Seminário Corpas, Saberes e Territórios nas Artes e na Educação

Seminário Corpas, Saberes e Territórios nas Artes e na Educação

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Sobre o seminário

O Seminário Corpas, Saberes e Territórios nas Artes e na Educação é uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Imagem, História e Memória, Mediação, Arte  e Educação (GPIHMAE) e do Grupo de Estudos Egungun, ambos vinculados ao Programa de Pós Graduação em Artes (PPGArtes) da Unesp, realizado em conjunto com Sesc São Paulo, CAPES PROAP/AUXPE, ProfArtes-IA e PPGArtes-IA


O objetivo do Seminário é criar espaços de diálogo entre acadêmicos e não acadêmicos que têm em suas práticas pessoais, pedagógicas e de pesquisa, vivências encantadas de estar no mundo que abracem um ou mais de um de nossos pilares de investigação: Corpas, Saberes e Territórios. 


Devido à pandemia mundial de Covid-19, o evento será totalmente remoto com inscrições gratuitas e abertas a todos interessados em apresentar suas pesquisas, projetos e práticas; e também aos demais participantes. 


Passe o café e venha dialogar conosco!

Mesas

A transmissão das mesas será pelo canal Sesc Avenida Paulista no Youtube, sem necessidade de inscrição prévia.

As inscrições para receber certificado de participação foram encerradas dia 04/05/2022 às 14h00. 


04/05 - 19h às 21 | Mesa 01 - Conversas sobre o tempo

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Com Vóvó Cici e Leda Maria Martins

Mediação de Moa Simplício


A mesa reúne duas sensíveis observadoras sobre acontecimentos, poesias e saberes afro-brasileiros que constituem as raízes do Brasil. O tempo, elemento fundamental da constituição do ser humano e da criação de suas poéticas para existir, será a “linha” que costurará esse diálogo. 




05/05 - 19h às 21h | Mesa 02 –  Poéticas, saberes e memórias

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Com Juliana dos Santos e Geni Núñez

Mediação de Budga Deroby Nhambiquara


As corpas inscrevem e são reescritas por meio de grafias geradas pelos acontecimentos  culturais, sociais e políticos. Diante desse apontamento: como criar uma narrativa que espalhe grafias outras de memórias, poéticas e conhecimentos na sociedade e nas corpas?


 

06/05 - 19h às 21h | Mesa 03 -  Ritos, performance e corporeidade

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Com Eduardo Miranda e Castiel Vitorino Brasileiro

Mediação de Sarah Castro


Os ritos, performances e saberes são formas das corpas estarem e criarem um território político e poético para existir. Diante desse apontamento, como as corpas e os saberes podem inventar poéticas para criar territórios habitáveis e de reencanto por meio do saber?

 

07/05 - 16h às 18h | Mesa 04 – Criando territórios para outros saberes 

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Com Rejane Coutinho, Rita Bredariolli, Giselda Perê e Mirella Maria

Mediação de Raquel Santos


Quais as poéticas e contribuições que o acesso de outras corpas e saberes no território acadêmico podem mobilizar? Como criar territórios possíveis para pensar e acolher processos artísticos, de pesquisa e educativos dentro da academia, a partir de outras epistemes como afro-brasileiras e dos povos originários?

Minicursos

Realizados entre os 05 a 07 de maio, os atravessamentos poéticos dos minicursos abordam questões que envolvem as encruzilhadas e cruzamentos por meio das poéticas das artes e outras linguagens, o saber ancestral e os saberes presentes no corpo.


Serão oferecidas 40 vagas para cada minicurso e as inscrições podem ser realizadas pela área de inscrições do site do Sesc São Paulo. Será emitido certificado de participação.



05/5 e 06/5 - 10h às 11h30 | minicurso - Na encruzilhada das línguas

Com Moisés Patrício

40 vagas (inscrições serão realizadas até o preenchimento)

Será realizado via Zoom

[INSCRIÇÕES ENCERRADAS]


O Brasil é entre tantas coisas uma encruzilhada cultural. Como existir neste cruzamento de linguagem, reconhecer novos vocabulários, suporte e dinâmicas de produzir arte?

