II Congresso Brasileiro "Mudanças Climáticas e a Resiliência Urbana"

II Congresso Brasileiro "Mudanças Climáticas e a Resiliência Urbana"

online Este é um evento online

Idioma

Sobre o evento

ANAP e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo do UNIVAG convidam estudantes, pesquisadores, professores e profissionais a submeterem trabalhos e reflexões para o II Congresso Brasileiro “Mudanças Climáticas e a Resiliência Urbana”.

O evento tem como objetivo ampliar o debate sobre os desafios das mudanças climáticas e da resiliência urbana, promovendo a conscientização ambiental e fomentando soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável das cidades.


EIXOS TEMÁTICOS

Os temas para submissão de trabalhos 

  • Arquitetura bioclimática, conforto térmico e eficiência energética
  • Assentamentos precários e vulnerabilidade socioambiental
  • Governança ambiental e mudanças climáticas globais
  • Impacto das mudanças climáticas nas cidades
  • Infraestrutura verde e as soluções baseadas na natureza
  • Planejamento e gestão ambiental do ambiente construído
  • Resiliência urbana a eventos extremos do clima
  • Sistemas de espaços livres e a ambiência urbana


INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • O evento será realizado 100% online, incluindo palestras e apresentações de trabalhos.
  • A participação como ouvinte é gratuita. No entanto, para a emissão do Certificado de Ouvinte (com carga horária de 30 horas/atividades), será necessário o pagamento de uma taxa de R$ 25,00.
  • Os inscritos como apresentadores receberão o Certificado de Apresentação com a mesma carga horária sem custos adicionais.

📧 E-mail para contato e informações: cla.desenvolvimentosustentavel@gmail.com

Calendário

Datas Importantes:


  • Resultado dos trabalhos aceitos: 02 de maio de 2025 - prorrogado
  • Atenção 

Artigos aprovados 

Autores de artigos aprovados poderão, caso desejem, submeter uma versão revisada do texto para os ANAIS. Ressalta-se, contudo, que a nota atribuída pelos pareceristas não será modificada.

Artigos aprovados com correção

    As correções indicadas no parecer são obrigatórias. Mesmo que o(a) autor(a) tenha realizado a inscrição e efetuado o pagamento, caso as correções obrigatórias não sejam realizadas, o artigo não será publicado nos anais do evento.

    Encaminhamento da versão final do texto

    A versão final do texto deve ser enviada até o dia 07/05/2025, em formato .DOC, com a devida identificação dos(as) autores(as), para o e-mail: 📩 cla.desenvolvimentosustentavel@gmail.com

    • Inscrição dos trabalhos aprovados: até 08 de maio de 2025 

    O pagamento da inscrição poderá ser realizado via PIX, utilizando a chave CNPJ: 05.877.406/0001-70, em nome da Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista. Solicitamos que o comprovante de pagamento, juntamente com o título do trabalho, seja encaminhado para o e-mail: 📩 cla.desenvolvimentosustentavel@gmail.com

    • Envio do link para apresentação dos trabalhos: até 17 de maio de 2025  - [ Preencher o formulário com o Link ]
    • Inscrição de ouvintes: até 30 de maio de 2025
    • Realização do evento: de 28 a 30 de maio de 2025
    • Liberação dos certificados: a partir de 30 de maio de 2025
    • Orientações para a segunda publicação serão disponibilizadas no último dia do evento.

    Orientações para os Participantes:

    1. Pagamento da Inscrição para Publicação nos Anais: Para que o trabalho seja publicado nos ANAIS do evento, é obrigatório efetuar o pagamento da inscrição. Lembrando que será considerada uma inscrição por trabalho aprovado.

    2. Envio do Link de Apresentação: O vídeo de apresentação do trabalho deve ser disponibilizado no YouTube, não sendo aceitos vídeos hospedados em drives ou outras plataformas. O vídeo deve estar configurado como público e não pode ter restrições de idade. O envio do link de apresentação é opcional Preencher o formulário com o Link ], porém, somente os participantes que enviarem o link receberão o Certificado de Apresentador.

    3. Categoria "Ouvinte": Os inscritos na categoria "Ouvinte" poderão assistir a todas as palestras gratuitamente. No entanto, para receber o Certificado de Participação, com carga horária de 30 horas/atividade, é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 25,00.

