Você conhece outro jeito de lidar com a complexidade crescente que não seja usando muito bem a cabeça? Reparou como nossos métodos e ferramentas convencionais não estão dando conta desse mundo a cada dia mais turbulento, incerto e confuso?
O nível de raciocínio que nos colocou nesta bagunça não é o nível de raciocínio que nos tirará dela.
- Albert Einstein
Este curso apresenta os conceitos, ferramentas e habilidades que nos ajudam a lidar com problemas complexos. Ele abrange as principais escolas do Pensamento Sistêmico, oferecendo a flexibilidade e a variedade necessárias. O curso foi desenhado de forma a balancear teoria e prática, boas conversas e instigantes exercícios de modelagem.
AO TÉRMINO DO CURSO VOCÊ SERÁ CAPAZ DE
Demonstrar as diferenças entre a Abordagem Sistêmica e as convencionais.
Estudar e modelar sistemas combinando seis lentes: Emergência, Ambiente, Comportamento, Estrutura, História e Perspectivas.
Combinar e usar ferramentas sistêmicas de forma mais eficaz.
Começar a desenhar sistemas melhor preparados para os novos tempos.
O CURSO FOI DESENHADO PARA
Analistas de sistemas e de negócios, designers, arquitetos de sistemas, gerentes de projetos, consultores, engenheiros de software. Ou seja, para todo mundo que precisa desenhar e desenvolver soluções que parem em pé nesse mundo que só faz balançar.
Iniciantes e também para os iniciados e pensadores sistêmicos não praticantes que queiram aproveitar a oportunidade para exercitar, rever conceitos e atualizar a caixa de ferramentas e habilidades.
CONFIGURAÇÃO
Curso online e ao vivo
Carga de 21 horas. São 2 encontros semanais de 90’ de duração
Uso do Zoom, Miro, Kumu e outras ferramentas de modelagem
PROGRAMA
SEMANA #1 - FUNDAMENTOS
Não há nada mais prático do que uma boa teoria.
- Kurt Lewin (1890 - 1947)
Os Fundamentos do Pensamento Sistêmico
Diferenças entre a Abordagem Sistêmica e as convencionais
Aprendendo a Dançar com Sistemas
A Linguagem e uma Gramática de Sistemas
SEMANA #2 - EMERGÊNCIA
Se você cortar um gato em pedaços para ver como ele funciona, a primeira coisa que terá em mãos será um gato que não funciona.
- Douglas Adams (1952 - 2001)
Quando o todo é diferente da soma das partes
Emergência, a face do sistema que 'enquadra' todas as outras
Descobrindo e Qualificando Emergências
Propósito, Função ou Efeito Colateral?
Desenhando sistemas: Engenheiro versus Jardineiro
SEMANA #3 - AMBIENTE
Temos que sair da ilha para ver a ilha.
- José Saramago (1922 - 2010)
Mapeando Ambiente e Sistemas
Viabilidade, Variedade e Velocidade
Descobrindo e Testando Fronteiras
Poucas intervenções são tão críticas e perigosas quanto a delimitação e a mudança de fronteiras
Descobrindo e mapeando partes interessadas, interesseiras, interessantes e encrenqueiras
SEMANA #4 - COMPORTAMENTO
Eu não acredito nas coisas. Acredito nas relações entre elas.
-Georges Braque (1882 - 1963)
Modelando e estudando a dinâmica de um sistema
Entendendo feedback, laços de reforço e balanceamento
Identificando os diversos tipos de relações entre sistemas e entre as partes de um sistema
Homeostase e Balanços Essenciais
SEMANA #5 - ESTRUTURA
Aprenda a ver. Perceba que tudo se conecta a todo o resto.
-Leonardo da Vinci (1452 - 1519)
Modelando a Estrutura de um Sistema
A necessidade das hierarquias (e a inutilidade dos organogramas)
A Ciência da Organização Eficaz
Auto-organização e os requisitos para que ela aconteça (bem)
SEMANA #6 - HISTÓRIA e PONTOS DE VISTA
Os fatos sobre um sistema estão nos olhos de quem vê.
-Stafford Beer (1926 - 2002)
Contando a História de um Sistema
Mapeando Diálogos: Ideias, Argumentos, Evidências e Opiniões
Criando Ativos de Conhecimento (Ontologias, Modelos de Domínio, Mapas de Histórias, Knowledge Graphs etc.) a partir dos Mapas e Modelos Sistêmicos
SEMANA #7 - APLICAÇÃO
Todo conhecer é fazer. E todo fazer é conhecer.
-Humberto Maturana (1928 - 2021)
Um molde para o desenho de métodos
Desenhando e facilitando uma Oficina de Sistemas
OBSERVAÇÕES
O curso combina aulas expositivas e exercícios colaborativos de modelagem.
Apesar da sequência prevista no programa, é de se esperar idas e vindas a determinados temas e feições do sistema. Essa imprevisibilidade é inerente ao estudo de qualquer sistema complexo e não pode ser prevista nem deve ser evitada, pelo contrário.
A turma precisa ser pequena (10~15 participantes) para o curso funcionar bem.
As aulas não serão gravadas. Mas elas podem ser assistidas em outro dia e horário. O replay é garantido por duas turmas consecutivas.