CULMINÂNCIA DAS UNIDADES
CURRICULARES ELETIVAS: protagonismo estudantil frente a desafios, pesquisas
e inovação pedagógica proporcionando crescimento intelectual, social e
emocional
O Estado de Pernambuco tem
incluído em seu currículo para o Ensino Médio as unidades curriculares Eletivas,
incluindo o Projeto de Vida. Nelas os alunos participam ativamente na escolha
dos temas estudados, juntamente com os professores, ampliando assim seu
universo cultural e conhecimento, e promovendo uma maior identificação com a Escola.
Essas Unidades Curriculares
Eletivas formam uma organização curricular com intenção educativa baseada nas
10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos eixos
estruturantes do Novo Ensino Médio e nos temas transversais contemporâneos e
alinhadas com o Referencial Curricular de Pernambuco. Para tanto, são unidades
curriculares pensadas para aprofundar o conhecimento dos estudantes, a partir
de uma investigação dos temas, dos objetos de conhecimento e das áreas que
colaboram para a ampliação do conhecimento dos componentes curriculares
obrigatórios da BNCC e dos Itinerários Formativos.
As Eletivas estão em conformidade
com a estrutura do Novo Ensino Médio e descrito no Curricular de Pernambuco para
o Novo Ensino Médio, possibilitando experimentar diferentes temáticas,
vivências e aprendizagens, diversificando e transversalizando o currículo dos estudantes.
Ao final do semestre, as eletivas cursadas deverão ser apresentadas pelos estudantes
à comunidade escolar em uma culminância. Esta apresentação deve mostrar o que
foi discutido, debatido, construído nesse componente curricular num “produto
final” que evidencie as habilidades e competências contempladas pela Unidade
Curricular Eletiva conforme o descrito nas ementas. O Catálogo das Eletivas
além de trazer informações sobre ementa, habilidades, competências, objetivo,
justificativa e objetos de conhecimento trabalhados na Eletiva, também traz
sugestões de Propostas de Culminância. A ação de Culminância da Eletiva incentiva
o protagonismo do estudante, fortalecendo seu aprendizado e reforçando seu
empoderamento intelectual e social.
Cabe ressaltar que essas Eletivas ofertadas proporcionaram
momentos de desafios, pesquisas, metodologias diferenciadas, protagonismo
estudantil e valorização de conhecimentos entre professores e estudantes,
estimulando a inovação pedagógica na perspectiva de proporcionar o crescimento
intelectual, social e emocional.