O CRESPURA – Beleza Negra sem Química, pretende construir um espaço para profissionais da beleza, professoras e professores da Educação básica, estudantes do ensino superior e médio e demais interessados para mergulhar na trajetória dos cuidados com os cabelos crespos. Todo o curso versa sobre o processo contínuo de autocuidado e reconhecimento da estética negra.
A atividade formativa está dividida em dois módulos educativos de 15 horas cada. Com matrículas independentes, somando 30 horas de carga horária. Os encontros (síncronos e assíncronos) serão transmitido pela plataforma Google Meet, com acesso via even3. Além destes recursos utilizaremos o jotform para acompanhamento da aprendizagem das alunas. Por sua vez, para comunicação com as estudantes utilizaremos as mensagens via email e redes sociais (WhatsApp, Instagram e Facebook).
As aulas ao vivo têm caráter dialógico, multicultural e interdisciplinar partindo das vivências com o cuidado dos cabelos (nível macroscópio) das mulheres negras. Para tanto, questionaremos as vivências das alunas, os aspectos históricos e culturais do cabelo crespo. Para então alcançar a interpretação microscópica dessas experiências pelo estudo da melanina, do fio capilar, da texturas, das alterações físicas e químicas dos fios de cabelo, a utilização de shampoos, cremes e hidratantes, além do estudo sobre os óleos vegetais e gorduras animais na cosmetologia negra.
Objetivo Geral:
Ampliar o léxico sobre o autocuidado dos cabelos crespos de forma conjugada à Educação para as Relações Étnico-raciais e os conhecimentos Químicos, Sociológicos, Biológicos, Históricos e Culturais a partir do diálogo entre comunidade acadêmica e profissionais da Beleza Crespa.
Objetivos Específicos:
- Conscientizar e valorizar a história, cultura e estética africana e afro-brasileira perpassando a diáspora africana;
- Apresentar uma pedagogia da Transgressão (hooks) com ênfase no autocuidado negro-africano no que tange a diversidade cultural e estética.
- Demonstrar na prática formas de cuidados cotidianos, valorizando a contribuição da História Viva presente nos saberes transmitido através da oralidade e materializados nos resultados da saúde capilar.
Público
O curso pretende alcançar um público-direto de 200 pessoas, em especial: trancistas, trançadeiras, cabeleireiros e cabeleireiras, professores e professoras de Educação Básica, estudantes de licenciatura, pesquisadores, profissionais do cuidado e da beleza e demais interessados.
Para cada módulo com 400 vagas, incluindo material de apoio aos participantes.
Conteúdo:
Referências:
AMAURO, N. Q.; ROCHA; N. G. Crespura: Beleza Negra sem Química. Curitiba: UFPR. 2021.
BAYARDO, B.T. Bioquímica da beleza. In: Curso de Verão. Instituto de Química, Departamento de Bioqui´mica, Universidade de São Paulo, 2005.
CHATT, A.; KATZ, S. A. Hair Analysis: Applications in the Biomedical and Environmental Sciences. New York: VCH Publishers, 1988. 114 p.
Davis-sivasothy; Audrey. The Science of black Hair: a compreehensive guide to textured hair care. Saga Publishing Company, 2011
FONSECA, M.R.M. Completamente Química. São Paulo: FTD, 2001.
HOWARD; H.; BOURGEOIS, J. W. Penalizing Black hair in the name of academic success is undeniably racist, unfounded, and against the law, Booking, February 23, 2021.
KOHLER, R.C.O. A química da estética capilar como temática no ensino de química e na capacitação dos profissionais da beleza. 2011. 112 f. Dissertação (mestrado). Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.
ROBBINS, C. R. Chemical and physical behavior of human hair. 4. ed. New York: Springer-Verlag, 2002. 483 p.
POZEBON, D.; DRESSLER, V. L.; CURTIUS, A. J. Análise de Cabelo: Uma revisão dos procedimentos para a determinação de elementos trac¸o e aplicações. Química Nova, v. 22, n. 6, p. 838-846, 1999.
POTER, C. E.; DIXON, F.; KHINE C. C.; PISTORIO B.; BRYANT, H. M. R. The behavior of hair from different countries. Journal Cosmet Sci, v. 60, n. 2, p.97-109, 2009.
MAMONA, S. Reclaiming our braids: Why is Black hair is still being politicised in 2021? Glamour, maio 2021.
ATENÇÃO!
MÓDULO I JÁ CONCLUÍDO MÊS ABRIL/2022.
As inscrições para o MÓDULO II - BIOCULTURA NEGRA: CULTIVOS DE PLANTAS E FIBRAS do curso terão início em maio de 2022.
Os certificados dos módulos, assim como suas inscrições são independentes e serão entregues àquelas que efetivamente assistiram pelo menos 60% das aulas de cada um dos dois módulos. Isto é, disponibilizaremos um certificado de 15 horas para cada módulo.
Realização
- Yalode Geplafro - Grupo de Estudos e Pesquisas em Poe´ticas Afrolatinoamericanas e Educação para as Relações Étinico-Raciais
- DICULT - Diretoria de Cultura
- PROEX Pró-reitoria de Extensão e Cultura
Apoio Financeiro
EDITAL 95 UFU PROEXC 2021 - PROGRAMA DE EXTENSÃO INTEGRAÇÃO UFU/COMUNIDADE - PEIC 2022
Parceiros Internos
- Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Química (NEPEQ)
- Instituto de Química (IQUFU)
Parceiros Externos
- Universidade Federal do Paraná - UFPR
- Núcleo de Estudos Afro-brasileiro / NEAB - UFPR
- Salão Deby Tranças – CURITIBA/PR
Contatos: