2º Congresso Nacional de Educação, Linguagem e Tecnologias (CELT) | 2024

2º Congresso Nacional de Educação, Linguagem e Tecnologias (CELT) | 2024

online Anápolis - Anápolis - Goiás - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

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Tema: Novos olhares e perspectivas para a Educação Pública Brasileira

Em 2024, o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT/UEG) realizará a segunda edição do Congresso Nacional de Educação, Linguagem e Tecnologias (CELT), em continuidade às cinco edições já realizadas do Seminário de Educação, Linguagem e Tecnologias (SELT/UEG).

O evento, previsto para os dias 24 a 27 de setembro de 2024, contará com ampla programação com apresentações culturais, conferência de abertura, mesa-redonda, grupos de trabalho (GTs), simpósios temáticos, lançamento de livros e encontro de egressos/as do PPG-IELT.

O evento será híbrido, com atividades presenciais e on-line. A programação completa informará a modalidade de cada atividade.

O II CELT 2024 convida toda a comunidade universitária da UEG e de outras Instituições de Ensino Superior de todos os cantos do Brasil para dialogar, debater e refletir sobre o cenário educacional atual, a fim de promover novos olhares e perspectivas da universidade pública brasileira.

Público-alvo

Profissionais da educação, alunos da graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais de áreas afins.

INFORMAÇÕES GERAIS

Autoria e Envio de Trabalhos

Autoria e submissão:

O(a) autor(a) principal submete o trabalho e seleciona os coautores (todos devem estar inscritos e efetuar o pagamento);


Quantidade de trabalhos para Submissão em Anais (Comunicação Oral):

-Trabalhos como autor(a) principal: 2 (dois) trabalhos

-Trabalhos como coautor(a): 3 (três);

-Participantes por trabalho: no máximo 6 (seis) incluindo autor(a) e coautores(as).

 

ENVIO DE TRABALHOS:

• Envio de Resumos

O(a) autor(a) principal deverá submeter um resumo simples, contendo entre 200 e 300 palavras, no formulário disponível no site. Na oportunidade deverá indicar o título, palavras-chave e coautores, quando houver.

Esse resumo será utilizado como instrumento de avaliação, portanto, deve apresentar um rigor científico e correções ortográficas minuciosas. Acentuamos que é de responsabilidade dos autores a atenção a essas normas.

  

IMPORTANTE:

Cada resumo recebido é avaliado e classificado em ACEITO, NECESSITA CORREÇÃO E NÃO ACEITO. Os resumos avaliados como “Necessita Correção” terão até data limite para reenvio, para que possa devolver com as alterações solicitadas pelo(a) avaliador (a) via área do participante.

Os resumos enviados devem estar enquadrados dentro das áreas temáticas propostas pelo evento.


ENVIO DE TRABALHOS COMPLETOS (OPCIONAL)

A Comissão Organizadora estará recebendo os trabalhos completos no período de 30/09/2024 a 31/10/2024. O envio dos trabalhos completos será opcional. Todos os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados nos anais do evento previsto para serem publicados em dezembro de 2024.

As orientações para o envio dos trabalhos completos estão apresentadas no Template, que deverá ser utilizado para o envio da versão completa do trabalho.

Cronograma FINAL das comunicações orais / Template de apresentação das comunicações orais

Cronograma final geral das comunicações orais (dias 25 e 26/09/2024)


Mapa dos GTs - Distribuição das salas das comunicações orais


Template de apresentação de trabalhos



COMUNICADO

Prezados/as participantes,


A Comissão Organizadora do evento divulgou o cronograma preliminar das comunicações orais do Celt 2024 (https://www.even3.com.br/congresso-nacional-de-educacao-linguagem-e-tecnologias-celt-2024/). Solicitamos que verifiquem e, caso seja necessário algum ajuste, que encaminhem as solicitações até o dia 20/09/2024 (sexta-feira), às 23h59min, para o e-mail celt.cseh@ueg.br, com o assunto: Ajustes no cronograma de apresentações orais - GT<Informar o GT que participará>. No corpo do e-mail, informar o nome completo, o título, dia e o horário de apresentação desejada ou qualquer outro ajuste necessário. As solicitações serão apreciadas e atendidas dentro do possível.

