Universidade Estadual do Piauí - UESPI / Campus Poeta Torquato Neto, Rua João Cabral, Nº 2231 - Pirajá – CEP: 64.002-150 - Teresina - Piauí - Brasil
Separamos alguns eventos que você irá gostar
I CONGRESSO INTERNACIONAL FACES
DE EROS
PROGRAMAÇÃO
DATA |
HORÁRIO |
ATIVIDADE
|
LOCAL |
28/08/2019 |
14h |
CREDENCIAMENTO |
AUDITÓRIO DA FACIME |
18h |
ABERTURA OFICIAL |
||
ATIVIDADE CULTURAL: • Apresentação do “Quarteto da UFPI” - Camerata: Prof. Samuel Fagundes |
|||
18h30’ |
CONFERÊNCIA DE ABERTURA:
Margens de Eros na ficção portuguesa
contemporânea de autoria feminina Profa. Dra. Maria Araújo da Silva (Sorbonne Université – Paris) |
||
ATIVIDADES DO DIA 29/08/2019
|
|||
HORÁRIO |
ATIVIDADE |
LOCAL |
|
08h às 10h |
MESA REDONDA 01:
Literatura, Erotismo, Corpo e Interdição
Coordenadora: Profa.
Dra. Elizete Albina Ferreira (PUC-GO) Prof. Dr. Paulo
Alberto da Silva Sales (IF Goiano) Prof. Dr. Paulo Petronílio (PUC-GO) Prof. Dr. Divino José Pinto (PUC-GO) |
Auditório do GERATEC |
|
08h às 10h |
MESA-REDONDA 02:
Eras de Eros Coordenadora: Profa.
Dra. Isabel Ponce de Leão (UFP)
Profa. Dra. Maria do Carmo Mendes (PUC - GO) Profa. Dra. Maria de Fátima Gonçalves Lima (Uminho/Porto) |
Laboratório de Artes |
|
10h às 12h |
MESA-REDONDA 03:
Em Busca do Êxtase Perdido: Erotismo e Religião na Literatura e no Cinema Coordenadora: Profa.
Dra. Émile Cardoso Andrade (UEG – Campus Cora Coralina) Prof. Dr. José Wanderson Lima Torres (UESPI) Prof. Dr. Carlos André Pinheiro (UFPI) |
Auditório do GERATEC |
|
10h às 12h |
MESA-REDONDA 04: Do Belo Amor: Exaltação e Miséria do
Enamorado
Coordenador: Prof.
Dr. Orlando Luiz de Araújo (UFC/PPGLetras) Prof. Dr. Marcelo Almeida Peloggio (UFC/PPGLetras) Prof. Dr. Daniel Rinaldi (Universidad de La República Uruguay) |
Laboratório de Artes |
|
10h |
Coffee
Break
|
Pátio do CCSA/UESPI |
|
14h às 17h30’ |
SESSÕES COORDENADAS Salas do Núcleo de Pós- Graduação – NPG.
|
||
18h |
MESA- REDONDA 05:
Erotismo e Violência nas Narrativas
Literárias
Coordenadora: Profa.
Dra. Maria Suely de Oliveira Lopes (UESPI) Prof. Dr. Cássio Eduardo Soares Miranda (UFPI) Profa. Dra. Clêuma de Carvalho Magalhães (IFPI) |
Auditório do GERATEC |
|
18h |
MESA- REDONDA 06:
As Mil e uma Faces das Representações do
Amor Homoerótico na Literatura Coordenadora: Profa.
Dra. Sueleny Ribeiro Carvalho (UFSM/UFPI/SEMED) Prof. Dr. Rubenil da Silva Oliveira (UFMA) Prof. Dr. Luciano Ferreira
da Silva (UESPI) Roberto Muniz Dias (Escritor) |
Laboratório de Artes |
|
ATIVIDADES DO DIA 30/08/2019
|
|||
HORÁRIO |
ATIVIDADE |
LOCAL |
|
08h às 10h |
MESA-REDONDA 01:
Literatura Feminina e Erotismo Coordenadora: Profa.
Dra. Algemira de Macêdo Mendes (UESPI) Prof. Dr. Yuri Brunello (UFC) Prof. Dra. Emília Rafaelly Soares Silva (IFPI / UFC) |
Auditório do GERATEC |
|
08h às 10h |
MESA-REDONDA 02:
Erotismo e Psicanálise Coordenador: Prof.
