"color" red
Este é um evento online
pesquisar e pensar com a escola
Evento - ONLINE
É um evento fruto de parcerias institucionais nacionais e internacionais, cujo objetivo é promover reflexões e conversas sobre novas formas de pesquisar com as escolas. O tema de pesquisar com as escolas, a partir de novas formas teóricas, metodológicas, epistemológicas e políticas vem ganhando força com base nas pesquisas em educação que interrogam métodos conservadores de olhar para escolas e os sujeitos de maneira fria e distante. Percebemos que existe um outro modo de se relacionar com as escolas e com os conhecimentos que emergem dos diálogos entre escolas e universidades (GARCIA, 2015).
O momento de pandemia que atravessamos, a ausência de políticas públicas afirmativas, os ataques às escolas públicas e aos professores, em geral, nos impulsionam a pensar novas rotas, outras formas de interagir com os nossos “objetos e dados de pesquisa”. Os seminários e congressos são espaços de debates, de críticas, de conversas; lugares de fomento de novas ideias, de novas parcerias e, assim, este é proposto como um convite a Conversações.
Temos como premissa metodológica e política abrir a conversa para escutar quem está cotidianamente fazendo e pensando com escolas, seja no Brasil ou em outros países. Com isso, queremos promover um cruzamento entre escola e universidade, convidando professores das escolas básicas e das universidades, além de alunos de graduação e pós- graduação nacionais e internacionais, para partilharmos espaços de atenção e conversação, de constelação de conhecimentos e saberes. É nessa direção que o Seminário Conversações segue; deslocando e promovendo encontros, afetos, afecções, desejos, compartilhando experiências e inspirações, democratizando o espaço e os tempos das nossas instituições.
EIXOS TEMÁTICOS
1- Saberes, práticas e experiências pedagógicas instituintes.
2- Processos formativos, Redes e Coletivos Docentes.
3- Modos de fazer existir a pesquisa com os cotidianos escolares: Cartografias, Rizomas e Devires.
4- As Epistemologias do Sul e Descolonizadas nas Escolas.
5- Cotidianos, Diferenças e Interseccionalidades na cena educativa.
INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES DE RESUMOS
As inscrições no evento deverão ser realizadas via plataforma do Even3 em cada uma das atividades apresentadas na programação do seminário para emissão do certificado. Acesse aqui a página das inscrições Realizar Inscrição
As submissões dos resumos deverão ser realizadas via Formulário de Submissão
SUBMISSÃO DE RESUMOS EM LIBRAS
Resumos em vídeo de até 5 min, no máximo.
É necessário constar no resumo:
1- O eixo temático e o título do trabalho.
2- Três palavras-chave (ideias/ conceitos que sintetizam o trabalho apresentado).
3- Apresentar o modo como foi desenvolvida a pesquisa ou realizada a experimentação.
4- Explicitar as aprendizagens e/ou as reflexões a partir da pesquisa/ experimentação.
5- Referências das obras citadas durante o vídeo.
6- Os resumos em Libras, aprovados, poderão ser publicados no Canal do Conversações no Youtube, mediante autorização do autor.
Ao realizar o resumo em Libras, atentar para a iluminação. É muito importante que as mãos estejam visíveis durante toda a sinalização.
Ao enviar o resumo em Libras, sinalizar localidade e instituição dos autores (no máximo 3).
A autoria deverá constar apenas no formulário de envio. Não colocar nome no resumo.
SUBMISSÃO DE RESUMOS EM PORTUGUÊS E/OU ESPANHOL
Os resumos submetidos deverão estar em consonância com algum eixo temático do evento; apresentando, de forma coesa, a justificativa, os objetivos, a metodologia, as considerações finais ou parciais da investigação a ser apresentada. Quanto à forma, devem cumprir as normas a seguir:
1- Eixo Temático:
2- Título da investigação:
3- Autor(es): (serão aceitos resumos com até 3 autores, e submissão de até 2 trabalhos por autor - seja em autoria ou co-autoria).
4- Palavras-chave (no máximo três, separadas por ponto):
5- O corpo do texto deve conter, no mínimo, 500 palavras e, no máximo, 1000 palavras, espaçamento 1,5pt; fonte Times New Roman, tamanho 12pt, alinhamento justificado.
6- As Referências devem vir abaixo do texto, seguindo as normas da ABNT.
7- Os textos devem ser enviados ao final do formulário de submissão, em PDF.
8- A revisão textual dos resumos é de responsabilidade dos autores.
SUBMISSÃO DE MATERIAIS PARA A MOSTRA DE PROFESSORES-ARTISTAS
A Mostra de Professores-Artistas é um espaço/mural virtual para compartilhar criações de professores/as que artistam suas práticas e experiências na e com a escola (e universidade), suas vidas-profissões.
Os envios deverão ocorrer através do formulário, indicando que se trata de uma submissão para a Mostra. Cada material poderá ter até 3 autores.
Poderão ser enviados/as:
- poemas e textos literários em geral de autoria própria;
- fotografias, pinturas e imagens fixas de autoria própria;
- pequenos registros experienciais relacionados à prática docente;
- vídeos curtos (até 1min).
CRONOGRAMA DAS SUBMISSÕES
Início das submissões: 27/02 até 25/04.
Período das avaliações: 27/03 até 11/05 .