O cronograma final será divulgado no dia 24/09/2024.

Aproveitamos a oportunidade para solicitar às pessoas que ainda não realizaram o pagamento das inscrições que possam realizá-la até o dia 24/09/2024, data de início do evento. Lembramos que todos/as os/as autores/as precisam estar inscritos/as para a apresentação dos trabalhos, uma vez que o acesso às salas virtuais se dará via Plataforma da Even3.


Cordialmente,
Comissão organizadora do evento
celt.cseh@ueg.br


Envio de Trabalhos Completos (opcional) para publicação nos Anais de Eventos do CELT 2024

A Comissão Organizadora estará recebendo os trabalhos completos no período de 30/09/2024 a 31/10/2024. O envio dos trabalhos completos será opcional. Todos os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados nos anais do evento previsto para serem publicados em dezembro de 2024.

As orientações para o envio dos trabalhos completos estão apresentadas no Template, que deverá ser utilizado para o envio da versão completa do trabalho.


Lançamento de livros

A Comissão Organizadora do Evento disponibilizou um formulário para ser preenchido para quem quiser fazer o lançamento de livros no CELT. Os/As interessados/as, por favor preencher o formulário, onde estão descritas as orientações e informações sobre essa atividade.

Inscrições

Para submissão de trabalhos todos os autores e coautores precisam estar inscritos.

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Programação

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Conferência de Abertura do Celt 2024

2º CELT – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS


Tema: A terceirização das escolas e a perda do sentido da formação: as possibilidades da resistência


Data: 24/09/2024

Horário: 19h00 às 21h30 (on-line)


Palestrante:


Roberto Leher é professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha Estado, Trabalho e Movimentos Sociais. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998), desenvolve pesquisa em políticas públicas em educação. Atua no Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação - COLEMARX. Pesquisador do CNPq, Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes, Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (julho de 2015 a julho de 2019).


Ged Guimarães GED GUIMARÃES. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1987), onde foi também professor de 1987 a 1994, atuando na área de Fundamentos da Educação. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). É Pós-Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade do Minho, Braga, Portugal (2013). Foi diretor da FE/UFG no período de out./2006 a out./2010, onde foi também professor no período de 1994 a 2014, sempre atuando na área de Fundamentos da Educação em cursos de Graduação, sobretudo na Pedagogia, e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Atualmente é Professor da Universidade Estadual de Goiás - UEG/Anápolis-GO, atuando no curso de Pedagogia na área de Fundamentos da Educação. É professor permanente da Pós-Graduação no Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT-UEG-Anápolis-GO), onde orienta alunos na área de Fundamentos da Educação e atualmente pesquisa a seguinte questão: A dificuldade da formação do homem autônomo ante às exigências postas pela terceira revolução industrial: um estudo partindo do conceito de sujeito automático de Karl Marx.


Simpósios Temáticos

Simpósios Temáticos I


2º CELT – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS


SIMPÓSIO TEMÁTICO 1

POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA – VAMOS FALAR DE RACISMO NA ESCOLA/UNIVERSIDADE?


Data: 25/09/2024

Horário: 08h30 às 11h00 (on-line)

Participantes:  

 

Glenda Cristina Valim de Melo

Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, com pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UFRJ. Pesquisadora Jovem Cientista da FAPERJ e pesquisadora produtividade do CNPq. Membra da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os.

 



Aparecida de Jesus Ferreira

Professora associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora e pós-doutora em Educação de Professores e Linguística Aplicada pela Universidade de Londres-Inglaterra. Foi pesquisadora visitante no Kings College da Universidade de Londres e professora visitante na University of Bristol, na Inglaterra. Membra da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os


 



Edergênio Negreiros Vieira

Graduado em Letras e Pedagogia, com especialização em Educação Escolar. Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Doutorando em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB).







 

Ariovaldo Lopes Pereira (Mediador)

Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP). Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB).