A proposta do curso é visitar com os participantes, obras, artistas e movimentos culturais brasileiro e latino americano a partir do cosmo sentido africano - yorubá, vetores construtivos da cultura brasileira.  

O eixo conceitual dos encontros será o orixá Esú, principal divindade africana (povos yorubás), conhecido no brasil e na diáspora africana como o pai da comunicação, o dono de todos os caminhos do pensamento, o morador da encruzilhada das linguagens artísticas entre tantos outros atributos. A exemplo temos a arte do carnaval, conhecida como a festa de Esú no candomblé. 

Quais suportes criativos são de origem africana? Como existir num contexto onde a arte é viva, e feita não só para as pessoas? 

Como existir num contexto onde a arte é livre?

Quando falamos de suporte criativo logo remetemos ao suporte tradicional de origem europeia. Como lidar com a efemeridade da obra de arte? 

Como ritualizar com a arte? 

Como viver na encruzilhada criativa?


07/5 - 10h às 13h (com intervalo de 10 min) | minicurso - Devolve o meu quadril?

Com Deise de Brito 

40 vagas (inscrições serão realizadas até o preenchimento)

Será realizado via Zoom

[INSCRIÇÕES ENCERRADAS]


O foco do minicurso é uma vivência prática a respeito da interligação entre a coluna, a pélvis, a bunda, as coxas, os joelhos e os pés a partir de uma fundamentação corporal negro-diásporica. Para tal, a proposta terá como âncoras danças negras-orientadas incluindo suas relações com corpos cotidianos. A ideia é que durante o ciclo, os participantes se reconectem com esse circuito específico do corpo a partir de parte do conjunto referencial citado e seus respectivos complexos de gestualidades, desenvolvendo, também, pesquisas de movimento. 


07/5 - 13h às 16h (com intervalo de 10 min) | Minicurso - O Lugar do Saber Ancestral

Com Márcia Kambeba

40 vagas (inscrições serão realizadas até o preenchimento)

Será realizado via Google Meet

[INSCRIÇÕES ENCERRADAS]


Antes da invasão europeia, este continente era povoado por diferentes povos indígenas, com suas diferentes cosmologias e línguas, com suas histórias singulares e suas formas próprias de narrar, de se relacionar com os territórios e suas formas de produzir identidade, que nunca foram fixas. Esses povos transitavam e continuam transitando pelos rios, pelas florestas, intercambiavam saberes, afetos, memórias.

Falar dos povos indígenas é falar de minha própria história, lutas, resistências, modo de vida, desterritorializações e reterritorializações, memórias de um lugar, tempo circular, cultura rica em sabedorias milenares transmitidas por gerações e que trazemos como ensinamentos valiosos.

O lugar dos saber ancestral deve ser marcante, um lugar de boas lembranças e que pode ser a casa onde moramos. No caso dos povos indígenas, “o lugar do saber ancestral” é a aldeia onde rememoramos uma educação que é ensinada do nascer e segue pelo curso da vida.

Nesse lugar vivenciamos aprendizados que a natureza ensina todos os dias, aprendemos a criar uma relação intrínseca com a natureza, ouvimos narrativas que nos atravessam e vão fortalecer nossa essência de ser pessoa, ganhamos confiança em nós mesmos ao confiar e mergulhar no rio, um mergulho profundo em busca do sagrado que está em nós porque nosso corpo é um território do sagrado.

O lugar do saber ancestral nos leva a um mergulho em nossa própria história. O que sabemos de nossa identidade, da nossa formação como pessoa, quanto do povo indígena corre em mim e quanto do povo negro corre em minhas veias e quanto de europeu está em meu ser e como essas identidades conversam entre si e por quantas delas luto? O que para mim é ser brasileiro? Que lugar é esse e como vivencio meu ser brasileiro? Qual relação crio com meu lugar e será que deixo ele se tornar um lugar do saber para mim?

Convidades

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Rodas de conversa

Os mais de 70 trabalhos selecionados e avaliados pela comissão científica do seminário serão apresentados e abertos para diálogos nas Rodas de Conversas. Essas pesquisas e relatos de experiências abordam assuntos relacionados a processos artísticos e educacionais, mediação cultural, raça, gênero, sexualidade, classe, território, corporalidade e saberes, dentre outros.