Resultado: 12/05.
Os RESUMOS serão publicados com ISSN.
FORMAS DE APRESENTAÇÃO
Apresentações em Powerpoint, Canvas, Cards, Mural Virtual (Ex: Padlet), Vídeos (duração máxima de 5 minutos ou 1 minutos, no caso da Mostra), Sites, Blogs, Portfólio, Fotografias.
PUBLICAÇÃO DE TEXTOS COMPLETOS
Os autores com trabalhos apresentados no Seminário, que desejarem, poderão enviar texto completo até o dia 30 de junho de 2022, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado.
Os textos deverão ser enviados para o e-mail conversacoes2022@gmail.com
Os textos serão organizados por temas e poderão ser publicados em periódicos acadêmicos qualificados, através de dossiês temáticos, conforme eixos do evento.
Nesse caso, os autores serão consultados sobre sua concordância e orientados sobre formatação e forma de envio para a revista.
1- Saberes,
práticas e experiências pedagógicas instituintes.
André Regis - CAp/ UFRJ
Clarrisa
Quintanilha - FFP/UERJ
Débora Barreiros -
UERJ/UNESA
Guilherme do Val
Toledo Prado – Unicamp
Gustavo Diniz -
UFRJ/ SME- Mangaratiba
Lidiane Macambira -
FFP/UERJ
Luis Porta –
UNMdP/Conicet
María Yanet Gómez
Sosa – Universidad de Antioquia
Rafael Honorato –
UFPB
Soymara Emiliao -
CAp/ UERJ - SME- Niterói
Stella Maria
Pedrosa - UNESA
2- Processos
formativos, Redes e Coletivos Docentes.
Adelson Oliveira - UNIVASF
Adrianne Ogêda
Guedes - UNIRIO
Daniel Suárez –
Universidad de Buenos Aires
Elizabeth Orofino
Lucio – UFPA
Fábio Amorim -
Faculdade Estácio de Sá - Vitória
Gabriel Murrillo –
Universidad de Antioquia
Guilherme Stribel –
UNESA
Jane Rios – UNEB
Patricia Baroni -
UFRJ
3- Modos
de fazer existir a pesquisa com os
cotidianos escolares: Cartografias, Rizomas e Devires.
Alexandra Garcia -
UERJ
Leonardo Peixoto -
UEA
Luciana Andréia
Rodrigues Furtado – INES/ UNR
Luz Mary Balbín –
Lucitania Paz de Colombia
Maria Luiza
Süssekind - UNIRIO
Rafael Marques
Gonçalves - UFAC
Vanessa Mandriola -
INES
4- As
Epistemologias do Sul e Descolonizadas nas Escolas.
Adriano Vargas -
UFF
Graça Reis –
Cap/UFRJ
Inês Barbosa de
Oliveira - UNESA
Jussara Cassiano
Nascimento - CBNB
Maria Marta Yedaide
– UNMdP
Marina Campos -
CAp/UFRJ
Tiago Sandro – UFF
5- Cotidianos,
Diferenças e Interseccionalidades na cena educativa.
Camila Machado de
Lima – CPII
Carolina Morgado –
INES/ UNR
Iris Verena
Oliveira – UNEB
Jonê Carla Baião –
Cap/UERJ
Márcio Caetano –
UFPel
Vanessa Lesser -
INES
Shirley Vilhalva –
UFMS
Thiago Luiz Alves
dos Santos – CBNB
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
Acesse o Padlet e veja nossa Mostra de Professores-artistas.
https://padlet.com/conversacoes2022/k7gjxj9h3dvgeoi9
{{item.nome}}
{{item.nome}}
COORDENAÇÃO DO EVENTO
Allan Rodrigues/ UNESA.
ORGANIZAÇÃO GERAL DO EVENTO
Allan Rodrigues/ UNESA.
Luís Paulo Borges/ CAp/UERJ.
Tiago Ribeiro/ INES
COMISSÃO ORGANIZADORA
Adelson Oliveira - UNIVASF
Aline Dorneles - FURG
Caue de Camargo - IBC
Francisco Ramallo - UNMdP/ Conicet
Lucia Vignoli - INES
Rafael Marques Gonçalves - UFAC
Rossana Godoy Lenz - UNIVERSIDAD DE LA SERENA
Simone Berle - CAp/UFF
GRUPOS E REDES ORGANIZADORAS
ArteGestoAção, INES, Brasil
Fórum Permanente de Pesquisa Narrativa (FOPPEN), UFRJ, Brasil
Grupo de Estudos e Pesquisas: Conversações Curriculares e Coletivos Docentes, UNESA, Brasil
Grupo de Estudos e Pesquisa (Re)imaginação Curriculares da Escola e do Futuro com as Infâncias e Juventudes (GEPRIF), UERJ, Brasil
Grupo de Pesquisa Inclusão, Bilinguismo e Educação de Surdos (GPIBES), INES, Brasil
Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF), UNIRIO, Brasil
Pedagorgia, UNMdP, Argentina
Programa de Doctorado en Investigación Narrativa y (Auto)biográfica, UNR, Argentina
Red Investigaciones-Vida (RIV), UNMdP, Argentina; INES, Brasil; Universidad de La Serena, Chile
Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad), Brasil
DESIGN
Ilana Maria Martins - CAp/UFRJ