Simpósios Temáticos II



2º CELT – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS

 

SIMPÓSIO TEMÁTICO 2

A ESCOLA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA

Data: 26/09/2024

Horário: 08h30 às 11h00 (on-line)

Participantes:

 

Antônio Alvaro Soares Zuin

Professor titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de Leipzig-Alemanha, e em Psicologia da Educação pela Universidade de York-Inglaterra. Bolsista pesquisador CNPq 1A. Coordenador do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação. Editor-chefe da revista Educação & Sociedade.

 





 Ari Fernando Maia

Professor assistente da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Bauru). Doutor em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Observatório de Educação em Direitos Humanos da Unesp. Coeditor da Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos.

 






 

Fernando Lionel Quiroga (Mediador)

Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG) atuando como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagens e Tecnologias (PPG-IELT). Doutor e Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Colunista colaborador do blog Brasil 247.






Simpósios Temáticos III


2º CELT – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS

 

SIMPÓSIO TEMÁTICO 3

EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS: PARA ONDE VAMOS?

Data: 26/09/2024

Horário: 19h30 às 22h00 (on-line)

Participantes:



Valdirene Alves de Oliveira

Professora Efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG), atuando no Mestrado em Educação. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com pós-doutorado em Educação pela mesma Universidade. Coordenadora-Geral de Ensino Médio na Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC).








Luiz Fernandes Dourado

Professor Titular Emérito da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-doutorado na École des Hautes Études em Sciences Sociales (Paris/França). Diretor Presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Membro do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB/Capes).






Mirza Seabra Toschi (Mediadora)

Graduada em Comunicação Social (habilitação Jornalismo) pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero/SP, graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia de Passos/MG, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP. Fez estágio de pós-doutoramento, na FE/UnB, com a supervisão de Ilma Passos Alencastro Veiga, pesquisando a docência nos ambientes virtuais de aprendizagem. É aposentada da UFG e da Universidade Estadual de Goiás, onde coordenou o Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, no período 2012-2013.Desde 2019 desenvolve um trabalho de consultoria junto à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Goiás.



Virgínia Maria Pereira de Melo (Mediadora)

Professora da Universidade Estadual de Goiás / UEG onde atua desde 1986 na área da docência (graduação e pós-graduação). Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB-1977) e mestre em Ciências da Educação Superior - Universidad de La Habana / Universidade Católica de Goiás (2003). Especialista em Psicologia Experimental (CEUB, 1978), Metodologia do Ensino Superior (ESEFEGO/FACEA, 1990) e Avaliação Institucional (UEG, 2007). Atualmente é Coordenadora Central e Setorial do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás.










Intérprete de Libras (Celt 2024)

Horário das Intérpretes


Data
Horário
Intérpretes
Tema

24/09 - terça-feira (online)

19h00 às 21h30

Cleonice Bicudo e Luciane Albino

Abertura oficial | Conferência de Abertura

25/09 - quarta-feira (online)

08h30 às 11h00

Luciara Caetano e Meire Borges

Por uma Educação Antirracista- Vamos falar de Racismo na Escola/Universidade?

26/09 - quinta-feira (online)

08h30 às 11h00

Luciane Albino e Meire Borges

A Escola e as Tecnologias Digitais: Contribuições da Teoria Crítica

26/09 - quinta- feira (online)

19h30 às 22h00

Luciane Albino e Luciara Caetano

Educação e Políticas Públicas: para onde vamos?

27/09 - sexta-feira (presencial)

08h00 às 11h30

Luciara Caetano e Meire Borges

Encontro presencial

27/09 - sexta-feira (presencial)

14h00 às 16h30

Luciane Albino e Meire Borges

Encontro presencial




Cleonice Bicudo

Luciane Albino

Luciara Caetano

Meire Borges


Submissões

O prazo para submissão de trabalhos aos GTs foi prorrogado até 31/08/2024.

