O Consórcio de NEABs, NEABIs e Grupos Correlatos (CONNEABs) foi criado em 2004, durante o III COPENE, realizado na Universidade Federal do Maranhão, uma após a aprovação da Lei 10.639/2003 com o objetivo de acompanhar e avaliar, subsidiar e estimular de forma multidisciplinar e interinstitucional as diretrizes nacionais para implementação da educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Desde então, as políticas de ações afirmativas e das políticas de igualdade definiram um novo panorama para a educação e desenvolvimento científico no país. Com efeito, para além das universidades, surgiram outros NEABs e grupos correlatos e, hoje, já são notórias realidades nas instituições de ensino básico, técnico e tecnológico do país. Aos NEABs, NEABIs e Grupos Correlatos surgiram também outras demandas acadêmicas e políticas, dentre os quais, podemos citar: o acesso e a permanência da população negra estudantil nas universidades; maior presença de negrxs em cursos de pós-graduação; a consolidação da área de estudos afro-brasileiros e africanos em suas múltiplas definições e existências na forma de disciplinas obrigatórias, eletivas e optativas em cursos de graduação e, no caso da pós-graduação, na forma de linhas de pesquisa ou programas específicos; e não se pode deixar de mencionar a importância da instalação das comissões de heteroidentificação nos processos seletivos das instituições públicas de ensino. É preciso lembrar que os primeiros NEAB’s foram constituídos em um momento de luta por políticas de igualdade racial, as quais, paulatinamente, se consolidaram em normas que legislam sobre a educação nacional. Muitos NEAB’s surgiram depois, já em sincronia com os efeitos das históricas lutas do movimento negro que resultaram em uma presença maior da população negra no mundo acadêmico, seja na condição de docentes ou de estudantes de graduação e pós-graduação, considerando o exposto o objetivo deste ciclo é utilizar os saberes elaborados no decorrer dessa jornada para construir ações e estratégias de formação antirracista para discentes, docentes e integrantes dos NEABs, NEABIs e grupos correlatos pertencentes ao CONNEABs.