O escritor africano Amadou Hampaté Bá 2010 afirma que a oralidade é a principal herança de conhecimento para se entender a história africana.
É com esse pensamento que iniciamos nossos passos em torno da importância do Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana para crianças através da oralidade
Na contação de histórias ancestrais que envolvem a ludicidade, encontramos os(as) griôs personagens africanos responsáveis por transmitir as histórias, contribuindo com o diálogo entre o passado e o presente das diversas culturas.
A prática do diálogo crítico e da interação colaborativa entre culturas no ambiente de aprendizagem, envolvendo aspectos familiares e comunitários, chamamos de Interculturalidade. Esta é a base metodológica para a Educação das Relações Étnico Raciais na atualidade.
A prática docente deve interagir com a comunidade e a família para que a construção dos significados culturais ou a ressignificação dos estereótipos seja feita em diálogo (CAMPOS, 2020, p. 04)
Referência:
CAMPOS, Luanda Martins. Seguindo os passos dos griôs: caderno com orientações metodológicas. São Luís/MA: UFMA; PPGEEB, 2020