    Inscrições

    {{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
    {{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

    {{item.titulo}}

    {{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

    {{item.descricao}}
    {{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
    {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

    {{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

    {{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
    {{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
    {{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
    Calendar

    {{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

    Convidados

    {{item.nome}}

    {{item.nome}}



    Atividades

    {{item.titulo}}
    {{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
    Calendar

    Comissão Científica

    Prof. Dra. Andréa Holz Pfützenreuter - UFSC

    Profa. Dra. Ana Paula Momose - Mackenzie - SP

    Prof. Dr. Armando Carlos de Pina Filho - UFRJ

    Prof. Dr. André Serotini - UEMG

    Prof. Dr. Antonio Marcos dos Santos - UPE

    Prof. Dr. César Renato Canova - UFPB

    Profa. Dra. Diana Carolina Jesus de Paula - UNIVAG

    Prof. Dr. Douglas Barreto - UFscar

    Profa. Dra. Edilene Mayumi Murashita Takenaka - FATEC

    Profa. Dra. Erica Lemos Gulinelli - UNIVAG

    Prof. Dr. Fábio Friol Guedes de Paiva - UNIVAG

    Prof. Dr. Fabio Luciano Violin - FEC / UNESP

    Prof. Dr. Lucas da Silva Rudolpho - PROURB-FAU/UFRJ

    Profa. Dra. Geise Brizotti Pasquotto – FAAC / UNESP

    Profa. Dra. Gisele Carignani - UNIVAG

    Prof. Dr. Helio Hirao- FCT / UNESP

    Profa. Dra. Josinês Barbosa Rabelo - Asces-Unita

    Prof. Dr. Jozrael Henriques Rezende - FATEC JAHU

    Profa. Dra. Luzia Cristina Antoniossi Monteiro - UFscar

    Profa. Dra. Maria Augusta Justipisani - Mackenzie - SP

    Prof. Dr.  Maurício Dias Marques - UNIVAG

    Profa. Dra. Natallia Sanches e Souza - UNIVAG

    Prof. Dr. Ricardo dos Santos - UEM

    Prof. Dr. Rodrigo Barchi - UNISO

    Profa. Dra. Rosana Lia Ravache - UNIVAG

    Profa. Dra. Tatiane Bonametti Veiga - UNICENTRO

    Prof. Dr. Willames de Albuquerque Soares – POLI/UPE

    Orientação para os Apresentadores

    Submissão de Trabalhos

    A apresentação dos trabalhos será realizada na modalidade "Não Presencial / Online". Os interessados podem submeter trabalhos na categoria de "Artigo Completo", sendo aceitas submissões de alunos de graduação e de programas de pós-graduação stricto sensu.

    Diretrizes para Submissão:

    Para submeter um trabalho, o(a) autor(a) deve utilizar os templates disponibilizados e anexar a Declaração de Direitos Autorais do Trabalho. Os documentos necessários são:


    Template Artigo Completo (atualizado em 04-03-2025) - Com identificação.docx
    Template Artigo Completo (atualizado em 11-04-2025) - Sem identificação.docx  (As declarações não devem ser incluídas ao final do texto neste arquivo)
    Declaração de Direitos Autorais.docx

    Apresentação do Trabalho

    Os autores devem gravar um vídeo de apresentação com duração entre 10 e 20 minutos, que deverá ser disponibilizado no YouTube. O link do vídeo deve ser enviado via formulário até 17 de maio de 2025.

    • Envio do Link: Preencher o formulário e enviar o link do YouTube [ Preencher o formulário com o Link ]
    • Certificado de Apresentador: O envio do link do vídeo não é obrigatório, mas apenas os autores que o encaminharem receberão o certificado de apresentador.
    • Disponibilização no Site: Caso o trabalho seja aprovado e a inscrição esteja confirmada, o vídeo da apresentação será disponibilizado no site do evento.

    Certificado

    Todos os participantes, tanto ouvintes quanto apresentadores, receberão um certificado com carga horária de 30 horas/atividade.

    Anais do Evento

    Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos ANAIS do Evento, com registro de ISSN. Contudo, para a publicação nos anais, é necessário o pagamento da inscrição na "Categoria Apresentador".

    Prêmio para os Melhores Trabalhos

    Somente os trabalhos da categoria "Artigo Completo", que obtiverem nota igual ou superior a 6 pontos, poderão ser selecionados para uma segunda publicação em uma das revistas/periódicos da ANAP, conforme os critérios abaixo:

    Os autores selecionados receberão instruções detalhadas sobre os procedimentos de submissão para a publicação nas revistas/periódicos indicados.

    Submissões

    {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

    {{item.denominacao}}
    {{item.denominacao}}
    {{item.denominacao}}

    {{areaSiteEvento.titulo}}

    Organização do Evento


    Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista

    Pessoa de Direito Privado Sem Fins Lucrativos
    Fundada em 14 de setembro de 2003
    Rua Bolívia, 88 | Jardim América |Tupã-SP | 17605-310

    www.amigosdanatureza.org 

    www.editoraanap.org 

    www.estantedaanap.org 

    www.eventoanap.org 

    E-mail: anaptupa@gmail.com

    Celular: (14) 99808-5947


    UNIVAG | Abrigo do Marinheiro

    Grupo de Pesquisa "Cidades, Sociedade e Paisagem"  do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo do UNIVAG em Associação com a PUC-Campinas

    https://www.univag.com.br/mestrado/1/mestrado-em-arquitetura-e-urbanismo/  

    AV. Dom Orlando Chaves, nº 2.655 Bairro Cristo Rei 

    Várzea Grande Mato Grosso – Brasil – CEP 78118-900

    gpesquisa.paisagem@gmail.com


    {{viewModel.evento.titulo}}

    {{viewModel.evento.responsavelEvento}}