O I Congresso de UTI surgiu em uma conversa entre 7 acadêmicos da Universidade Estácio de Sá – João Uchôa/CittÀ que almejavam aprofundar seus conhecimentos na área. Fizemos um esboço do evento e o apresentamos ao Centro Acadêmico Albert Sabin e à Coordenação Acadêmica do campus que, não só gostaram da ideia, como apoiaram e contribuíram para o seu desenvolvimento. O que era um esboço, ganhou forma e cresceu, se tornando o I Congresso Acadêmico de UTI da Estácio Città / João Uchôa.
Na nossa Universidade, temos uma cultura muito forte de Ligas Acadêmicas, que são grupos de alunos que se unem para aprofundar o estudo em suas áreas de interesse. Como Terapia Intensiva é uma área que engloba conhecimentos de diversas especialidades e pensando na força de nossas ligas acadêmicas, convidamos 15 ligas para participar do Congresso, para que elas sugerissem temas e palestrantes renomeados que viessem a agregar ao projeto. A ideia espalhou e outras ligas se interessaram. Hoje contamos com 27 ligas associadas em um evento de 3 dias (14, 15 e 16 de Julho) com duração de 22h30 horas.
Para orientar o nosso projeto, foi unânime a escolha do professor Dr. Celso Coelho, Médico Intensivista - TE-AMIB 1986; Doutorado em Saúde coletiva 2008; Responsável pela disciplina de Terapia Intensiva na UNESA - RJ; Diretor do hospital Vital e Presidente da Socierj de 1995-1998. O convite não só foi aceito imediatamente, quanto seu apoio está sendo fundamental para a realização do Congresso!
Motivados pela integralidade e interdisciplinaridade que rege nosso currículo acadêmico e pelo importante papel social da Medicina, que lida diariamente com minorias e estudando a fundo a importância dos determinantes sociais no desenvolvimento da saúde, decidimos ampliar a voz dos não ouvidos. Para isso, pedimos para que as Ligas priorizassem a diversidade. Sendo assim, conseguimos um corpo de palestrantes extremamente qualificado, diverso e com muita representatividade.
Esperamos que esse projeto que nasceu em uma simples conversa venha a contribuir para o crescimento acadêmico de todos!
Att,
Organização
EVENTO ONLINE