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REABERTURA DAS INSCRIÇÕES
O Centro de Estudos de Religiões, Religiosidades e
Políticas Públicas (CEPRES) da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. GE -
Gênero, Decolonialidade, Culturas Indígenas e Afro-Brasileiratorna e GE – O
processo de construção do docente em História: possibilidades e desafios da
formação inicial e da formação continuada do fazer-se historiador em sala de
aula – Universidade Federal do Acre - UFAC, público a presente Chamada de
seleção para participantes do Curso de Aperfeiçoamento “Ensino de História e Pan-Amazônia: fronteiras de saberes de matriz
africana e indígenas e população tradicional” mediante os requisitos e
critérios abaixo estabelecidos, com base no que rege a Resolução Nº
009/2006/CONSU – UNIFAP e demais normas institucionais pertinentes.
1.1. A chamada pública será executado pelo Centro de Estudos de Religiões,
Religiosidades e Políticas Públicas (CEPRES), Coordenação do Projeto e Programa
de Pós-Graduação em História - ProfHistória.
3.1. Os candidatos deverão acessar o endereço eletrônico
https://www.even3.com.br/curso-de-aperfeicoamento-ensino-de-historia-e-pan-amazonia-fronteiras-e-saberes-de-matriz-africanas-indigenas-e-populacao-tradicional-333720
e
preencherão o formulário online para confirmarem sua inscrição no curso.
3.2. As inscrições serão realizadas do dia 03 de junho de 2023 ao dia 06 de junho de 2023 via
endereço eletrônico conforme especificado no ítem 3.1 desta chamada.
3.3. Poderão se inscrever no curso Professores das redes
públicas e privadas; Pessoas com interesse temático; acadêmicos de
Licenciatura/Bacharelado na Área de Humanas; Bolsistas Pibid/Ufac/Area;
Bolsistas Residência Pedagógica Ufac/Area; Portadores de diploma em curso de
licenciaturas; Ativistas com graduação em qualquer Área do Conhecimento.
4.1.
Pessoas
interessadas no estudo das questões que envolvem os saberes de matriz africana
e indígenas nas Amazônias no contexto do sistema de educação.
4.2.
O
candidato selecionado deverá possuir domínio da utilização de ferramentas
digitais.
5.
DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO
5.1. Rg;
5.2. Cpf;
5.3. Currículo Lattes;
5.4. Carta de intenção ao curso;
5.5. Declaração de Intenção;
5.6. Comprovante da rede de ensino (para
professores); Comprovante de vínculo (para ativistas de movimentos sociais),
comprovante de escolaridade de graduação (para acadêmicos); comprovante do
Pibid/Ufac/Área e Residencia Pedagogica (Bolsistas).
6.
DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
6.1.
Serão
avaliadas as cartas de intenção de conformidade com os eixos de ensino -
pesquisa do curso conforme o anexo II (indicação no formulário - https://forms.gle/TetWiZwGZYGAhF8h9 ) desta Chamada e, que no momento da inscrição
o candidato deverá vincular-se a uma Linha de Pesquisa que desenvolverá um
produto final
7.
DOS RESULTADOS
7.1. Será divulgado no site do Centro de Estudos de
Religiões, Religiosidades e Políticas Públicas (CEPRES) e no https://www.even3.com.br/curso-de-aperfeicoamento-ensino-de-historia-e-pan-amazonia-fronteiras-e-saberes-de-matriz-africanas-indigenas-e-populacao-tradicional-333720
a lista provisória do curso.
8.
DOS RECURSOS
8.1.
Após a
divulgação, o candidato terá um prazo de 24 (vinte e quatro) horas para
recorrer do resultado.
8.2. O candidato que desejar interpelar recurso
deverá preencher o anexo III desta Chamada Pública, disponibilizado via
internet e protocolá-lo através do email:
sfronteiras@ceceac.page
8.3.
O
resultado final será divulgado no dia 07/06/2023
8.4.
Da
divulgação do resultado final não caberá recurso.
9.1. O cronograma geral da seleção do curso se encontra no Anexo I desta
Chamada.
9.2. O cronograma do curso de extensão se encontra no Anexo IV.
9.3.
Para mais informações sobre o Curso favor acessar https://www.even3.com.br/curso-de-aperfeicoamento-ensino-de-historia-e-pan-amazonia-fronteiras-e-saberes-de-matriz-africanas-indigenas-e-populacao-tradicional-333720 ou enviar email para sfronteiras@ceceac.page
9.4. Os casos
omissos nesta chamada serão resolvidos pelo Centro de Estudos de Religiões, Religiosidades
e Políticas Públicas (CEPRES) e Coordenação do Curso.
