IV CONGRESSO AMAZÔNICO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Com a temática Aprendizagens Amazônicas: culturas e diversidade. Neste ano, ainda sob o novo contexto deflagrado pela pandemia da Covid-19, que já não é mais novo assim, a ciência e o conhecimento não podem parar. Continuar a pensar a cultura, a diversidade, a educação é ainda mais preciso. A Educação a Distância se mistura agora com atividades remotas, palavras que antes eram conhecidas apenas no contexto da EAD, foram para o topo em todas as áreas; se perguntar a qualquer pessoa o que é síncrono, você obterá resposta satisfatória, assim como várias outras palavras e expressões que se tornaram cotidianas.
O terceiro Congresso Amazônico de Educação a Distância realizado em 2020 na modalidade on-line, alcançou o maior público entre todas as suas edições, sendo possível prestigiar palestrantes de diversas localidades do Brasil e do Mundo. O quarto Congresso não será diferente, será um espaço em que o público será provocado a refletir sobre educação EAD e sob a perspectiva da diversidade de aprendizagens que a educação vivenciou, os desafios e avanços, partindo do micro para o macro a abordagem será dentro das vivências de 2020. Com a proposta de levar a cultura amazônica além das fronteiras nacionais, o tema deste ano, Aprendizagens Amazônicas: Culturas e Diversidade, é específico e abrangente, delimita quanto espaço físico das aprendizagens, e, ao mesmo tempo, transpõe essas barreiras, pois cultura não aceita imposição de limitações.
Entende-se que não há aprendizagem completa sem pensar na diversidade e culturas da sociedade envolvida, a EAD nas comunidades objetiva melhorar a qualidade de vida das pessoas com o uso das tecnologias. As competências socioculturais são um importante pilar do desenvolvimento dos jovens. Assim os objetivos específicos permeiam: Promover a difusão científica dos alunos à pesquisa nas áreas dos cursos; Promover a integração entre os cursos presenciais e a distância com a comunidade local; Oferecer à comunidade interna e externa do IFRO abordagens e perspectivas distintas sobre o mesmo tema; Expor ideias e assuntos que fomentem a discussão e intensa participação dos egressos e profissionais ligados à Temática, identificando problemas e sugerindo possíveis soluções; Integrar a escola com a comunidade, evidenciando a extensão e a curricularização do IFRO com propostas integradoras; Realizar intercâmbios de conhecimento entre alunos dos ensinos médio, técnico, tecnológico e superior com a comunidade em geral.