Dr. Fábio Leonardo Castelo Branco Brito (UFPI) Profa. Dra. Lídia Pessoa (UFPI) Prof. Dr. Cássio Eduardo Soares Miranda (UFPI) Profa. Dra. Maria Cristiana Távora (UFPI) |
Laboratório de Artes |
|
10h |
Coffee
Break |
Pátio do CCSA/UESPI
|
|
10h às 12h |
MESA-REDONDA 03:
O Erotismo nas Músicas Religiosas
Coordenadora: Profa.
Dra. Yls Rabelo Câmara (IFCE/UECE) Prof. Dr. Hugo Filgueiras de Araújo (UFC) Profa. Dra. Fabiana dos
Santos Lima (IFCE) |
Auditório do GERATEC |
|
10h às 12h |
MESA-REDONDA 04: Manifestações do Erotismo na Literatura do
Século XIX Coordenadora: Profa.
Dra. Natália Gonçalves de Souza Santos (UESPI) Prof. Dr. Júlio Cezar Bastoni da Silva (UFC) Profa. Dra. Lettícia Batista Rodrigues Leite (ANHIMA) |
Laboratório de Artes |
|
14h às 17h30’ |
SESSÕES COORDENADAS |
Salas do Núcleo de Pós- Graduação – NPG. |
|
PÔSTERES
|
Pátio Central da UESPI
|
||
18h |
ENCERRAMENTO: MESA PLENÁRIA Prof. Dr. Fernando Curopos (Sorbonne Université – Paris) Prof. Dr. Fábio Mário da Silva
(UNIFESSPA) |
Auditório do GERATEC |
Endereço do local de abertura (Auditório da FACIME): R. Olavo Bilac, 2335 - Centro (Sul), Teresina - PI, 64001-280.
As atividades dos dias 29 e 30 serão realizadas no Campus Torquato Neto, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI.
I CIRCULAR
TERESINA- UESPI- BRASIL - 28-30 de agosto de 2019
ESTRUTURA DO EVENTO:
·CONFERÊNCIAS
·MESAS REDONDAS
·MESA-PLENÁRIAS
·SESSÕES DE COMUNICAÇÕES
·PÔSTERES
Local: UNIVERSIDADE
ESTADUAL DO PIAUÍ – TERESINA – PIAUÍ – BRASIL – Campus
Torquato Neto
REALIZAÇÃO:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI /UESPI/ NELG / NELIPI
SORBONNE UNIVERSITÉ
UNIVERSIDADE DE
LISBOA/CLEPUL
UNIVERSIDADE FEDERAL
DO SUL E SUDESTE DO PARÁ
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
Desde a publicação de
Le paradoxe de l'érotisme (1955) e
depois de La littérature et le mal e
L'érotisme, ambas de 1957, Georges Bataille se afirma como um dos
escritores de referência mundial para o estudo sobre o erotismo, temática já
bastante presente nos trabalhos desenvolvidos por Sigmund Freud. Na senda de
Bataille, muitos outros escritores intentaram refletir sobre o tema, entre os
quais Octavio Paz e Francesco Alberoni. Por outro lado, os estudos de gênero e
as teorias queers deram azo a uma
abertura maior na academia para se tratar de tais temáticas, por vezes,
consideradas transgressoras e marginais. Este Congresso Internacional Faces de Eros centra-se nos estudos sobre o
erotismo nas literaturas e culturas luso-afro-brasileiras e surge na sequência
da Jornada de Estudos “As Margens de
Eros”, realizada na Sorbonne Université (Paris), em 2018, e procura
refletir sobre o erotismo nas suas mais variadas perspectivas, de acordo com as
seguintes linhas de investigação:
EIXOS TEMÁTICOS:
1-EROTISMO NO
CONTEXTO BRASILEIROS
2-EROTISMO NO
CONTEXTO AFRICANOS
3-EROTISMO NO
CONTEXTO PORTUGUÊS
4-EROTISMO E
LITERATURA
5-EROTISMO E TEATRO
6-EROTISMO E CINEMA
7-EROTISMO E
PSICANÁLISE
8-EROTISMO E
SOCIOLOGIA
9-EROTISMO E SAGRADO
10-EROTISMO E ESTUDOS
DE GÊNERO
11-EROTISMO E TEORIAS
QUEERS
Comissão Organizadora Geral:
Algemira de M. Mendes (Univ. Estadual do Piaui)
Fabio Mario da Silva (Univ. Federal do Sul e Sudeste do
Pará/CLEPUL-Univ. de Lisboa)
Fernando Curopos (Sorbonne Université)
Isa Severino (Instituto Politécnico da Guarda)
Maria Araújo da Silva (Sorbonne Université)
Comissão Organizadora Local:
Profa. Dra. Algemira de Macedo Mendes
(UESPI)
Prof. Dr. Diógenes Buenos Aires de Carvalho (UESPI)
Prof. Dr. José Wanderson Lima Torres(UESPI)
Prof. Dr. Douglas Rodrigues de Sousa (UESPI)
Prof. Ma. Joselita Isabel de Jesus
(UESPI)
Profa. Dra. Silvana Pantoja dos Santos
(UESPI / UEMA)
Comissão Científica:
André Corrêa de Sá ( Universidade da
Califórnia- Santa Barbara)
Annabela Rita (Univ. de Lisboa/CLEPUL)
Alberto da Silva (Sorbonne Université)
Alda Lentina (Darlana University)
Constância Lima Duarte (Univ. Federal
de Minas Gerais)
Clêuma Magalhães (Instituto Federal do
Piauí)
Dionísio Vilamaior (Univ.