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Grupos de Trabalho (GTs) - CELT 2024

GT 01 – Educação, Diversidades e Inclusão

Coordenação:

Profa. Dra. Marlene Barbosa de Freitas Reis (UEG)

Profa. Ma. Cleonice Bicudo da Rocha Ferreira (SME - Anápolis)

Profa. Mestranda Luciane Graziele Bergue Albino (UEG/CAPES)

Ementa: Este Grupo de Trabalho (GT), se vincula ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Inclusão – GEPEDI/UEG e tem como objetivo discutir o tema das diversidades e da inclusão em espaços escolares e não escolares, em suas múltiplas dimensões. Se justifica ao conceber relevância às questões sociais emergentes, no campo dos direitos humanos, bem como evidenciar aspectos emblemáticos sobre a educação inclusiva no cenário educacional contemporâneo, dando espaço também para o enfoque dos desafios vivenciados pelo ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 perpassados na formação de professores e nas práticas pedagógicas. Aborda ainda as políticas públicas educacionais voltadas para as pessoas minorizadas, como as questões étnico-raciais, de gênero, pessoas com deficiência ou outras necessidades específicas; ações fomentadas por programas sociais e educacionais no enfrentamento da violência nas/das instituições de ensino e em outros contextos sociais, avanços, disputas e tensões. Relatos de experiências no âmbito da escola como espaço de diálogo e valorização das diferenças e da cultura nas suas diferentes interfaces e que se complexificam no lócus escolar.

  

GT 02 – Formação de Professores e Ensino

Coordenação: 

Prof. Dra. Maria de Lurdes Nazário (UEG)

Prof. Me. Silvair Félix dos Santos (UEG)

Ementa: As políticas e diretrizes de formação de professor no Brasil. A formação de professores no contexto atual das instituições de ensino superior e das escolas públicas brasileiras. A profissão docente: histórico e perspectivas. A docência e a saúde mental. A formação docente e o mundo do trabalho. A identidade dos licenciandos e sua atuação nos contextos escolares atuais. Relato de experiência vivida no contexto do estágio e do Pibid. As práticas de ensino de línguas na educação básica. O lugar de fala dos sujeitos: professor universitário, professor da educação básica e professor em formação. 


GT 03 – Religião, Educação e Diversidade: diálogos interdisciplinares

Coordenação: 

Prof. Dr. Raimundo Márcio Mota de Castro (UEG)

Prof. Dr. Marcos Vinicius de Freitas Reis (UNIFAP)

Prof. Me. Murilo Rocha Ferreira (SME-Senador Canedo)

Prof. Me. Gilberto Rocha Campos (UFG/UEG)

Ementa: A religião e a educação são institutos sociais produtores e reprodutores de cultura. A lógica desses discursos tem profunda significância na vida social, sendo esta, muitas vezes, moldada pela forma como o ser humano se relaciona com o sagrado, resultando disso a construção de juízo de valores e de uma moral que define a vivência de cada grupo e de como este se relaciona com a diferença. Compreendendo as diversidades como marca do tempo presente, que deve ser respeitada, este GT propõe debater as interfaces dos discursos sobre diversidade que perpassam pelo campo da religião e da educação compreendendo as diversas possibilidades e as diversas produções oriundas das Ciências Humanas e Sociais.

 

GT 04 – Práticas Pedagógicas Criativas e Inovadoras

Coordenação:

Prof. Dr. João Henrique Suanno (UEG)

Profa. Ma. Stephany Mayara Sousa de Jesus

Prof. Me. Vinícius Fagundes dos Santos

Ementa:  Este GT oportuniza a socialização de práticas pedagógicas criativas e inovadoras de professores que vivenciam as realidades nas quais trabalham e conseguem pensar o processo de aprendizagem de seus alunos utilizando-se de metodologias e estratégias de ensino que se destacam por não serem tradicionais e conseguem aliar o prazer de estudar com a construção da aprendizagem por parte dos alunos. Neste GT podem ser contados relatos de práticas pedagógicas criativas e inovadoras de todas as áreas do conhecimento, em todos os níveis do ensino.

