas mais sustentáveis para a longevidade de negócios e sociedade, bem como, discutir os movimentos ambientalistas numa perspectiva de consciência social apontando o divórcio entre vida/bem-estar social e a industrialização (baseada na ciência e nas tecnologias modernas), como resultados da degradação da vida e poluição do meio ambiente.

 

 

Anexo - III MODELO DE RECURSO


ANEXO III

MODELO DE RECURSO

 

Nome do (a) candidato (a): __________________________________________________________

Número de Inscrição:________________________________

Solicitação:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

_________,_____ de____________ de 2023.

 

 

 

____________________________________

Assinatura do candidato

 

 

Parecer: Deferido (  ) Indeferido (  )

 

 

Comentários:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

_____________________________________

Coordenação do Curso

 

Edital - ANEXO IV - Cronograma do Curso


Apoios e Parcerias

                   Organização                                                                        Apoio          

   Universidade Federal do Acre - UfacPIBID e Residência Pedagógica – Inscrições de 02 a 04/07/2018 – Coordenação  de História - Câmpus do PantanalUniversidade Federal do Amapá – Wikipédia, a enciclopédia livre

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}