Cotidiano na escola: letramentos de reexistência, (in)visibilidades, culturas e discursos
O evento faz parte da programação de 20 anos da
pós-graduação Alfabetização: relações entre ensino e aprendizagem, terá mediação
das coordenadoras Cristiane Pelissari e Marly Barbosa, e será gratuito e online.
Minibio da convidada:
Ana Lúcia Silva Souza é socióloga, doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp, professora do Instituto de Letras da UFBA, integrante do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), lidera o Grupo de Pesquisa Rasuras: letramentos de reexistência na diáspora negra. Tem experiência em formação inicial e continuada de educadores e em processos que envolvem metodologias participativas. Há alguns anos desenvolve pesquisas e projetos no campo dos estudos da linguagem, com ênfase em letramentos, culturas juvenis como hip-hop, relações raciais e antirracismo. É autora do livro Letramentos de reexistência – poesia, grafite, música, dança: hip-hop (Parábola, 2011) e assina, individual ou coletivamente, outras publicações e artigos: Racismo e antirracismo na educação: repensando nossa escola (Selo Negro, 2004), Letramentos no ensino médio (Parábola, 2012), Orientações e ações para educação das relações étnico-raciais (Secad, 2006), Cotidiano escolar: teoria e prática no ProfLetras (Edufba, 2020), Racionais: entre o gatilho e a tempestade (Perspectiva, 2023), Indicadores da qualidade na educação: relações raciais na escola — antirracismo em movimento — Ação Educativa (Unicef; MEC, 2023).