  

GT 05 – Perspectivas Contemporâneas de Educação Linguística e de Formação de Professoras/es de Línguas

Coordenação:

Profa. Dra. Barbra Sabota (UEG)

Profa. Dra. Viviane Silvestre (UEG)

Profa. Dra. Laryssa Paulino de Queiroz Sousa (UEG/Pós-Doc/FAPEG/CNPq)

Profa. Dra. Fernanda Franco Tiraboschi (UEG/Pós-Doc/CAPES)

Ementa: Farão parte deste GT pesquisas concluídas ou em andamento que se fundamentem em perspectivas contemporâneas de educação linguística e/ou de formação de professores/as de línguas. O propósito do grupo de trabalho é reunir estudos que focalizem a prática/formação docente de línguas em um viés problematizador, decolonial e/ou intercultural, fomentando debate ampliado sobre tais perspectivas em contextos locais e globais.

  

GT 06 – Linguagem e Política das Diferenças em Práticas Sociais

Coordenação:

Prof. Dr. Hélvio Frank (UEG)

Profa. Dra. Maria Dolores Martins de Araújo (UEG/Pós-Doc)

Ementa: Neste GT, são acolhidas pesquisas e estudos de linguagem e/ou educação relativos à dimensão da diferença social, a partir de manifestações semiótico-discursivas do corpo envolvendo transeccionalidades, tais como: raça, gênero, classe social, aparência estético-física, capacidade etc., que (re)produzem relações de saber-poder em práticas sociais. Interessa-lhe a discussão discursivo-semiótico-performativa focalizada na corpolítica do estranho, bem como nos problemas culturais da diferença, os quais repercutem em condições de sexismo, racismo, classismo, misoginia, patriarcado, capacitismo, lgbtqiapn+fobismo, xenofobia, gordofobia, etarismo, entre outras.    

 

GT 07 – Sociedade Contemporânea: Opressões e Resistências em Múltiplas Linguagens

Coordenação:

Profa. Dra. Veralúcia Pinheiro (UEG)

Profa. Dra. Lucia Gonçalves de Freitas (UEG)

Prof. Dr. Edmilson Borges (UEG/Pós-Doc/CAPES)

Ementa: Para sobreviver e desenvolver nossas potencialidades nos associamos com outros seres humanos, de modo que só podemos existir no interior de uma sociedade.  A linguagem, a consciência, o trabalho, a afetividade, etc., só podem se desenvolver no interior de uma associação. Entretanto, em cada tipo de sociedade existe um modo de produção, uma mentalidade, uma sociabilidade, etc., que se diferencia de outros tipos de sociedade. Isto é real tanto no plano histórico quanto no plano espacial. No plano histórico, podemos dizer que a sociedade feudal é bastante diferente da sociedade capitalista, e no plano espacial, que as sociedades indígenas são radicalmente diferentes desta mesma sociedade. Portanto, a condição social das pessoas varia historicamente e por isso o aspecto social da condição humana pode parecer uma sombra que se movimenta sempre que a realidade social se transforma. As transformações advindas do que se consagrou chamar de “modernidade”, entre o fim da Idade Média, a Revolução Industrial (1879) e os desdobramentos na contemporaneidade, afetam de forma bem variada as pessoas dentro das dinâmicas de dominação e opressão. Consideramos, que a opressão é uma relação social de repressão, onde o oprimido se vê impossibilitado de efetivar um conjunto de atividades. Desta forma, aqui se encontra uma repressão que é ao mesmo tempo uma coerção: o oprimido ao se ver impossibilitado de efetivar determinadas atividades devido a repressão passa a ser coagido a realizar outras atividades. A opressão não ocorre, porém, sem nenhum motivo. A opressão existe para manter a dominação, especialmente a de classes. Em contrapartida, a própria sobrevivência demanda o enfrentamento à repressão, à coerção, à sujeição, ou seja, à opressão. Isso gera movimentos de resistência que, tanto podem se configurar como movimentos amplos, com relativa visibilidade, ou como formas individuais, quase imperceptíveis e que passam praticamente invisíveis ao olhar público. As artes, com suas variadas linguagens visuais, sonoras, plásticas, cênicas, bem como a literatura e sua ampla gama de gêneros, mas também outras práticas linguísticas, são apontadas como suportes referenciais para trabalhos que tensionem a relação opressão/resistência na sociedade contemporânea. Aceitaremos propostas com diferentes teorias e metodologias desde que: 1) analisem criticamente processos de opressão/resistência na contemporaneidade; 2) identifiquem a presença do marginalizado/oprimido no seio de produções discursivas diversas, especialmente, artísticas e literárias; 3) analisem a questão da linguagem (verbal, literária, cinematográfica, híbrida, musical, visual etc) como veículo de resistência em processos de opressão/silenciamento.


