SESSÕES ON-LINE (virtuais): SALAS, HORÁRIOS e LINKS
- Sessões Virtuais - Eixo Educação
horários e links 23-20-2025
- Sessões Virtuais - Ensino de Ciências e Matemática, Educação Ambiental & Cièncias Ambientais
horários e links 23-20-2025
- Sessões Virtuais - Eixo Educação Profissional e Tecnológica
horários e links 23-20-2025
COMUNICAÇÕES ORAIS ON-LINE
Modalidade Virtual
O Comitê do CinterPós publica a lista dos trabalhos para Comunicações Orais na modalidade On-line.
As sessões on-line acontecerão no dia 23/10/2023, organizadas em 3 horários: 17:30 às 18:45; 19:00 às 20:15 e 20:30 às 20:45.
IMPORTANTE:
1) As Comunicações Orais, para os autores que enviaram os arquivos das apresentações, estão previstas para sessões on-line no dia 23/10/2025.
2) Conforme previsto nas normas do CinterPós, o não envio prévio dos arquivos das apresentações ao correio eletrônico do CinterPós, pelos respectivos autores, não garante a Comunicação Oral, mesmo que o título do trabalho conste na presente lista.
3) Para conhecer o horário e o link das salas do Google Meet das Comunicações Orais On-line, os autores devem acompanhar a publicação no Site do CinterPós (em breve), com detalhamento da programação das sessões (horários e respectivos links). Fiquem atentos!
Comunicações On-line: Link de Acesso à Lista de Trabalhos Aprovados:
Lista Complementar N. 1 de Comunicações On-line - Link de Acesso:
Comitê Científico do CinterPós/EiPós
--------------------------------------- X ------------------------------------------
COMUNICAÇÕES ORAIS PRESENCIAIS
- LISTA ATUALIZADA
O Comitê Científico do CinterPós/EiPós divulga a lista de Trabalhos para Comunicações Orais na Modalidade Presencial para os dias 21 e 22 de Outubro/2025.
El Comité Científico de CinterPós/EiPós publica la lista de Trabajos para Comunicaciones Orales en la Modalidad Presencial para los días 21 y 22 de octubre de 2025.
Fiquem atentos aos dias e aos horários das sessões presenciais:
Por favor tenga en cuenta los días y horarios de las sesiones presenciales:
Sessão Presencial 1 de Comunicações Orais:
Sesión 1 de comunicaciones orales presenciales:
- 21/10
- horário: 18:30 - 21:00
Sessão Presencial 2 de Comunicações Orais:
Sesión 2 de comunicaciones orales presenciales:
- 22/10
- horário: 8:00 – 10:30
Sessão Presencial 3 de Comunicações Orais:
Sesión 2 de comunicaciones orales presenciales:
- 22/10
- horário: 18:30 - 21:00
Link de acesso à lista de Comunicações Orais Presenciais:
Enlace para acceder a la lista de Comunicaciones Orales Presenciales:
Versão atualizada
A Organização e o Comitê Científico do CinterPós desejam um excelente evento a todos(as)!
¡La Organización y el Comité Científico de CinterPós os desean a todos un excelente evento!
Comitê Científico do CinterPós/EiPós
--------------------------------------- X ------------------------------------------
Comunicaciones Orales en Español
Sesión Virtual
Para ver la lista de Comunicaciones Orales en Español, acceda al siguiente enlace:
Goiânia, 17 de outubro de 2025.
Comitê Científico do CinterPós
---------------------------------------X-----------------------------------------
O Comitê Científico do CinterPós publica, na data de hoje, a Lista Complementar N. 1 com o seguinte trabalho aprovado:
- Os fundamentos epistemológicos da Base Nacional Comum Curricular e um caminho para a formação omnilateral.
Link de acesso à Lista Complementar N. 1 de Trabalho Aprovado:
Goiânia, 19 de outubro de 2025.
