Compreender se o ensino de ciências é influenciado pelo contexto da comunidade onde é vivenciado requer uma análise do currículo, do ponto de vista de sua contextualização e considerando uma perspectiva interdisciplinar na sua abordagem.
Nesse sentido, entender a realidade do chão da escola, as
dificuldades e perdas na educação, especialmente no contexto da pandemia, é
fundamental na visibilização de possibilidades futuras para o ensino de ciências.
Para tanto, é importante partir da construção do Projeto Político-Pedagógico
(PPP) da escola e do fomento da formação continuada de docentes, com ênfase na
contextualização da comunidade de forma problematizadora, fortalecendo a função
social da escola.
Sendo assim, convidamos vocês para dialogarmos sobre o “Currículo em contexto no ensino de Ciências:
um Estudo de Caso na Comunidade Pesqueira de Várzea do Una-PE”, dissertação
da primeira egressa do Curso de Licenciatura em Química, agora com a titulação
de Mestra.
O evento também pretende apresentar o Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco e da Fundação Joaquim Nabuco, tendo em vista estimular o conhecimento sobre caminhos possíveis que lincenciandos/as podem percorrer para acessar cursos stricto sensu.
Estamos esperando por vocês!
Sua participação é importante!