Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Universidade de Salvador (UNIFACS) - Feira de Santana - Bahia - Brasil
Trata-se de um evento cuja prioridade será a abertura de espaços de discussão acerca da temática de Saúde Mental entre os vários grupos populacionais. O evento constará com ciclos de palestras, mesas redondas, oficinas temáticas, espaço para os usuários dos serviços especializados de saúde Mental e fomentará estratégias de ampliação da concepção de Saúde Mental nos diversos espaços sociais.
A proposição deste evento surge a partir da iniciativa de professores e estudantes, de duas instituições do município de Feira de Santana, (Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS e Universidade de Salvador – UNIFACS) implicados em estudos sobre a saúde mental dos diversos grupos populacionais. Tendo em vista a crescente prevalência de transtornos mentais e as exigências da contemporaneidade, é preciso criar estratégias e espaços de discussão sobre a saúde mental dos sujeitos nos distintos contextos: serviços, academia, sociedade civil e família.
Diante disso o evento tem como objetivos:
Fomentar discussões sobre os transtornos e estratégias de promoção de saúde Mental sob perspectivas da clínica, políticas públicas e sociedade civil;
Realizar oficinas de práticas terapêuticas coletivas a partir dos saberes das práticas integrativas;
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NORMAS E ORIENTAÇÕES
1. Inscrições no evento
As inscrições para participação no “I CONGRESSO PARA PROMO(A)ÇÃO DA SAÚDE
MENTAL” ocorrerão no período de 01 de Agosto a 23 de Setembro de 2019 exclusivamente através do formulário online, disponível no link: https://www.even3.com.br/cpasm/, que deverá ser devidamente preenchido. Após a inscrição efetivada, o interessado deverá enviar o comprovante de inscrição para o e-mail, que deverá ter por título COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO, e incluir em seu conteúdo o nome do inscrito. A comissão organizadora enviará um e-mail com a confirmação em até 03 (três) dias úteis. Para dúvidas relacionadas à inscrição, enviar e-mail para promoacaosaudemental@gmail.com.
? As inscrições que não forem enviadas o comprovante por e-mail não serão validadas;
? As inscrições no local do evento serão realizadas mediante disponibilidade de vagas.
2. Submissão de trabalho
Serão aceitos trabalhos para submissão na forma de resumo simples, no período de 1º a 25 de Agosto de 2019, através do e-mail da comissão científica trabalhossaudemental2019@gmail.com. O e-mail deverá ter por título SUBMISSÃO DE TRABALHO e, em seu conteúdo, o nome completo do autor principal (relator) e dos coautores, o título do trabalho, o Eixo temático no qual se encaixa e modalidade de preferência para sua apresentação. Em anexo deverão constar 02 (dois) arquivos com o Resumo do trabalho em formato PDF. O primeiro arquivo deve conter todos os itens listados no ponto 05 do presente edital e o segundo arquivo NÃO deve conter os nomes e as informações referentes à autoria. Não serão aceitos trabalhos enviados por outros meios. A escolha definitiva da modalidade de apresentação será feita pela comissão científica após avaliação e aprovação do trabalho submetido, porém o autor principal deverá indicar, no e-mail da submissão, em qual modalidade deseja apresentar. Não serão aceitas alterações posteriores à submissão. Os trabalhos inscritos serão de inteira responsabilidade dos autores.
3. Autoria dos trabalhos
Serão aceitos até 02 (dois) trabalhos de um mesmo autor principal, que deverá ser o relator/apresentador do trabalho. Só serão aceitos trabalhos nos quais pelo menos o autor principal esteja com a inscrição devidamente efetivada. O número máximo de autores é de 06 (seis), devendo um deles ser o(a) relator(a) e outro(a) orientador(a). Para coautoria, não teremos limite de trabalhos submetidos. Fica vetada, sob qualquer hipótese, a submissão de trabalhos por membros da comissão organizadora na condição de relator. É permitida a participação dos membros da comissão organizadora na condição de coautoria dos trabalhos.
4. Eixos temáticos
Só serão aceitos trabalhos vinculados às áreas temáticas listadas a seguir:
EIXO I: Políticas públicas, serviços e Rede de Atenção Psicossocial;
EIXO II: Saúde Mental e Juventude;
EIXO III: Psicopatologias e equipe multiprofissional;
EIXO IV: Psicofarmacologia e Psicoterapias;
EIXO V: Saúde mental e grupos populacionais vulneráveis.