Aberta/CLEPUL)
Dirlenvalder Loyolla (Univ. Federal do
Sul e Sudeste do Pará)
Fernando Cascais (Univ. Nova de
Lisboa)
Fernando Curopos (Sorbonne Université)
Francisco Topa (Univ. do Porto)
Henrique Borralho (Univ. Estadual do
Maranhão)
Henrique Marques Samyn (Universidade
do Estado do Rio de Janeiro)
Iara Barroca (Univ. Federal de Viçosa)
Izabela Leal (Univ. Federal do Pará)
Isabel Ponce de Leão (Univ. Fernando
Pessoa/ CLEPUL-Univ. de Lisboa)
Jonas Leite (Univ. do Estado do Rio
Grande do Norte)
Jorge Vicente Valentim (Univ. Federal
de São Carlos)
Juliana Queirós (Univ. Federal do
Pará)
Lina Arao (UFRJ-Grupo “Caminho da
violência e a busca da visão compartilhada”/ FME-RJ)
Luís Sobreira (Université de Lille)
Maria Araújo da Silva(Sorbonne
Université)
Maria Lúcia Dal Farra (Univ. Federal
de Sergipe)
Michel Riaudel
(Sorbonne Université)
Maria Suely de Oliveira Lopes (UESPI)
Orlando Luis
Araujo- (Univ.Federal do Ceará)
Roberto Vecchi (Universitá di Bologna)
Teresa Cerdeira (Univ. Federal do Rio
de Janeiro)
Yurgel Pantoja Caldas (Univ. Federal
do Amapá)
André Pinheiro (UFPI)
INFORMAÇÕES E NORMAS PARA ENCAMINHAMENTO DE PROPOSTAS DE MESAS
REDONDAS / COMUNICAÇÕES COORDENADAS E PÔSTERES
DAS MESAS REDONDAS:
·A
mesa deverá ser composta por 3 (três) Doutores (incluindo o proponente);
·A
proposta deverá conter entre 150 (cento e cinquenta) e 300 (trezentas)
palavras, além de palavras-chave;
·O
proponente deverá enviar o resumo da comunicação de cada participante, contendo
entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, além das palavras-chave;
·A
proposta deverá contemplar um dos eixos temáticos do evento;
·As
mesas redondas, cujos proponentes tiverem vínculo institucional distinto entre
si, terão prioridade no aceite. O proponente desempenhará a função de
coordenador da mesa redonda e receberá certificado por esta atuação. A submissão
de propostas de mesas redondas será, a partir do dia 31/01/2019. O participante deverá encaminhar para o e-mail: congressodeeros.uespi@gmail.com ou para página do evento: https://www.even3.com.br/congressofacesdeeros . A data limite para envio
será até o dia 02/04/2019;
·As
cartas de aceite serão encaminhadas até o dia 30/04/2019 por e-mail. Os coordenadores e membros das mesas não
pagarão inscrição no referido evento. Os trabalhos resultantes das
apresentações das mesas redondas serão publicados posteriormente em e-book.