?
link - INSCRIÇÃO NO EIXO LINHA-PESQUISA
ANEXO
I
CRONOGRAMA DE SELEÇÃO – REABERTURA DAS INSCRIÇÕES
ETAPA |
DATA |
HORÁRIO |
LOCAL |
INSCRIÇÃO |
03/06 a 06/06/2023 |
8h às 23h59m |
Site |
SELEÇÃO |
06/06/2023 |
8h
às 21h59m |
Site |
RESULTADO
PRELIMINAR |
06/06/2023 |
21h59 às 23h59m |
Site |
INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS |
07/06/2023 |
8h às 23h59m |
Site |
RESULTADO
FINAL |
09/06/2023 |
8h às 23h59m |
Site |
CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO PARA CURSO DE
APERFEIÇOAMENTO “ENSINO DE HISTÓRIA E PAN-AMAZÔNIA: FRONTEIRAS E SABERES DE
MATRIZ AFRICANAS, INDÍGENAS E POPULAÇÃO TRADICIONAL"”.
O Centro de Estudos de Religiões, Religiosidades e Políticas
Públicas (CEPRES) da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. G. Pesquisa - Gênero,
Decolonialidade, Culturas Indígenas e Afro-Brasileira e G. Pesquisa – O processo de
construção do docente em História: possibilidades e desafios da formação
inicial e da formação continuada do fazer-se historiador em sala de aula –
Universidade Federal do Acre - UFAC, torna público a presente Chamada de seleção para
participantes do Curso de Aperfeiçoamento “Ensino
de História e Pan-Amazônia: fronteiras de saberes de matriz africana e
indígenas e população tradicional” mediante os requisitos e critérios
abaixo estabelecidos, com base no que rege a Resolução Nº 009/2006/CONSU –
UNIFAP e demais normas institucionais pertinentes.
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. A chamada pública será executado pelo Centro de Estudos de Religiões, Religiosidades e Políticas Públicas (CEPRES) e Grupo de pesquisa - O processo de construção do docente em História: possibilidades e desafios da formação inicial e da formação continuada do fazer-se historiador em sala de aula
3.1. Os candidatos deverão acessar o endereço eletrônico
https://www.even3.com.br/curso-de-aperfeicoamento-ensino-de-historia-e-pan-amazonia-fronteiras-e-saberes-de-matriz-africanas-indigenas-e-populacao-tradicional-333720
e
preencherão o formulário online para confirmarem sua inscrição no curso.
3.2. As inscrições serão realizadas do dia 20 de abril
de 2023 ao dia 20 de maio de 2023 via endereço eletrônico conforme especificado
no ítem 3.1 desta chamada.
3.3. Poderão se inscrever no curso Professores das redes
públicas e privadas; Pessoas com interesse temático; acadêmicos de Licenciatura/Bacharelado
na Área de Humanas; Bolsistas Pibid/Ufac/Area; Bolsistas Residência Pedagógica
Ufac/Area; Portadores de diploma em curso de licenciaturas; Ativistas com
graduação em qualquer Área do Conhecimento.
4. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO
4.1.
Pessoas
interessadas no estudo das questões que envolvem os saberes de matriz africana
e indígenas nas Amazônias no contexto do sistema de educação.
4.2.
O
candidato selecionado deverá possuir domínio da utilização de ferramentas
digitais.
5. DOS
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO
5.1.
Rg;
5.2.
Cpf;
5.3.
Currículo
Lattes;
5.4.
Carta de
intenção ao curso;
5.5.
Declaração
de Intenção;
5.6.
Comprovante
da rede de ensino (para professores); Comprovante de vínculo (para ativistas de
movimentos sociais), comprovante de escolaridade de graduação (para acadêmicos);
comprovante do Pibid/Ufac/Área e Residência Pedagógica (Bolsistas).
Link envio de documentos: https://forms.gle/XxY2MA7GjG7jzFcm8
6. DOS
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
6.1. Serão avaliadas as cartas de intenção de conformidade com os eixos de ensino - pesquisa do curso conforme o anexo II (indicação no formulário -https://forms.gle/oyg1AQfJLyTZpwfW7 ) desta Chamada e, que no momento da inscrição o candidato deverá vincular-se a uma Linha de Pesquisa que desenvolverá um produto final
7. DOS
RESULTADOS
7.1.
Será
divulgado no site do Centro de Estudos de Religiões, Religiosidades e Políticas
Públicas (CEPRES) e no https://www.even3.com.br/curso-de-aperfeicoamento-ensino-de-historia-e-pan-amazonia-fronteiras-e-saberes-de-matriz-africanas-indigenas-e-populacao-tradicional-333720
a lista provisória do curso.
8. DOS
RECURSOS
8.1.
Após a
divulgação, o candidato terá um prazo de 24 (vinte e quatro) horas para
recorrer do resultado.
8.2.
O
candidato que desejar interpelar recurso deverá preencher o anexo III desta Chamada
Pública, disponibilizado via internet e protocolá-lo através do email: sfronteiras@ceceac.page
8.3.
O
resultado final será divulgado no dia 22/05/2023
8.4.
Da
divulgação do resultado final não caberá recurso.
9.1. O cronograma geral da seleção do curso se encontra no Anexo I desta
Chamada.
9.2.
