A oficina será híbrida, combinando momentos presenciais e online, possibilitando ao participante um aprofundamento sobre alguns fundamentos teóricos e práticos da Educação Ambiental para o Manejo Integrado do Fogo em Territórios Indígenas. Busca-se discutir conceitos teóricos e exercícios em grupo sobre os instrumentos participativos. Pretende-se que o participante seja capaz de refletir sobre as questões socioambientais e o manejo integrado do fogo. Além disso, elaborar um plano de ação visando a melhoria das condições da qualidade ambiental em territórios de comunidades tradicionais.
MOMENTO I – Apresentação – Dinâmica da apresentação
MOMENTO II - A Educação Ambiental para o Manejo Integrado do Fogo no Brasil –
Projetos de Educação Ambiental e restauração ecológica em desenvolvimento nas TIs. do Maranhão.
MOMENTO III – Instrumentos participativos de Educação Ambiental
1-Entre o Passado, Presente e Futuro – Aspectos conceituais
2- Mapa Falado – Aspectos Conceituais
MOMENTO IV - Instrumentos participativos de Educação Ambiental
4- Matriz de ecossistemas e Matriz de prioridades
5 - Árvore dos Sonhos - Aspectos Conceituais
6- PLANO DE AÇÃO