O CPAPE, nasce de ações
do NIPEEPP e da implantação do OBEDUC/CAPES, com a
intencionalidade de estabelecer um
diálogo entre os Programas de Pós-Graduação em Educação e de pesquisadores
preocupados com a pesquisa, o ensino e a extensão neste campo de saber.
O I Colóquio de Pesquisas, Aprendizagens e Práticas em Educação decorre do desenvolvimento do projeto: “Escola de tempo integral na perspectiva da educação integral: um estudo sobre a epistemologia escolar constituída pela gestão e organização do trabalho pedagógico” que iniciou no ano de 2013. O II Colóquio ocorreu no período de 27 a 29 de março 2017, tendo como temático “ensino e pesquisa em espaços formativos". O III CPAPE, foi realizado de 19 a 21 de novembro de 2019, discutindo Ensino e pesquisa no campo educativo: práticas contemporâneas. Nesta terceira Edição, o IV CPAPE, tem formato semipresencial inserindo, trazendo a temática “Educação e futuro: aprendizagens e políticas” a ser realizado de 19 a 21/08/2024, na UFPI. Sua pauta incorpora o contexto da extensão e da internacionalização, com o objetivo de ampliar esta dimensão na UFPI e estabelecer um diálogo entre os pesquisadores em educação no âmbito do ensino, pesquisa e extensão internacionalização capaz de tornar exequível a formação humana em distintos níveis e contextos, nos limiares de uma nova epistemologia profissional docente. Neste aspecto, tem como objetivos:
- Promover o diálogo sobre pesquisas, aprendizagens e práticas em educação considerando as dimensões de ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa, extensão e internacionalização.
- Viabilizar debates sobre pautas relacionadas à formação e desenvolvimento profissional entre pares, a pesquisa e as práticas no âmbito do campo epistemológico da educação
- Refletir sobre a função da educação, da escola e da formação de professores em referência ao futuro.
A ideia central é de fomento à reflexão e socialização coletiva sobre a educação, discutindo seus desafios atuais e futuristas para se pensa coletivamente proposições para os rumos da educação para agenda 2030.