Congresso Sul Brasileiro Interligas do Aparelho Digestivo

Congresso Sul Brasileiro Interligas do Aparelho Digestivo

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Sobre o evento

O Congresso Sul Brasileiro Interligas do Aparelho Digestivo, em sua primeira edição, é um evento organizado por Ligas Acadêmicas de Gastroenterologia, Hepatologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo do Brasil. A proposta é realizar em conjunto um congresso de abrangência regional, de modo a expandir o conhecimento sobre a temática foco do evento.
Durante 4 dias serão inclusos temas de aprofundamento e atualização clínica e cirúrgica em assuntos referentes ao aparelho digestivo.


Obs: Você cursa medicina e participa de uma liga acadêmica de gastroenterologia e cirurgia do aparelho digestivo e não esta participando como realizador do congresso? Entre em contato conosco para conversarmos a respeito da participação da sua liga em uma próxima oportunidade. A troca de experiências e conhecimento é o nosso maior objetivo, não fique de fora!



Inscrições

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Programação

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Palestrantes

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Patrocínio e Apoio

Edital de submissão de resumos

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS E APRESENTAÇÃO ORAL NO I CONGRESSO SUL-BRASILEIRO INTERLIGAS DO APARELHO DIGESTIVO

 

O Comitê Organizador do I Congresso Sul-Brasileiro Interligas do Aparelho Digestivo (CSBIAD), no uso de suas atribuições, torna público o regulamento para submissão de resumos simples para publicação nos anais do evento e apresentações orais, na forma deste edital. 

 

1. CONSIDERAÇÕES GERAIS

 

1.1. Serão aceitos para publicação trabalhos de autores brasileiros e estrangeiros em forma de resumo simples, que envolvam pesquisa, extensão, relatos de experiência, relato de caso(s) e revisão bibliográfica, relativos às áreas de conhecimento propostos pelo I Congresso Sul-Brasileiro Interligas do Aparelho Digestivo.

1.2. O evento ocorrerá nos dias 11, 12, 13 de novembro de 2020 no período da noite e no dia 14 de novembro pela manhã, de forma online e gratuita.

1.3. Os resumos serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião dos organizadores do CSBIAD

1.4. Os certificados de publicação e/ou apresentação oral, serão enviados por e-mail em até 1 (um) mês após o evento.

 

2. INSCRIÇÕES

 

2.1. Para submeter os resumos, ao menos 1 (um) dos autores deve estar previamente inscrito no CSBIAD, preferencialmente o autor indicado para realizar a apresentação oral, caso o resumo seja selecionado.

2.2. O envio dos trabalhos deverá ser realizado de forma online, exclusivamente através do e-mail resumocsbiad@gmail.com. A submissão exigirá o envio de 2 (dois) arquivos eletrônicos. O primeiro em formato ".docx", contendo o resumo com os nomes dos autores e filiações. O segundo em formato “.pdf” com os nomes dos autores, filiações e quaisquer outras informações que possam levar à identificação dos autores realçados em preto. O nome dos arquivos deve ser o título do resumo.

2.3 No corpo do e-mail devem conter obrigatoriamente os dados do apresentador, caso o trabalho seja selecionado, a fim de agilizar o contato com o mesmo. Nome completo, telefone celular e e-mail.

2.4 No caso de trabalhos com experimentação em seres humanos ou animais, o comprovante da autorização da pesquisa no respectivo comitê de ética deverá ser anexado.

2.5. O período para o envio dos resumos será de 07/10/2020 a 25/10/2020 às 23h e 59 minutos ou até o limite de 150 submissões, o que ocorrer primeiro.

2.6. NÃO serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios ou finalizado fora prazo acima descrito. 

2.7. NÃO serão aceitas múltiplas submissões de um mesmo resumo por diferentes autores.

2.8. Os resumos que NÃO cumprirem rigorosamente as normas desse edital, serão imediatamente RECUSADOS.

2.9. Os 8 melhores resumos serão convidados a apresentar seus trabalhos de forma oral durante o CSBIAD.

 

3. REGRAS DE SUBMISSÃO

 

3.1. O texto deverá ser original, organizado em Título, Autores, Resumo e Palavras chave. O resumo deve conter introdução, metodologia, resultados e discussão e conclusões. No caso de relatos de caso ou de experiência deverá conter introdução, descrição do caso ou experiência, e análise crítica.

3.2. O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margem superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Times New Roman, corpo 12, justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples. O arquivo não poderá conter mais de 1 (uma) página.

3.3. O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas e em negrito, utilizando fonte Times New Roman, corpo 14, centralizado, contendo no máximo, 20 palavras.

3.4. Após uma linha do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por ponto e vírgula, em fonte Times New Roman, corpo 12, alinhados à direita e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas, com numeração sobrescrita para indicação de filiação institucional.

3.5. Cada trabalho poderá contar com no máximo 6 autores. Não será permitida inclusões ou exclusões de autores após o envio do resumo.

3.6. A filiação institucional deverá estar logo abaixo dos autores, indicadas por numeração, em fonte Times New Roman, corpo 10, justificado.

3.7. Após uma linha, o resumo deverá estar escrito em fonte Times New Roman, corpo 12, justificado, em parágrafo único, contendo no mínimo 300 e no máximo 500 palavras.

3.8. Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Palavras chave:” e, na mesma

linha que ela, serão incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões

em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”.

