JUMP Brasil - Aceleradora de Negócios - Recife - Pernambuco - Brasil
“Nunca vou ser criativo.” “Acho massa a criatividade, mas não nasci com ela.” “Como queria ter esse dom da criatividade…” E se a gente disser a você que a criatividade não é um dom, e sim uma prática? E, ainda mais, que ela pode ser desenvolvida, aprimorada e praticada? Para todos aqueles que já se acharam algum dia “não criativos” essa oficina irá, através da discussão de conceitos e da aplicação de ferramentas práticas, abrir os olhos e provar que para ser criativo não tem segredo! O objetivo principal: recuperação da confiança criativa nas pessoas para o desenvolvimento de profissionais criativos no mercado.
Justificativa: Em 1968, uma pesquisa sobre criatividade realizada por George Land e Beth Jarman nos EUA, demonstra o declínio do fazer criativo nas pessoas. No primeiro teste, 98% das crianças entre 3 e 5 anos apresentaram alta criatividade; o mesmo grupo foi testado aos 10 anos e este percentual caiu para 30%; aos 15 anos, somente 12% mantiveram um alto índice de criatividade. Teste similar foi aplicado a mais de 200.000 adultos e somente 2% se mostraram altamente criativos. Torna-se imprescindível então, o reaprendizado do fazer criativo, a recuperação da confiança criativa e a constante prática do pensamento “fora da caixa”.
Público-alvo: Estudantes e profissionais que tenham interesse na criatividade tanto como fim (economia Criativa) tanto quanto meio (processo e abordagem no cotidiano).
Programa da Oficina: os momentos expositivos serão intercalados por atividades práticas, que terão como produto final uma história, construída pelos participantes da oficina. As atividades propiciarão também momentos de debates e reflexões sobre o fazer criativo.
Conteúdo:
1. Apresentação Criativa
2. Introdução à Criatividade
2.1. Etimologia da palavra;
2.2. A criatividade contemporânea (de 69’s para cá);
2.3. Exemplos de criativos:
2.4. “Senta que lá vem história!”
2.4.1 A Jornada do Herói
2.4.2 O Desafio
3. Fórmula para Inspiração
4. Ferramentas Parte 1
4.1. Brainstorming;
4.2. Benchmarking.
5. Debate: Técnica x Intuição
6. Métodos dos criativos
7. Ferramentas Parte 2
7.1. Mapa Mental;
7.2. Painel Semântico.
8. Características de um criativo
9. Ferramentas Parte 3
9.1. Scamper.
10. Passo-a-passo para o método
11. Criação e exposição do método
12. Ferramentas Parte 4
13. Debate: Criatura e criador
14. E TODOS VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE
ATENÇÃO: Inscrição individual com 20% desconto até domingo (17/01). Utilize o código RSSVIII.
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