DAS COMUNICAÇÕES COORDENADAS:
·A submissão de propostas de comunicações individuais poderá ser enviada para o e-mail: congressodeeros.uespi@gmail.com disponível a partir do dia 31/01/2019. A data limite para envio será até o dia 26/07/2019. O proponente deverá enviar o resumo contendo entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, além das palavras-chave;
·Os
resumos deverão contemplar um dos eixos temáticos proposto pelo evento;
·As
cartas de aceite serão encaminhadas até o dia 10/08/2019 por e-mail.
.
DOS PÔSTERES:
A submissão de propostas de pôsteres poderá ser enviada para o e-mail: congressodeeros.uespi@gmail.com disponível a partir do dia 31/01/2019. A data limite para envio será até o dia 26/07/2019.
·Poderão
se inscrever como expositores de pôster: alunos/as regularmente matriculados/as
na graduação e graduados/as;
·Cada
trabalho poderá ter até 2 (dois) autores e o/a orientador/a. Na submissão do
resumo deve constar o nome do/a professor/a orientador/a ou responsável (Não é
obrigatória a inscrição no evento o professor/a orientador/a ou responsável);
·O
proponente deverá enviar o resumo contendo entre 100 (cem) e 150 (cento e
cinquenta) palavras, além das palavras-chave.
NOTAS COMPLEMENTARES:
·Cada
participante poderá inscrever até dois trabalhos (autoria individual e
coautoria). Cada autor ou coautor deverá estar devidamente inscrito no evento e
presente durante a apresentação do trabalho para ter direto a certificação;
·Os
alunos que desenvolvem ou desenvolveram projetos de iniciação científica e
trabalhos resultantes de TCCs poderão apresentar uma proposta de trabalho na
Sessão de Comunicação Coordenada.
PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS:
·A
Comissão publicará os trabalhos apresentados nas sessões coordenadas e pôsteres
em forma de anais no prazo aproximado de três meses após o evento;
·Os
participantes que desejarem ter seus textos publicados terão prazo 30 dias após
o término do evento para enviar o arquivo com o trabalho.
NORMAS DE ELABORAÇÃO DE RESUMOS DAS COMUNICAÇÕES
PARA SESSÕES COORDENADAS
O resumo de proposta de comunicação para as SESSÕES COORDENADAS
deverá conter:
a) Título;
b) Nome do (s) autor(es), instituição de origem, CPF;
c) Resumo entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta);
d) Palavras-chave: 4 (quatro);
Observação: só poderão inscrever em comunicações coordenadas
alunos graduandos que estejam participando de PIBIC/PIBID.
NORMAS DE ELABORAÇÃO DE RESUMOS DAS COMUNICAÇÕES PARA ALUNOS DE
GRADUAÇÃO PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARTICIPANTES DE PROJETOS DE PESQUISA DE
INICIAÇÃO CIENTÍFICA CIENTÍFICA (SESSÕES DE COMUNICAÇÕES)
O resumo da proposta de comunicação para as Sessões de
Comunicações deverá conter:
a) Título;
b) Nome do (s) autor(es), instituição de origem, CPF;
c) Resumo entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta);
d) Palavras-chave: 4 (quatro).
Observação: alunos de graduação não poderão inscrever
comunicações nos Simpósios.
NORMAS DE ELABORAÇÃO DE RESUMOS DOS PÔSTERES DE ALUNOS DE
GRADUAÇÃO, GRADUANDOS PARTICIPANTES DE PROJETOS DE PIBIC/PIBID
Os resumos deverão ser enviados para comissão científica do evento pelo congressodeeros.uespi@gmail.com .
O resumo deverá
conter os itens:
a) Título;
b) 300 palavras,
incluindo palavras-chave em espaços simples;
c) 4 (quatro)
palavras-chave;
d) Cada autor/a
poderá inscrever apenas um trabalho;
e) Caso o trabalho
seja aceito, o pôster deverá, obrigatoriamente, ser fixado e retirado pelo/a
participante no dia e local definidos, sendo de responsabilidade do/a
expositor/a. Verificar estas informações na página do evento;
f) Os pôsteres não
devem ser enviados e afixados por terceiros/as. É fundamental a presença do/a
autor/a expositor/a durante a apresentação de seu pôster para a comissão; O
certificado de apresentação de pôster será entregue somente mediante a presença
do/a autor/a.
Os
textos para publicação devem obedecer às seguintes normas:
Os
trabalhos deverão conter entre 8 e 12 páginas para Comunicações
Coordenadas
e
Pôsteres;
De
10 a 15 páginas para palestrantes de
mesa redonda.
