EDIÇÃO ESPECIAL: PALESTRA MUSICAL
Em mais uma edição do nosso projeto “COP30 em Belém: ciclo de debates e capacitações”, teremos uma proposta totalmente diferente, sensível e inspiradora.
Vamos unir Direito, cultura e música para refletir sobre o papel do regionalismo e da identidade cultural amazônica no contexto da COP30.
Nesta edição especial, o debate vai além das palavras: vamos sentir a Amazônia por meio da arte, compreendendo como expressões culturais podem fortalecer o senso de pertencimento, engajamento social e protagonismo dos povos da região frente aos desafios globais das mudanças climáticas.
E para tornar esse momento verdadeiramente memorável, teremos a enorme honra de receber o mestre Salomão Habib – um dos maiores músicos do Pará, com reconhecimento nacional e internacional, que trará uma palestra musical emocionante e reflexiva, mesclando música, fala e identidade.
Com seu violão, sua sensibilidade e sua trajetória de valorização da cultura paraense, Salomão nos conduzirá por uma jornada sonora que nos fará pensar: como a nossa música, nossas raízes e nossa história podem (e devem) ocupar espaço nas grandes pautas ambientais do mundo?
Este será um encontro para ouvir, sentir, pensar e celebrar a força da cultura amazônica no enfrentamento das crises climáticas e na construção de um futuro mais justo, sustentável e plural.
- Data: 10 de abril de 2025 (quarta-feira)
- Horário: 18h30
- Local: Auditório da UNIESAMAZ – Unidade Municipalidade
🔖 Evento com emissão de certificado para os inscritos previamente.
🎟 Entrada gratuita.
📣 Vagas limitadas!
Sobre o nosso palestrante

Um verdadeiro ícone da música paraense, Salomão Habib é um artista completo e uma referência viva da cultura amazônica. Natural de Belém do Pará, iniciou seus estudos em violão clássico e Teoria Musical no tradicional Conservatório Carlos Gomes, onde mais tarde se tornaria professor por 25 anos, contribuindo diretamente para a formação de novas gerações de músicos.
Sua trajetória acadêmica e artística inclui passagens pelo Pro Arte do Rio de Janeiro, com aperfeiçoamento em Cuba, além de uma importante atuação como professor no curso de Educação Artística com especialização em Música, na Universidade Estadual do Pará (UEPA).
Com uma carreira marcada por excelência e compromisso com a cultura regional, Salomão possui:
46 discos gravados, incluindo um lançado na Alemanha pelo selo Buch Julius
8 DVDs musicais;
Mais de 650 composições autorais;
6 livros publicados.
Como intérprete e compositor, encantou plateias em diversos países — Argentina, Portugal, Cuba, Venezuela, Bélgica, Suíça, Itália — com destaque para a Alemanha, onde realizou 6 turnês em mais de 15 cidades, sempre com grande sucesso de público e crítica.
É também um dedicado pesquisador da vida e obra de To Teixeira, além de coordenador do projeto sociocultural “Cantarolar”, em parceria com a Prefeitura de Belém. Seu trabalho artístico e pedagógico já foi reconhecido pelo UNICEF, e em 2022, foi eleito Imortal da Academia Paraense de Letras, pelo conjunto de sua obra musical.
Entre as muitas honrarias recebidas, destacam-se:
🏅 Comenda Mérito Cultural
🏅 Medalha Waldemar Henrique
🏅 Medalha Verequete
🏅 Título de Destaque Cultural
🏅 Prêmio Profissionais da Música (2023)
E, em 2024, sua obra foi consagrada como Patrimônio de Natureza Imaterial do Estado do Pará, consolidando seu nome na história como um guardião da nossa identidade sonora.
Com sua arte, sua sensibilidade e sua paixão pela cultura amazônica, Salomão Habib transforma cada apresentação em uma verdadeira aula de pertencimento. E é com enorme alegria que o receberemos nesta edição especial do projeto “COP30 em Belém”, para uma palestra musical que promete tocar muito mais que os ouvidos — mas também o coração e a consciência de todos nós.