Dia da Consciência Negra do IFBA Campus Brumado: “Afrofuturismo: o futuro é negro – o passado e o presente também"

Dia da Consciência Negra do IFBA Campus Brumado: “Afrofuturismo: o futuro é negro – o passado e o presente também"

presencial IFBA Campus Brumado - Brumado - Bahia - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O Dia da Consciência Negra do IFBA Campus Brumado ocorrerá nos três turnos do dia 20 de Novembro com mesas de debate, oficinas da cultura afro-brasileira, feira das nações africanas, desfile de moda Afrofuturista e espaço cultural Gilberto Gil. O tema será: "Afrofuturismo: o futuro é negro – o passado e o presente também".
 Podemos entender o Afrofuturismo como um movimento estético, social e cultural que combina elementos da ficção científica e da fantasia com temáticas não-ocidentais, com ênfase na cultura africana. Como pano de fundo, as temáticas costumam retratar os dilemas da população negra e questionar eventos históricos ligados ao racismo e à discriminação racial. O movimento é interdisciplinar: engloba arte, estética, moda, música, cinema, ciências, história. Nesse contexto é possível envolver a comunidade acadêmica relacionando diversas atividades, projetos e disciplinas que existem na instituição.
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares. O desafio do evento é ressignificar estes marcos históricos da história afro-brasileira e africana. Ressignificar conceitos, contextos e elementos de nossa cultura sobre o ponto de vista da valorização e riquezas da população negra, o que é justamente o centro da temática Afrofuturista e que remete ao verdadeiro significado do dia 20 de novembro: que também somos frutos desses elementos étnico-culturais, que contribuíram de várias maneiras para a formação da sociedade brasileira. Em meio à diversidade de valores e culturas a que estamos inseridos, faz-se necessário repensarmos nossas ações dentro e fora da instituição diante das atitudes de desrespeito com a população afrodescendente que forma a maioria da população brasileira sendo historicamente discriminados e desrespeitados em suas raízes e manifestações.

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}