O cronograma do curso de extensão
se encontra no Anexo IV.
9.3.
Para mais informações sobre o Curso favor acessar https://www.even3.com.br/curso-de-aperfeicoamento-ensino-de-historia-e-pan-amazonia-fronteiras-e-saberes-de-matriz-africanas-indigenas-e-populacao-tradicional-333720
ou enviar email para sfronteiras@ceceac.page
9.4. Os casos omissos
nesta chamada serão resolvidos pelo Centro de Estudos de Religiões,
Religiosidades e Políticas Públicas (CEPRES) e Coordenação do Curso.
Coordenação do Curso
ANEXO II
EIXOS DE
ENSINO-PESQUISA:
Acessar e preencher o cadastro no link https://forms.gle/oyg1AQfJLyTZpwfW7
a)
Colonização: Diásporas, deslocamentos e mobilidades –
constituindo, a partir dos estudos decoloniais, os deslocamentos indígenas, as
diásporas negras no contexto brasileiro e amazônico para entender a importância
da “terra” constituída em territórios (in)visíveis resultantes das mobilidades
e reexistir do modo de vida dos povos originários e das comunidades quilombolas
e afro-indígena;
b)
Colonialidade e Pedagogia Decolonial para
refletir o Ensino de História – Pensa o Ensino de História do saber-fazer o
pedagógico e o decolonial enquanto projeto político entendido como uma
necessidade de ler o mundo para intervir na reinvenção da sociedade. Nesta
perspectiva a ideia de uma práxis política contraposta a geopolítica hegemônica
monocultural e monoracional que implica, desaprender o aprendido para voltar a
aprender que procura desafiar e demolir as estruturas sociais, políticas e
epistêmicas da colonialidade numa intervenção política e pedagógica no ensino
de história para uma ação decolonial que dialoga com as experiências críticas e
políticas que se conectam com as ações transformadoras dos movimentos sociais e
as lutas e práxis de povos colonizados, visando um ensino de história
decolonial.
c) Signos, Religiosidades e Modos de vida
e Religiosidades na Amazônia – sob a perspectiva da decolonidade este eixo subdivide em: a) Signos e
Modos de vida na Amazônia – os diálogos possíveis entre as
histórias e culturas indígenas, africanas/afro-brasileira e afro-indigenas;
visa compreender nas cosmologias presentes nas Amazônias latinas as implicações
socioambientais e espirituais que envolver a terra na experiência social, bem
como, o estudo da arte de vidas e imortalidades através de narrativa e
hibridação de religiosidades como formas de expressividades das culturas através
de narrativas de curandeiros/benzedeiras, de cultos e mitos indígenas,
africanos/afro-brasileiros e, afro-indígenas; b) Religiosidades dos povos originários amazônicos - reconhecendo a partir das ancestralidades as
formas de expressividades das culturas indígenas acerca da pajelança nas
amazônias, Ayahuasca sem esquecer a expressividade do Santo Daime, bem como, os
reflexos do mundo cosmológico das artes, artesanato e modo de viver como
saberes culturalmente constituídos na/da floresta Amazônica e, c) Religiosidades
de matriz africana na Amazônica - reconhecendo a partir das
as matrizes africanas uma epistemologia dos fazeres e saberes dos terreiros de
umbanda e candomblé e as representações do “Tambor de Minas” nas Amazônias numa
perspectiva de pensar a reexistência sociocultural.
d)
História de gênero, Lutas
e movimentos sociais e direitos nas Amazônias - Estuda os
caráteres coloniais e predatórios das explorações, expressões culturais e
identitárias de populações urbanas, rurais, tradicionais, indígenas e
afro-brasileiras e, as estratégias de lutas e movimentos sociais nas Amazônias.
Pensar a equidade de gênero no cenário de luta da cidadania feminina construída
historicamente nas sociedades, bem como, os movimentos sociais entendidos a
partir do “modus operandi”, suas estratégias, configurações próprias, contextuais
e históricas como desdobramento de direitos.
e)
(Im)pacto decolonial: tecnologia e as
questões ambientais na Amazônia - reconhecer os saberes e fazeres constituídos
na/da floresta Amazônica para pensar para além do símbolo ecológico amazônico e
entrever um contexto global de “ambientalização”. Entender que as crises econômicas
indicam a necessidade de práticas mais sustentáveis para a longevidade de
negócios e sociedade, bem como, discutir os movimentos ambientalistas numa
perspectiva de consciência social apontando o divórcio entre vida/bem-estar
social e a industrialização (baseada na ciência e nas tecnologias modernas), como
resultados da degradação da vida e poluição do meio ambiente.
ANEXO
III
MODELO
DE RECURSO
Nome
do (a) candidato (a):
__________________________________________________________
Número
de Inscrição:________________________________
Solicitação:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________,_____
de____________ de 2023.
____________________________________
Assinatura
do candidato
Parecer:
Deferido ( ) Indeferido ( )
Comentários:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________
Coordenação
do Curso
Organização Apoio