GT 08 – Educação, Trabalho e Escola

Coordenação:

Prof. Dr. João Roberto Resende Ferreira (UEG)

Profa. Dra. Yara Fonseca de Oliveira e Silva (UEG)

Profa. Mestranda Neide Ribeiro de Paula (SEDUC-GO/UEG)

Prof. Mestrando Cláudio José da Silva (SEDUC-GO/UEG)

Ementa: O processo histórico da organização do trabalho; o trabalho como ato educativo; a organização do trabalho pedagógico: discussão crítica sobre os conceitos de competências e habilidades; a reestruturação capitalista; a educação como processo sócio-histórico e fator de humanização; a escola na trama da sociedade de classes; movimentos sociais e seus processos educativos.

 

GT 09 – Fundamentos da Educação

Coordenação:

Prof. Dr. Ged Guimarães (UEG)

Profa. Dra. Sandra Elaine Aires de Abreu (UEG)

Prof. Me. Tarsio Paula dos Santos

Ementa: O referido Grupo de Trabalho (GT), se alinha ao Grupo de Pesquisas Políticas Educacionais e Formação de Professores (GPEFORP/UEG), tendo como escopo debater as seguintes temáticas: concepções históricas, filosóficas e sociais da educação, abordagens filosóficas da educação e as epistemologias do processo educativo. Mediante a isso, a proposta reunirá estudos que discutem os fundamentos teóricos no âmbito da educação, assim como a compreensão da sociedade, da cultura e da educação além de pesquisas voltados para a produção teórica e crítica na área da educação, compreendida conforme os princípios da filosofia, da sociologia e da história.

  

GT 10 – Língua(gem), Discurso e Ideologia: Perspectivas Críticas de Estudos do Discurso e Educação Linguística

Coordenação:

Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira (UEG)

Prof. Dr. Sostenes Cezar de Lima (UEG)

Ementa: Este GT reúne trabalhos que se localizam no campo dos estudos críticos de discurso, com ênfase na linguagem como prática social, abordando elementos de constituição e funcionamento material do discurso: língua, texto, gênero e mídia. Serão tratadas questões sobre práticas discursivas e sua relação com processos de globalização, poder e ideologia, com atenção para estudos que se aportam em princípios e fundamentos da análise de discurso crítica (ADC) aplicados ao estudo de textos escritos, orais e multimodais. Serão contempladas, ainda, pesquisas que se alinham à perspectiva crítico-discursiva na educação linguística.

  

GT 11 – Perspectiva Crítica em Educação, Tecnologias e Cultura Digital

Coordenação:

Profa. Dra. Olira Saraiva Rodrigues (UEG)

Prof. Dr. Fernando Lionel Quiroga (UEG)

Ementa: Este GT acolhe projetos sobre humanidades digitais, cultura digital e narrativas transmídia, constituindo uma práxis de investigação interdisciplinar, por meio da aproximação metodológica na relação da linguagem com as tecnologias em contexto contemporâneo. Além disso, são bem-vindos trabalhos inspirados na Teoria Crítica de inspiração frankfurtiana e não-frankfurtiana no enfrentamento dos principais dilemas decorrentes da interface, Educação, Tecnologias e Cultura Digital.

 

GT 12 – Letramentos, Alfabetização e Tecnologias - LAT

Coordenação:

Prof. Dr. Elson M. da Silva (UEG)

Profa. Dra. Eliane Gonçalves da Costa Anderi (UEG)

Ementa: O presente GT propõe acolher produções que envolvam investigações teórico-empíricas sobre as práticas sociais e pedagógicas de leitura e escrita mediadas pelos mais diversos suportes tecnológicos (analógicos e digitais) e nas diversas áreas do conhecimento e tais como: numeramento, literamento, letramento digital, letramento acadêmico, letramento crítico, alfabetização entre outras.