Título
–
centralizado, em maiúsculas e negrito (sem grifos).
Nome(s)
do(s) autor(es) –
centralizado, em negrito, uma linha abaixo do título, com maiúscula
só para as letras iniciais, sendo o último nome escrito em
caixa-alta. Logo em seguida, entre parênteses, indicar instituição
a que está vinculado o(s) participante(s). Inserir em nota de
rodapé: titulação, projeto que desenvolve atualmente (caso aluno
de iniciação científica, mestrado ou doutorado), e-mail de cada
um dos participantes.
Resumo
–
a palavra RESUMO em caixa-alta, fonte 12, negrito e maiúscula, três
linhas abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), seguida de dois pontos.
O texto
resumo
deverá ser escrito com recuo de 3 centímetros de margem superior e
esquerda; e 2 centímetros, margens inferior e direita. O resumo
deve ter no mínimo 200
(duzentas)
e no máximo 250
(duzentas e cinquenta) palavras;
Palavras-chave
–
alinhar com as mesmas margens. Corpo de texto 12. A expressão
palavras-chave deverá estar em negrito, seguida de dois pontos.
Máximo: 5 palavras-chave.
Abstract–
mesmas observações sobre o Resumo.
Keywords–
mesmas observações sobre as Palavras-chave.
Texto–
em Times New Roman, corpo 12. Espaçamento 1,5 entre linhas. Não
usar espaçamento entre parágrafos. Usar uma linha de espaço entre
o corpo do texto e os subitens, ilustrações e tabelas, quando
houver.
Parágrafos
–
recuo de primeira linha: 1,25cm.
Subtítulos
–
sem adentramento, em negrito, só com a primeira letra em maiúscula,
sem numeração.
Tabelas
e ilustrações –
(fotografias, desenhos, gráficos etc.) – devem vir prontas para
serem impressas, dentro do padrão geral do texto e no espaço a
elas destinados pelo autor.
Notas
–
devem aparecer ao pé da página, numeradas de acordo com a ordem de
aparecimento. Corpo 10. – Ênfase ou destaque no corpo do texto –
negrito. Palavras em língua estrangeira – itálico.
Citações
–
até três linhas vêm entre aspas (sem itálico), seguidas das
seguintes informações entre parênteses: sobrenome do autor, ano
de publicação e página(s). Com mais de 3 linhas, vêm com recuo
de 4 cm na margem esquerda, corpo menor (fonte 10), sem aspas, sem
itálico e também seguidas do sobrenome do autor, ano de publicação
e página(s). As citações em língua estrangeira devem vir em
itálico e traduzidas em nota de rodapé. Em caso de dúvida,
verificar Associação Brasileira de Normas e Técnicas.
Anexos
–
caso existam, devem ser colocados após as referências, precedidos
da palavra ANEXO, no topo da página, em maiúsculas e negrito, sem
adentramento e sem numeração. Quando constituírem textos já
publicados, devem incluir referência completa, bem como permissão
dos editores para publicação. Recomenda-se que anexos sejam
utilizados apenas quando absolutamente necessários.
Referências
–
devem ser apenas aquelas referentes aos textos citados no trabalho.
A palavra REFERÊNCIAS
deve estar em negrito, sem adentramento, duas linhas antes da
primeira entrada.
TRABALHOS
QUE NÃO ESTIVEREM DE ACORDO COM AS NORMAS NÃO SERÃO PUBLICADOS
VALORES PARA PAGAMENTOS
·Alunos de graduação sem trabalho = R$
40,00 até 30/05/19 e 50,00 até 04/08/19;
·Alunos de graduação com trabalho = R$
50,00 ate 30/05/18 e 60,00 até 04/08/19;
·Alunos da pós-graduação sem trabalho =
R$ 70,00 ate 30/05/19 e 90,00 até 04/08/19;
·Alunos da pós-graduação com trabalho =
R$ 100,00 ate 30/05/19 e 120,00 até 04/08/19;
·Ouvintes: R$ 50,00;
·Demais participantes com trabalhos =
R$ 130,00 ate 30/05/18 e 140,00 até 04/08/19.
Só serão aceitos depósitos
identificados ou transferências na seguinte conta: Algemira de Macedo Mendes
Agência: 0044-2
Conta: 117.823-7
Banco do Brasil
COMISSÃO ORGANIZADORA
{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}
{{item.nome}}
{{item.nome}}