"color" red
Seminário Internacional Conversações: pesquisar e pensar com a escola

Seminário Internacional Conversações: pesquisar e pensar com a escola

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Seminário Internacional Conversações

pesquisar e pensar com a escola

Evento - ONLINE

É um evento fruto de parcerias institucionais nacionais e internacionais, cujo objetivo é promover reflexões e conversas sobre novas formas de pesquisar com as escolas. O tema de pesquisar com as escolas, a partir de novas formas teóricas, metodológicas, epistemológicas e políticas vem ganhando força com base nas pesquisas em educação que interrogam métodos conservadores de olhar para escolas e os sujeitos de maneira fria e distante. Percebemos que existe um outro modo de se relacionar com as escolas e com os conhecimentos que emergem dos diálogos entre escolas e universidades (GARCIA, 2015).

 

O momento de pandemia que atravessamos, a ausência de políticas públicas afirmativas, os ataques às escolas públicas e aos professores, em geral, nos impulsionam a pensar novas rotas, outras formas de interagir com os nossos “objetos e dados de pesquisa”. Os seminários e congressos são espaços de debates, de críticas, de conversas; lugares de fomento de novas ideias, de novas parcerias e, assim, este é proposto como um convite a Conversações.
 

Temos como premissa metodológica e política abrir a conversa para escutar quem está cotidianamente fazendo e pensando com escolas, seja no Brasil ou em outros países. Com isso, queremos promover um cruzamento entre escola e universidade, convidando professores das escolas básicas e das universidades, além de alunos de graduação e pós- graduação nacionais e internacionais, para partilharmos espaços de atenção e conversação, de constelação de conhecimentos e saberes. É nessa direção que o Seminário Conversações segue; deslocando e promovendo encontros, afetos, afecções, desejos, compartilhando experiências e inspirações, democratizando o espaço e os tempos das nossas instituições.

Submissão de Trabalhos


EIXOS TEMÁTICOS


1- Saberes, práticas e experiências pedagógicas instituintes.

2- Processos formativos, Redes e Coletivos Docentes.

3- Modos de fazer existir a pesquisa com os cotidianos escolares: Cartografias, Rizomas e Devires.

4- As Epistemologias do Sul e Descolonizadas nas Escolas.

5- Cotidianos, Diferenças e Interseccionalidades na cena educativa.


INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES DE RESUMOS

As inscrições no evento deverão ser realizadas via plataforma do Even3 em cada uma das atividades apresentadas na programação do seminário para emissão do certificado. Acesse aqui a página das inscrições Realizar Inscrição


As submissões dos resumos deverão ser realizadas via Formulário de Submissão


SUBMISSÃO DE RESUMOS EM LIBRAS


Resumos em vídeo de até 5 min, no máximo. 

É necessário constar no resumo:


1- O eixo temático e o título do trabalho.

2- Três palavras-chave (ideias/ conceitos que sintetizam o trabalho apresentado).

3- Apresentar o modo como foi desenvolvida a pesquisa ou realizada a experimentação.

4- Explicitar as aprendizagens e/ou as reflexões a partir da pesquisa/ experimentação.

5- Referências das obras citadas durante o vídeo.

6- Os resumos em Libras, aprovados, poderão ser publicados no Canal do Conversações no Youtube, mediante autorização do autor.


Ao realizar o resumo em Libras, atentar para a iluminação. É muito importante que as mãos estejam visíveis durante toda a sinalização.


Ao enviar o resumo em Libras, sinalizar localidade e instituição dos autores (no máximo 3). 

A autoria deverá constar apenas no formulário de envio. Não colocar nome no resumo.


SUBMISSÃO DE RESUMOS EM PORTUGUÊS E/OU ESPANHOL


Os resumos submetidos deverão estar em consonância com algum eixo temático do evento; apresentando, de forma coesa, a justificativa, os objetivos, a metodologia, as considerações finais ou parciais da investigação a ser apresentada. Quanto à forma, devem cumprir as normas a seguir:


1- Eixo Temático:

2- Título da investigação:

3- Autor(es): (serão aceitos resumos com até 3 autores, e submissão de até 2 trabalhos por autor  - seja em autoria ou co-autoria).

4- Palavras-chave (no máximo três, separadas por ponto):

5- O corpo do texto deve conter, no mínimo, 500 palavras e, no máximo, 1000 palavras, espaçamento 1,5pt; fonte Times New Roman, tamanho 12pt, alinhamento justificado.

6- As Referências devem vir abaixo do texto, seguindo as normas da ABNT.

7- Os textos devem ser enviados ao final do formulário de submissão, em PDF.

8- A revisão textual dos resumos é de responsabilidade dos autores.


SUBMISSÃO DE MATERIAIS PARA A MOSTRA DE PROFESSORES-ARTISTAS


A Mostra de Professores-Artistas é um espaço/mural virtual para compartilhar criações de professores/as que artistam suas práticas e experiências na e com a escola (e universidade), suas vidas-profissões.


Os envios deverão ocorrer através do formulário, indicando que se trata de uma submissão para a Mostra. Cada material poderá ter até 3 autores.


Poderão ser enviados/as:

- poemas e textos literários em geral de autoria própria;

- fotografias, pinturas e imagens fixas de autoria própria;

- pequenos registros experienciais relacionados à prática docente;

- vídeos curtos (até 1min).



CRONOGRAMA DAS SUBMISSÕES

Início das submissões: 27/02 até 25/04.

Período das avaliações: 27/03 até 11/05 . 