 

GT 13 – Saúde, Educação e Movimento

Coordenação:

Prof. Dr. Adroaldo José Casa Junior (Universo/PUCGoiás)

Prof. Dr. Gilberto Reis Agostinho Silva (Universo)

Prof. Dr. Raimundo Márcio Mota de Castro (UEG)

Ementa: O GT propõe discutir as interfaces entre temáticas referentes a saúde, movimento e qualidade de vida e as contribuições das ações e estratégias educativas em saúde. Pretende ainda debater a formação docente para atuar nas diversas áreas da saúde, bem como as situações de adoecimento e os impactos físicos-psicológicos das patologias nas ações de professores e demais profissionais de saúde. O espaço escolar formal e as patologias presentes no adoecimento e patologias escolares.

Local do evento (presencial)

Local: Unidade Universitária de Anápolis - Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior

Comissão Organizadora | CELT 2024

Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira (Presidente da Comissão – PPG-IELT/UEG)

Profa. Dra. Marlene Barbosa de Freitas Reis (Vice-Presidente da Comissão – PPG-IELT/UEG)

Profa. Dra. Viviane Pires Viana Silvestre (Coordenadora do PPG-IELT/UEG)

Profa. Ma. Elisabete Tomomi Kowata (UEG/CSEH)

Prof. Dr. Ged Guimarães (UEG/CSEH)

Prof. Dr. Raimundo Márcio Mota de Castro (PPG-IELT/UEG)

Prof. Me. Silvair Félix dos Santos (UEG/CSEH)

Profa. Dra. Sirlene Antonia Costa (Coordenadora do Curso de Letras – UEG/CSEH)

Profa. Ma. Virgínia Maria Pereira de Melo (Coordenadora do Curso de Pedagogia – UEG/CSEH)

Profa. Dra. Yara Fonseca de Oliveira e Silva (PPG-IELT/UEG)

Comissão Científica | CELT 2024

Prof. Dr. Adroaldo José Casa Junior (Universo/PUCGoiás)

Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira (PPG-IELT/UEG)  

Profa. Dra. Barbra do Rosário Sabota Silva (PPG-IELT/UEG)

Prof. Mestrando Cláudio José da Silva (SEDUC-GO/UEG)

Profa. Ma. Cleonice Bicudo da Rocha Ferreira (SME - Anápolis)

Prof. Dr. Edmilson Borges (UEG/Pós-Doc/CAPES)

Profa. Dra. Eliane Gonçalves da Costa Anderi (UEG)

Prof. Dr. Elson M. da Silva (UEG)

Profa. Dra. Fernanda Franco Tiraboschi (UEG/Pós-Doc/CAPES)

Prof. Dr. Fernando Lionel Quiroga (PPG-IELT/UEG)

Prof. Dr. Ged Guimarães (PPG-IELT/UEG)

Prof. Dr. Gilberto Reis Agostinho Silva (Universo)

Prof. Me. Gilberto Rocha Campos (UFG/UEG)

Profa. Dra. Gláucia Vieira Cândido (PPG-IELT/UEG)

Prof. Dr. Hélvio Frank de Oliveira (PPG-IELT/UEG)

Prof. Dr. João Henrique Suanno (PPG-IELT/UEG)

Prof. Dr. João Roberto Resende Ferreira (PPG-IELT/UEG)

Profa. Dra. Laryssa Paulino de Queiroz Sousa (UEG/Pós-Doc/FAPEG/CNPq)

Profa. Dra. Lucia Gonçalves de Freitas (PPG-IELT/UEG)

Profa. Mestranda Luciane Graziele Bergue Albino (UEG/CAPES)

Prof. Dr. Marcos Vinicius de Freitas Reis (UNIFAP)

Prof. Dra. Maria de Lurdes Nazário (UEG)

Profa. Dra. Maria Dolores Martins de Araújo (UEG/Pós-Doc)