As inscrições para as Rodas de Conversa devem ser realizadas aqui, via Even3. 


Os eixos temáticos de apresentação são:


1) Processos artísticos e saberes do corpo (dança, teatro e medicina ancestral)

2) Espacialidades e saberes em territórios diversos: teorias, sujeitos e epistemes

3) Feminismos, teorias e práticas

4) Corpas, gêneros e sexualidades

5) O “chão de escola” - pedagogias não lineares e grafias antirracistas

6) Oralidade: vozes de encantamento

7) Os saberes de terreiros de candomblé presente nas escolas e nos processos artísticos


As pesquisas e relatos de experiência foram realizadas em locais como escolas, instituições culturais, terreiros de candomblé e outros espaços de religiões de matriz afro-brasileira, aldeias indígenas, comunidades, quilombos, dentre territórios de resistência e de produção de saber.

Submissões [INSCRIÇÕES ENCERRADAS]

Comunicações orais - Rodas de conversa

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Ficha técnica

SESC – SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO

Administração Regional no Estado de São Paulo


Presidente do conselho regional

Abram Szajman

Diretor do departamento regional

Danilo Santos de Miranda


Superintendentes

TÉCNICO SOCIAL Joel Naimayer Padula COMUNICAÇÃO SOCIAL Ivan Giannini ADMINISTRAÇÃO Luiz Deoclécio Massaro Galina ASSESSORIA TÉCNICA E DE PLANEJAMENTO Sérgio José Battistelli


Gerentes

ARTES VISUAIS E TECNOLOGIA Juliana Braga de Mattos ESTUDOS E DESENVOLVIMENTO Marta Raquel Colabone ARTES GRÁFICAS Rogerio Ianelli SESC AVENIDA PAULISTA Daniel Hanai

 

UNESP

Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" 

Reitor

Pasqual Barretti


Vice-reitor

Maysa Furlan


Pró-reitoria de pós-graduação

Maria Valnice Boldrin

 

IA-UNESP

Instituto de Artes

Diretor

Wagner Francisco Araújo Cintra


Vice-diretor

Maurício Funcia De Bonis


Coordenadora PPGA-Ia

Rosangella Leote


Coordenadora do PROF-ARTES IA

Rejane Galvão Coutinho

 

SEMINÁRIO CORPAS, SABERES E TERRITÓRIOS NAS ARTES E NA EDUCAÇÃO


Idealização

Grupo de Estudos e Pesquisas em Imagem, História e Memória, Mediação, Arte e Educação (GPIHMAE) e Grupo de Estudos Egungun

Líderes do grupo de pesquisa: Profª Dra. Rita Luciana Berti Bredariolli e Profª Dra. Rejane Galvão Coutinho


Equipe Sesc

Angélica de Paula, Graziela Nunes, João Evandro Biazotto, Karina Musumeci, Laís Jesus, Lilian Sales, Nilva Luz, Roberta Della Noce, Suellen Barbosa, Tina Cassie


Comissão Organizadora - GPIHMAE/Grupo de Estudos Egungun

Auana Diniz, Budga Deroby Nhambiquara, Felínio Freitas, Gilvania Santos Silva, Janaína Farias de Souza Ferreira, Levi Fernando, Lucas Oliveira, Moacir Simplício, Miriane Borges, Priscila Leonel, Raquel Santos, Renata Maria, Rodrigo Lopes e Sarah de Castro.


Comissão científica - Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes-Unesp (PPGA-IA) e PROF-ARTES IA

Ana Carolina Toledo, Andrea Luisa Frazão Silva, Erick Henrique Santos Souza, Felinio Freitas, Gabriela Luz, Janaína Farias de Souza Ferreira, Juliana Balduíno, Levi Fernando, Larissa Rachel Gomes Silva, Miriane Borges, Priscila Leonel, Rainy Campos, Raul Felipe Silva Rodrigues, Renata Maria Costa, Rubens dos Santos Celestino, Suzimara Regina Batista Rizzo, Thabata Vecchio, Thiago Nascimento

 

Identidade visual

Darwin Marinho e Rodrigo Lopes


 




Inscrições

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