APRESENTAÇÃO
A sustentabilidade, por definição geral, é entendida como uma característica de um sistema ou processo que permite sua permanência e funcionalidade a longo prazo. Assim, é empregada em diversos contextos, áreas do conhecimento e setores profissionais, com suas particularidades, mas um fulcro: a capacidade de conservação. Diversas práticas têm sido adotadas visando o uso e a gestão de recursos naturais e/ou construídos para suprir demandas sociais e econômicas das comunidades biológicas, das mais diversas espécies, e ao mesmo tempo garantir que tais recursos estejam disponíveis para as futuras gerações.
Nesse contexto, foi criado o Congresso Nacional de Práticas Interdisciplinares e Sustentabilidade, evento que vem sendo realizado anualmente, totalmente online. Os eventos remotos, de âmbito nacional, possibilitam maior integração entre pesquisadores de diversas regiões do Brasil, com menores custos e maior flexibilidade de horário.
Assim, o CONPIS espera possibilitar, em mais uma edição, o diálogo, interdisciplinar, entre coletivos, profissionais, docentes, pesquisadores e organizações que estejam atuando em favor da pretensa sustentabilidade, e fomentar mudanças e avanços conceituais e teóricos, estratégias e recursos inovadores, relatos de experiência e perspectivas futuras para as práticas sustentáveis.
EDIÇÕES ANTERIORES:
CONPIS 2022: Anais | Livro "SUSTENTABILIDADE" (v. 1)
CONPIS 2023: Anais | Livro "SUSTENTABILIDADE" (v. 2)
CONPIS 2024: Anais | Livro "SUSTENTABILIDADE" (v. 4)
ÁREAS TEMÁTICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Serão aceitas submissões de trabalhos empíricos, de revisão e relatos de experiência que abordem mudanças e avanços conceituais e teóricos, apresentem estratégias e recursos inovadores e comuniquem perspectivas futuras vinculadas às seguintes áreas temáticas:
Dimensão ambiental: essa área temática pretende articular experiências e resultados de pesquisas voltadas ao levantamento e caracterização da diversidade natural - geológica e/ou biológica, bem como àquelas voltadas ao uso sustentável de recursos naturais: estudos de avaliação de impactos, planos de manejo, de gestão e de conservação da geo e biodiversidade, iniciativas de educação ambiental, divulgação científica e/ou formação continuada de profissionais para a gestão ou educação ambiental.
Dimensão social: essa área temática pretende articular iniciativas, pesquisas e práticas socioeconômica e socioeducativas voltadas ao diagnóstico e à superação de desigualdades sociais e da exclusão, de qualquer natureza (étnico-racial, de gênero, de credo) incluindo àquelas que fomentem a governança, a inclusão de pessoas com deficiências, a saúde, a longevidade e o bem-estar, a cidadania, a democratização do acesso ao conhecimento e a participação política.
Dimensão econômica: : essa área temática terá enfoque nos processos e cadeias produtivas, seja de iniciativa pública ou privada, visando o compartilhamento de experiências, práticas e resultados relacionadas e na interface dos setores primário, secundário ou terciário. O foco será na obtenção, extração e beneficiamento de recursos naturais tidos com matéria prima. Estudos voltados à valoração de serviços e recursos ambientais também serão bem vindos. Além disso, serão aceitos estudos e práticas relacionados à destinação segura e sustentável dos resíduos, bem como métodos de reuso e logística reversa, as tendências e vantagens da diversificação de matrizes energéticas no Brasil. Além disso, tendências da biotecnologia para a recuperação de áreas degradadas/contaminadas devido a atividades econômicas. No setor terciário, serão discutidas tendências, padrões e alternativas de consumo, serviços e bens relacionados com a sustentabilidade
Pesquisadores e instituições envolvidas
Confira os membros do conselho científico
Editora-chefe:
Profa. Ma. Eliza C. Wenceslau (Diretora da Reconecta Soluções; Mestra em Ensino pela UNICAMP) CV LATTES
Profa. Dra. Tatiane Scarpelli (Doutora em Biociências pela UNESP) CV LATTES
Corpo editorial consultivo (Ciclo 2025 - abr/2025-mar/2026)
Profa. Dra. Adelir Aparecida Marinho de Barros (Doutora em Educação pela PUC) CV LATTES
Profa. Dra. Aline do Carmo França Botelho (Doutora em Ciências - Parasitologia pela UFMG) CV LATTES
Profa. Dra. Danielle Marafon (Doutora em Educação pela PUC/PR) CV LATTES
Prof. Dr. Danilo Wenseslau Ferrari (Doutor em História pela UNESP) CV LATTES
Profa. Dra. Priscila Pereira Coltri (Doutora em Engenharia Agrícola pela UNICAMP) CV LATTES
Profa. Dra. Vanessa Schweitzer dos Santos (Doutora em Qualidade Ambiental pela FEEVALE) CV LATTES
Instruções de elaboração e envio do vídeo de apresentação.
1 Instruções de elaboração e envio do vídeo
- Apenas trabalhos aprovados podem ser apresentados;
- Todos os autores devem estar devidamente inscritos no evento e terem efetuado o pagamento da inscrição;
- Os vídeos/apresentações deverão ter entre 05 e 10 minutos para apresentação de resumos/ trabalhos completos, e de 15 a 20 minutos para apresentação dos capítulos;
- Para gravação, pode-se utilizar o programa de preferência dos apresentadores (power point, editores de vídeo, gravação de tela do google meet, canva, etc);
- Não há template para a apresentação, ficando a critério dos apresentadores. Quem quiser utilizar a logo do evento, está disponível abaixo.
- Os vídeos deverão ser enviados até dia 21/06 às 23h59, para que possamos alocar os vídeos na plataforma;
- É OBRIGATÓRIO RENOMEAR O ARQUIVO DO VÍDEO ANTES DE ENVIAR, COM O TÍTULO DO TRABALHO EM CAIXA ALTA (E APENAS ESSA INFORMAÇÕES) - DESCUMPRIMENTO DA REGRA PODE LEVAR À NÃO EXIBIÇÃO DO VÍDEO;
- O arquivo deverá ser enviado pelo formulário: https://forms.gle/yeGDip52rqRnn4LWA
1.1 Observações
- A apresentação é obrigatória para RESUMO SIMPLES;
- A apresentação não é obrigatória para resumo expandido e capítulos de livro, todos os trabalhos aceitos nessas modalidades serão publicados, independentemente de terem sido apresentados, porém o certificado de apresentação de trabalho será disponibilizado somente para os de trabalhos apresentados;
- Os participantes que optarem por não apresentar o trabalho, receberão normalmente o certificado de participação no congresso;
- Todos os trabalhos aceitos serão publicados, independentemente de terem sido apresentados.
2 Como funcionará o acesso aos vídeos
Para otimização do tempo e melhor organização, as apresentações de trabalho serão gravadas e disponibilizadas aos demais participantes, pois problemas de conexão são recorrentes e em apresentações síncronas poderiam resultar em atraso. Todos os vídeos estarão disponíveis para acesso, via plataforma Even3, em uma playlist restrita aos participantes durante todo o congresso. Os participantes podem entrar e deixar comentários. Os autores devem entrar durante o dia para ver se teve interações e responder os demais congressistas.
3 Considerações finais
Parabenizamos novamente os autores pelos trabalhos e contamos com a participação de todos.