Resultado: 12/05.


Os RESUMOS serão publicados com ISSN.


FORMAS DE APRESENTAÇÃO

Apresentações em Powerpoint, Canvas, Cards, Mural Virtual (Ex: Padlet), Vídeos (duração máxima de 5 minutos ou 1 minutos, no caso da Mostra), Sites, Blogs, Portfólio, Fotografias.


PUBLICAÇÃO DE TEXTOS COMPLETOS

Os autores com trabalhos apresentados no Seminário, que desejarem, poderão enviar texto completo até o dia 30 de junho de 2022, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado.


Os textos deverão ser enviados para o e-mail conversacoes2022@gmail.com 


Os textos serão organizados por temas e poderão ser publicados em periódicos acadêmicos qualificados, através de dossiês temáticos, conforme eixos do evento.

Nesse caso, os autores serão consultados sobre sua concordância e orientados sobre formatação e forma de envio para a revista.



1- Saberes, práticas e experiências pedagógicas instituintes.


 André Regis - CAp/ UFRJ

Clarrisa Quintanilha - FFP/UERJ

Débora Barreiros - UERJ/UNESA

Guilherme do Val Toledo Prado – Unicamp

Gustavo Diniz - UFRJ/ SME- Mangaratiba

Lidiane Macambira - FFP/UERJ

Luis Porta – UNMdP/Conicet

María Yanet Gómez Sosa – Universidad de Antioquia

Rafael Honorato – UFPB

Soymara Emiliao - CAp/ UERJ - SME- Niterói

Stella Maria Pedrosa - UNESA

 

2- Processos formativos, Redes e Coletivos Docentes.

 

Adelson Oliveira - UNIVASF

Adrianne Ogêda Guedes - UNIRIO

Daniel Suárez – Universidad de Buenos Aires

Elizabeth Orofino Lucio – UFPA

Fábio Amorim - Faculdade Estácio de Sá - Vitória

Gabriel Murrillo – Universidad de Antioquia

Guilherme Stribel – UNESA

Jane Rios – UNEB

Patricia Baroni - UFRJ

 

3- Modos de fazer existir a pesquisa com os cotidianos escolares: Cartografias, Rizomas e Devires.

 

Alexandra Garcia - UERJ

Leonardo Peixoto - UEA

Luciana Andréia Rodrigues Furtado – INES/ UNR

Luz Mary Balbín – Lucitania Paz de Colombia

Maria Luiza Süssekind - UNIRIO

Rafael Marques Gonçalves - UFAC

Vanessa Mandriola - INES

 

4- As Epistemologias do Sul e Descolonizadas nas Escolas.

 

Adriano Vargas - UFF

Graça Reis – Cap/UFRJ

Inês Barbosa de Oliveira - UNESA

Jussara Cassiano Nascimento - CBNB

Maria Marta Yedaide – UNMdP

Marina Campos - CAp/UFRJ

Tiago Sandro – UFF

 

5- Cotidianos, Diferenças e Interseccionalidades na cena educativa.

 

Camila Machado de Lima – CPII

Carolina Morgado – INES/ UNR

Iris Verena Oliveira – UNEB

Jonê Carla Baião – Cap/UERJ

Márcio Caetano – UFPel

Vanessa Lesser - INES

Shirley Vilhalva – UFMS

Thiago Luiz Alves dos Santos – CBNB

 Paula de Almeida Castro - UEPB

 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Programação

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Trabalhos Aprovados

Lista de Trabalhos aprovados por Eixo e Sala de Apresentação
Acesse a lista AQUI

Mostra de Professores-artistas

Acesse o Padlet e veja nossa Mostra de Professores-artistas.

https://padlet.com/conversacoes2022/k7gjxj9h3dvgeoi9


Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Organização do Evento

COORDENAÇÃO DO EVENTO

Allan Rodrigues/ UNESA.


ORGANIZAÇÃO GERAL DO EVENTO

Allan Rodrigues/ UNESA.

Luís Paulo Borges/ CAp/UERJ.

Tiago Ribeiro/ INES


COMISSÃO ORGANIZADORA

Adelson Oliveira - UNIVASF

Aline Dorneles - FURG

Caue de Camargo - IBC

Francisco Ramallo - UNMdP/ Conicet

Lucia Vignoli - INES

Rafael Marques Gonçalves - UFAC

Rossana Godoy Lenz - UNIVERSIDAD DE LA SERENA

Simone Berle - CAp/UFF


GRUPOS E REDES ORGANIZADORAS

ArteGestoAção, INES, Brasil

Fórum Permanente de Pesquisa Narrativa (FOPPEN), UFRJ, Brasil

Grupo de Estudos e Pesquisas: Conversações Curriculares e Coletivos Docentes, UNESA, Brasil

Grupo de Estudos e Pesquisa (Re)imaginação Curriculares da Escola e do Futuro com as Infâncias e Juventudes (GEPRIF), UERJ, Brasil

Grupo de Pesquisa Inclusão, Bilinguismo e Educação de Surdos (GPIBES), INES, Brasil

Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF), UNIRIO, Brasil

Pedagorgia, UNMdP, Argentina

Programa de Doctorado en Investigación Narrativa y (Auto)biográfica, UNR, Argentina

Red Investigaciones-Vida (RIV), UNMdP, Argentina; INES, Brasil; Universidad de La Serena, Chile

Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad), Brasil


DESIGN

Ilana Maria Martins - CAp/UFRJ






Apoio Financeiro


         

Nossas Mídias Sociais

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}