O CRESPURA – A Química da Beleza Negra, pretende construir um espaço para profissionais da beleza, professoras e professores da Educação básica, estudantes do ensino superior e médio e demais interessados para mergulhar na trajetória dos cuidados com os cabelos crespos. Todo o curso versa sobre o processo contínuo de autocuidado e reconhecimento da estética negra.
A atividade formativa está dividida em cinco aulas teoricas (sempre aos domingos, das 9h às 12h) com duração de 3h cada e cinco aulas praticas (sempre as segundas-feiras, das 13h30 às 15h) com duração de 1h30min. Os encontros (síncronos e assíncronos) serão transmitido pela plataforma Google Meet, com acesso via Even3. Além destes recursos utilizaremos o jotform para acompanhamento da aprendizagem das alunas. Por sua vez, para comunicação com as estudantes utilizaremos as mensagens via email e redes sociais (WhatsApp, Instagram).
As aulas ao vivo têm caráter dialógico, multicultural e interdisciplinar partindo das vivências com o cuidado dos cabelos (nível macroscópio) das mulheres negras. Para tanto, questionaremos as vivências das alunas, os aspectos históricos e culturais do cabelo crespo. Para então alcançar a interpretação microscópica dessas experiências pelo estudo da melanina, do fio capilar, da texturas, das alterações físicas e químicas dos fios de cabelo, a utilização de shampoos, cremes e hidratantes, além do estudo sobre os óleos vegetais e gorduras animais na cosmetologia negra.
Objetivo Geral:
Ampliar o léxico sobre o autocuidado dos cabelos crespos de forma conjugada à Educação para as Relações Étnico-raciais e os conhecimentos Químicos, Sociológicos, Biológicos, Históricos e Culturais a partir do diálogo entre comunidade acadêmica e profissionais da Beleza Crespa.
Objetivos Específicos:
- Conscientizar e valorizar a história, cultura e estética africana e afro-brasileira perpassando a diáspora africana;
- Apresentar uma pedagogia da Transgressão (hooks) com ênfase no autocuidado negro-africano no que tange a diversidade cultural e estética.
- Demonstrar na prática formas de cuidados cotidianos, valorizando a contribuição da História Viva presente nos saberes transmitido através da oralidade e materializados nos resultados da saúde capilar.
Público
O curso pretende alcançar um público-direto de 100 pessoas, em especial: trancistas, trançadeiras, cabeleireiros e cabeleireiras, professores e professoras de Educação Básica, estudantes de licenciatura, pesquisadores, profissionais do cuidado e da beleza e demais interessados.
Parceiros Internos
- Universidade Federal de Uberlândia - UFU / Laboratório de Ensino de Química - LEnQ
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Poe´ticas Afrolatinoamericanas e Educac¸ão para as Relac¸ões Étnico
Raciais (Yalode Geplafro)
- Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educacão Química (NEPEQ) - Instituto de Química (IQUFU)
- Universidade Federal do Paraná- UFPR
- Núcleo de Estudos Afro-brasileiro / NEAB - UFPR
- Salão Deby Tranças – CURITIBA/PR
- Studio John Dreads - UBERLÂNDIA/ MG
- Salão Afroncêntrico Carapinha – MAPUTO / MOC¸AMBIQUE / ÁFRICA
- Studio 22 Pan Africano De Arte - SÃO PAULO / SP
- Thaís Nascimento BeautyStudio
Resultados Esperados
Dentre os resultados do CRESPURA estão: a execução de um curso de extensão virtual de 22 horas; impressão e distribuição de cartilhas educativas. Com realização do curso virtual serão formados 100 estudantes na modalidade virtual. Para obter a certificação deve se ter, pelo menos, 60% de frequência nas aulas, além de nota mínima de 75 pontos nas atividades assíncronas.
As atividades executadas neste projeto promoverão a identificação da noção de beleza negra, a aproximação com os saberes e conhecimentos da química, física, biologia, filosofia, história e matemática e a comunicação de práticas de auto cuidados com corpo e cabelos das populações negras