Criados para facilitar a produção de conhecimentos e qualificação de
profissionais do ensino superior no âmbito da pesquisa científica reunindo
pesquisadores com interesses comuns (CNPq, 2018), os Grupos de Pesquisa são
concebidos como relevantes e necessários, no âmbito universitário, porque
contribuem na discussão, no aprofundamento e no compartilhamento de ideias, que
facilitam a colaboração entre os docentes e discentes, no processo de formação
do conhecimento científico (RAPINI, 2007; PRADO et al, 2012).
No Brasil, as informações sobre os grupos de pesquisas estão
sistematizadas no diretório de grupos de pesquisa organizado pelo Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o qual tem por
objetivo facilitar o intercâmbio e a troca de informações na comunidade
acadêmica e científica (ODELIUS et al, 2011). Os dados estavam sendo
publicizados com certa regularidade até o ano de 2016. Faz, portanto, seis anos
que não há atualização dos dados dos grupos de pesquisas no Brasil.
Em 206 eram 37640 grupos certificados dos quais 572 estavam cadastrados na área de Geografia. Souza Júnior (2020) identificou que até 2016 existiu um aumento do número de Grupos de Pesquisas nas Ciências Humanas com destaque ao crescimento de grupos de pesquisas na área de Geografia (64,86%). No âmbito regioanl, no entanto, observou-se um predomínio de concentração de grupos de pesquisas (66,3%). Para Souza Júnior (2020, p.85), "o aumento de grupos está relacionado às políticas de expansão do ensino superior, especialmente no que se refere à interiorização ocorrida no início do século XXI
A situação apresentada evidencia que os próximos anos serão desafiadores
para que os grupos continuem exercendo sua função de difusores do conhecimento
científico a partir da qualificação do profissional. A falta de continuidade
nos registros censitários (2016-2022), a concentração dos grupos nas regiões
sudeste e sul; as dificuldades de se montar uma estratégia de ação para o
pós-pandemia e a necessidade de promover uma maior conexão entre os grupos a
partir do desenvolvimento de pesquisas em rede, entre outros que certamente
serão apresentados, são aspectos que justificam a realização do III Congresso
Regional de Grupo de Pesquisas em Geografia o qual terá como tema principal a identificação de parâmetros para conexão
dos grupos em redes de pesquisas.
A relação entre professores-pesquisadores, líderes de grupos e estudantes são fundamentais para sensação de pertencimento, de responsabilidade e de dedicação às pesquisas possibilitando que os estudantes adquiriam mais habilidades intelectuais relacionadas à realização de pesquisas (análise de textos, redação, planejamento, coleta de dados, análise e interpretação de dados, elaboração de relatos de pesquisa, apresentação oral de trabalhos) entre outros procedimentos, que contribuem positivamente para o aprofundamento científico e obtenção de resultados.
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