Profa. Dra. Marlene Barbosa de Freitas Reis (PPG-IELT/UEG)

Prof. Me. Murilo Rocha Ferreira (SME-Senador Canedo)

Profa. Mestranda Neide Ribeiro de Paula (SEDUC-GO/UEG)

Profa. Dra. Olira Saraiva Rodrigues (PPG-IELT/UEG)

Prof. Dr. Raimundo Marcio Mota de Castro (PPG-IELT/UEG)

Profa. Dra. Sandra Elaine Aires Abreu (PPG-IELT/UEG)

Prof. Me. Silvair Félix dos Santos (UEG/CSEH)

Prof. Dr. Sostenes Cezar de Lima (PPG-IELT/UEG)

Profa. Ma. Stephany Mayara Sousa de Jesus

Prof. Me. Tarsio Paula dos Santos

Profa. Dra. Veralucia Pinheiro (PPG-IELT/UEG)

Prof. Me. Vinícius Fagundes dos Santos

Profa. Ma. Virgínia Maria Pereira de Melo (UEG CSEH)

Profa. Dra. Viviane Pires Viana Silvestre (PPG-IELT/UEG)

Profa. Dra. Yara Fonseca de Oliveira e Silva (PPG-IELT/UEG)

Equipe Logística e Monitoria

Rívilla Jéssica Rodrigues (secretária do PPG-IELT/UEG)

Aurilene Borges da Silva (discente Pedagogia – UnUCSEH Nelson de Abreu Júnior)

Ana Paula de Souza Alves (bolsista SEAD do PPG-IELT/UEG)

Einstein Augusto (discente Letras – UnUCSEH Nelson de Abreu Júnior)

Alice Cunha Silva (discente Letras – UnUCSEH Nelson de Abreu Júnior)

Gabriella Alves Oliveira (discente Letras – UnUCSEH Nelson de Abreu Júnior)

Raquel Silva Pereira (discente Letras – UnUCSEH Nelson de Abreu Júnior)

Gabriella Batista Araújo (discente Letras – UnUCSEH Nelson de Abreu Júnior)

Muryllo Giovanny Cardoso Vieira (discente Letras – UnUCSEH Nelson de Abreu Júnior)

Jonatan Damasceno (discente PPG-IELT/UEG)

Gabrielle Ribeiro Oliveira (discente PPG-IELT/UEG)

Édina Marinho (discente PPG-IELT/UEG)

Jaine Kelida de Araújo Santos (discente PPG-IELT/UEG)

Matheus Rodrigues dos Reis (discente PPG-IELT/UEG)

Eliene Ferreira de Araújo (discente PPG-IELT/UEG)





















I Circular do CELT 2024

II Congresso Nacional de Educação, Linguagem e Tecnologias (CELT 2024)

 

Primeira Circular

 

Anápolis, março de 2024.

 

Caros/as docentes, discentes, pesquisadores/as e egressos/as,

O II CELT vem aí!

Em 2024, o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT/UEG) realizará a segunda edição do Congresso Nacional de Educação, Linguagem e Tecnologias (CELT), em continuidade às cinco edições já realizadas do Seminário de Educação, Linguagem e Tecnologias (SELT/UEG).

O evento, previsto para os dias 24 a 27 de setembro de 2024, contará com ampla programação com apresentações culturais, conferência de abertura, mesa-redonda, grupos de trabalho (GTs), simpósios temáticos, lançamento de livros e encontro de egressos/as do PPG-IELT.

O evento será híbrido, com atividades presenciais e on-line. A programação completa informará a modalidade de cada atividade.

O II CELT 2024 convida toda a comunidade universitária da UEG e de outras Instituições de Ensino Superior de todos os cantos do Brasil para dialogar, debater e refletir sobre o cenário educacional atual, a fim de promover novos olhares e perspectivas da universidade pública brasileira.

Em breve será publicada a programação completa nas páginas do evento e do Programa: www.ppgielt.ueg.br.

Acompanhem e se organizem para participar! Serão todos/as bem-vindos/as.

 

Comissão Organizadora do II CELT 2024.

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