3.9. Ao longo do texto, as referências devem ser sinalizadas de forma numérica, em sequência, entre colchetes ( [1]. ).

3.10. Ao final do arquivo devem estar apresentadas as referências, em ordem numérica, conforme indicadas no texto, conforme regras da ABNT, em fonte Times New Roman, corpo 10, justificado.

3.11. Gráficos e/ou tabelas e/ou imagens NÃO SERÃO aceitos como parte dos resumos. 

3.12. Na versão do resumo em “.pdf”, os nomes dos autores, filiações e qualquer identificadores devem ser realçados em preto para garantir a correção cega e imparcial dos trabalhos. O não cumprimento desse item acarretara RECUSA IMEDIATA do resumo

 

4. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

 

4.1. A Comissão Científica do Congresso fará avaliação prévia dos trabalhos recebidos e encaminhará para a avaliação cega, sigilosa e independente apenas os trabalhos que atendam os critérios desse edital.

4.2. A avaliação cega dos trabalhos permitirá que membros do comitê organizador do CSBIAD possam submeter trabalhos.

4.3. Os pareceristas atribuirão uma nota de 0-10, conforme critérios de correção do ANEXO 1. Ao final das avaliações será calculada a média de cada resumo, definindo assim a seleção dos 8 trabalhos para a categoria oral. Os trabalhos que aprovados, mas não selecionados para apresentação oral serão publicados nos anais do CSBIAD.

4.4. Os resultados dos trabalhos selecionados para a apresentação oral deverão ser publicados até dia 04/11/2020, sendo que os autores terão 24h para confirmar sua participação.

4.5. Serão publicados na íntegra, nos anais eletrônicos do evento, até 50 resumos considerados aptos de acordo com as regras desse edital.

4.6. Serão DESCLASSIFICADOS trabalhos em que haja intervenção envolvendo seres humanos e que NÃO tenham sido aprovados na comissão de ética e pesquisa.

 

5. APRESENTAÇÕES ORAIS

 

5.1. Apenas 1 (um) dos co-autores dos trabalhos aprovados para apresentação oral, devidamente inscrito no CSBIAD, deverá comparecer ao evento para apresentá-lo no horário destinado para essa atividade na programação do evento.

5.2. O dia e horário da apresentação será informado por e-mail ao respectivo apresentador.

5.3. A apresentação oral deverá ser montada em Powerpoint, e ater-se ao tempo mínimo de 10 (dez) minutos e o tempo máximo de 15 (quinze) minutos, seguido de até 5 (cinco) minutos de eventuais esclarecimentos que possa ocorrer.

5.4. Para melhor organização, o trabalho deverá ser entregue ao comitê científico do evento, em meio digital, até 24h antes do horário de início da apresentação.

 

6. CERTIFICAÇÃO

 

6.1. Será emitido apenas um certificado para cada resumo aceito, citando o nome do trabalho e dos autores.

6.2. Será emitido um certificado ao apresentador do resumo da forma oral, citando o nome do trabalho e dos demais autores.

 

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

 

7.1 Questões eventualmente omissas no presente regulamento serão decididos pelo Comitê Organizador da CSBIAD.

 

Edital elaborado por acadêmicas de medicina da Comissão Científica do Congresso Sul-Brasileiro Interligas do Aparelho Digestivo (CSBIAD)

. Todos os direitos são reservados.

Contato das acadêmicas organizadoras para dúvidas, sugestões, reclamações a respeito do presente edital: Marcela Tiboni - ma.tiboni@gmail.com e Priscila Pegoretti –  priscila-pegoret@hotmail.com.



ANEXO 1

 


Critérios de correção dos resumos

Critérios

Peso

Avaliação

1

Ortografia e Gramática

1

0,125

0,25

0,375

0,5

O texto possui correta grafia ortográfica?

 

 

 

 

O texto possui coerência?

 

 

 

 

2

Estrutura do Resumo

1,2

0,1

0,2

0,3

0,4

O resumo atende ao formato exigido pelo edital de submissão do CSBIAD?

 

 

 

 

O resumo está apresentado de forma sintética, articulada e coesa?

 

 

 

 

O resumo promove o entendimento do que está sendo proposto?

 

 

 

 

3

Título

0,8

0,2

0,4

0,6

0,8

O título é claro e objetivo, refletindo a intenção do trabalho?

 

 

 

 

4

Originalidade e Relevância

3

0,25

0,5

0,75

1,0

Originalidade do assunto abordado

 

 

 

 

Contribuição do tema para o avanço da medicina

 

 

 

 

Atualidade do tema

 

 

 

 

5

Objetivos

1

0,25

0,5

0,75

1,0

Os objetivos estão claros e coerentes com o que o trabalho se propôs a fazer?

 

 

 

 

6

Metodologia/descrição do relato

1

0,25

0,5

0,75

1,0

O método está adequadamente apresentado, definindo todos os aspectos pertinentes ao trabalho?

A descrição do caso está completa, permitindo compreender o caso?

 

 

 

 

7

Referencial Teórico

1

0,25

0,5

0,75

1,0

As referências são atuais e condizentes com o estudo apresentado?

 

 

 

 

8

Análises críticas e Resultados

1

0,25

0,5

0,75

1,0

As análises e resultados correspondem aos objetivos propostos?

 

 

 

 

 

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