5. Elaboração do Resumo
Os resumos deverão ser escritos em português e submetidos em anexo do e-mail de inscrição em formato PDF e conter, na ordem abaixo, seguindo o modelo disponibilizado em anexo nesse arquivo:
a) Título: Escrito em letras maiúsculas, em negrito, fonte Times New Roman 14,
centralizado, com no máximo 20 palavras.
b) Autores: Listar o nome do autor principal e coautores alinhados à direita, fonte Times New Roman 12, sublinhar o nome do autor principal. Informar filiação institucional em nota de rodapé, com fonte tamanho 11: categoria funcional (discente, docente, técnico etc.), instituição, cidade-estado e e-mail.
c) Modalidade de apresentação sugerida.
d) Eixo temático: Escrito em letras maiúsculas, fonte Times New Roman 12, centralizado, selecionado dentre os itens descritos no tópico 4 deste edital.
e) Resumo: O texto deve ser objetivo e conciso, obedecendo ao limite máximo de 400 palavras, conter apenas um parágrafo, em Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento Antes e Depois 0 pt, espaçamento entre linhas simples. NÃO deverão ser incluídos: gráficos, tabelas, imagens e lista de referências bibliográficas. O resumo deve conter os seguintes tópicos:
? Introdução/Justificativa
? Objetivo
? Método
? Resultados
? Conclusão/Considerações finais
f) Descritores: Deverá ser selecionada de 03 (três) a 05 (cinco) descritores escolhidos mediante consulta aos “Descritores em Ciências da Saúde – DECs”, elaborado pelo Bireme (disponível em: http://decs.bvs.br/).
Obs.: O resumo que não estiver dentro das normas exigidas não passará pelo processo de avaliação.
6. Seleção
Os trabalhos devidamente inscritos serão avaliados pela comissão científica do “I CONGRESSO PARA PROMO(A)ÇÃO DA SAÚDE MENTAL”, utilizando critérios como cumprimento do regulamento do presente edital, clareza na exposição dos dados, resultados e conclusões e a relevância do trabalho no campo da Saúde Mental e Atenção Psicossocial.
Após a avaliação dos trabalhos, a relação dos trabalhos aprovados será divulgada no site do evento https://www.even3.com.br/cpasm/, incluindo a modalidade de apresentação definitiva (oral/pôster eletrônico), no dia 10 de Setembro 2019. O autor principal (relator) é o responsável por qualquer comunicação com a comissão científica.
7. Apresentação dos trabalhos
As apresentações devem ser feitas em língua portuguesa. O trabalho selecionado para modalidade de apresentação oral terá 10 minutos para a exposição, com posterior discussão de 05 (cinco) minutos do mesmo. O trabalho apresentado na modalidade pôster eletrônico terá 05 (cinco) minutos para exposição, acrescidos de 05 (cinco) minutos para avaliação. Será premiado 01 (um) trabalho por eixo temático na modalidade pôster e 01 (um) trabalho na modalidade apresentação oral.
Não será aceita a mudança de relatoria após a emissão de parecer de aprovação para apresentação do trabalho.
8. Elaboração do pôster eletrônico
Deve ser elaborado em Power Point e salvo nos formatos PDF ou JPEG, para ser disponibilizado ao monitor de sala, exclusivamente em pendrive no dia da apresentação, com antecedência de 30 minutos do horário de início das apresentações da sala. Deverá ser adicionado na parte superior a logo do evento, que será disponibilizada via e-mail. O local e horário de apresentação do pôster eletrônico será definido pela comissão organizadora. O pôster deverá conter o título do trabalho, nome dos autores, instituição, introdução, objetivos, metodologia, resultados (podendo conter imagens, gráficos, tabelas e quadros), conclusões/considerações finais e as Referências Bibliográficas (até cinco).
9. Emissão de certificados
O certificado de apresentação e premiação (quando houver) será enviado por e-mail, apenas para o autor/relator contendo o nome de todos os autores conforme dados do e-mail de submissão de trabalho, não sendo possível nenhum tipo de modificação.
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