Caminhos para a Percepção da Música Brasileira: Ritmo e Imagens pela escuta de duas obras e seus arquétipos

Caminhos para a Percepção da Música Brasileira: Ritmo e Imagens pela escuta de duas obras e seus arquétipos

presencial Auditório José Marques. IFPB - Campus João Pessoa - João Pessoa - Paraíba - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Apresentação



O Núcleo de Estudos Musicais do IFPB - NEMU do Campus João Pessoa convida todos a participarem da Palestra Caminhos para a Percepção da Música Brasileira: Ritmo e Imagens pela escuta de duas obras e seus arquétipos" com o Compositor Sam Cavalcanti.

Esse evento trata-se da segunda atividade do ano e faz parte das ações desse núcleo dentro de uma série de eventos aberto ao público que compõem a Programação Oficial para o Ano 2020.

O NEMU constitui-se num espaço de integração das artes por meio da educação e inclusão musical, seguindo as políticas de extensão, potencializada e orientada pelas políticas do IFPB e pelas diretrizes da interdisciplinaridade, por meio da indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão.

Apresentação da Palestra



O Núcleo de Estudos Musicais do IFPB - NEMU promove mais um evento no dia 01/04/2020, a partir das 14 horas no Auditório José Marques do IFPB Campus João Pessoa com a Palestra "Caminhos para a Percepção da Música Brasileira: Ritmo e Imagens pela escuta de duas obras e seus arquétipos" com o Compositor Sam Cavalcanti. 

A mera execução de ritmos ou de melodias com contornos específicos, não torna tal ou qual peça, “música brasileira”. É preciso ter em mente um modo peculiar de feitura dessa música: o mundo do qual ela pertence, deve pertencer também o intérprete que, mesmo sendo forasteiro, deve mergulhar nesse modo de ouvir e fazer música.  

 Nessa palestra, o compositor Sam Cavalcanti levará o público a refletir sobre duas obras: Sertania de Ernst Widmer (1927-1990) e Estudo para dois violinos do próprio Sam Cavalcanti. Em suas narrativas, alusões imagéticas referenciais e arquetípicas arraigadas na cultura brasileira como ferramenta de escuta. 

O palestrante apontará subsídios técnicos, como o uso de procedimentos composicionais e interpretativos para uma melhor compreensão da música brasileira como tal: influências que se denotam em cada obra e o estilo peculiar no tratamento com o ritmo. 

Sam Cavalcanti vale-se de trabalhos seus, publicados em conjunto com outros pesquisadores e, também, para dar aporte teórico ao assunto, recomenda uma série de autores e outros trabalhos acadêmicos para quem deseje aprofundar-se no temário entre música e cultura.  


                           

Palestrante

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Local do Evento

Apoio

Este evento é promovido pelo Núcleo de Estudos Musicais do IFPB (NEMU) em parceria com o Compositor Sam Cavalcanti.

E  tem o apoio:

1. IFPB campus João Pessoa

2. Direção de Inovação do IFPB Paraíba

3. Departamento de Inovação, Pós Graduação, Pesquisa, Extensão e Desafios Acadêmicos - DIPPED

4. Coordenação de Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos;

5. Coordenação de Audiovisual do IFPB - Campus João Pessoa;

6. Curso de Instrumento Musical do IFPB - Campus João Pessoa.

                                                  

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}