Comitê Científico do CinterPós
PUBLICAÇÃO DA II
PARTE (segunda parte) DOS TRABALHOS APROVADOS
Segunda
parte do Resultado da Avaliação dos
Trabalhos Submetidos ao CinterPós
14 de outubro de 2025
Atualizada em 16/10/205
1. O Comitê Científico do CinterPós publica, na data de hoje, a segunda lista (atualizada em 16/10/205)c om os trabalhos aprovados.
2. Nos próximos dias o Comitê publicará:
a) a lista dos trabalhos para Comunicações Orais
na modalidade presencial;
b) a lista dos trabalhos para Comunicações na modalidade
virtual.
c) os quadros com cronogramas de dias e
horários para as Comunicações Orais.
Clik no link abaixo para baixar a segunda lista dos trabalhos aprovados
Atualizada em 16/10/205
Goiânia, 14 de outubro de 2025.
Comitê Científico do CinterPós
______________ X _______________
PUBLICAÇÃO DA I PARTE DOS TRABALHOS APROVADOS
Primeira parte do Resultado da Avaliação
dos Trabalhos Submetidos ao CinterPós
13 de outubro de 2025
1.
O
Comitê Científico do CinterPós publica, na data de hoje, a primeira lista
com os trabalhos aprovados.
2.
Os(as)
autores(as) dos demais trabalhos devem aguardar a publicação da segunda lista
dos trabalhos aprovados ao CinterPós.
3.
Nos
próximos dias o Comitê publicará:
a) a segunda lista dos trabalhos aprovados;
b) a
lista dos trabalhos para Comunicações Orais na modalidade presencial;
b) a
lista dos trabalhos para Comunicações na modalidade virtual.
c)
Os
quadros com cronogramas de dias e horários para as Comunicações Orais.
Clik no link abaixo para baixar a lista dos trabalhos aprovados
Goiânia, 13 de outubro de 2025.
Comitê Científico do CinterPós
______________________________________________________________________
Template dos slides para a Comunicação Oral no CinterPós
Modelo de Presentación para la Comunicación Oral en el Evento
Acesse aqui / Acceda aquí
Link para submissão de trabalhos:
https://forms.gle/Xec7G6vQB4C2d1aP8
Novos prazos:
Submissão de trabalhos: até 05/10
Resultados das avaliações: até 13/10
Envio dos slides das apresentações: até 17/10
Inscrições e informações ao Cinterpós:
https://www.even3.com.br/congresso-internacional-de-pos-graduacao-ifg-625416/
SOBRE
O EVENTO
O CinterPós - Congresso Internacional de Pós-Graduação: experiências e aproximações da stricto sensu com as sociedades e a educação básica na América Latina” é um evento científico interdisciplinar financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), cuja realização é justificada pela possibilidade de promover o desenvolvimento de ações para divulgação científica, inovações, parcerias em pesquisas e internacionalização de programas de pós-graduação do Brasil e de outros países.
Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Goiás - SNCT - IFG, o CinterPós acontece em conjunto com o Encontro Internacional de Pós-Graduação do IFG, o Eipós.
A
temática do CinterPós e do Eipós situa-se na discussão de experiências na pós-graduação que oportuniza
aproximações com as sociedades, promovendo o desenvolvimento de atividades
formativas, culturais, políticas, econômicas, de abordagem crítica e sustentável
em várias áreas do conhecimento, tais como: Educação, Ensino de Ciências e
Matemática, Educação Profissional e Tecnológica, Sustentabilidade, Artes e
Linguagens e Educação Ambiental.
O
público do evento destina-se a instituições de graduação em ensino superior
e programas de pós-graduação (docentes, discentes e egressos); pesquisadores do
Brasil e do exterior; professores e estudantes
na Educação Básica de Goiás;
e os diferentes setores da sociedade em níveis local, regional, nacional e
internacional.
A
partir das atividades acadêmico-científicas,
o Congresso Internacional de Pós-Graduação visa a um movimento integrado de
pesquisadores, programas de pós-graduação e instituições de ensino superior, em
articulações e diálogos com as comunidades internas e externas, em atenção às demandas
que elas trazem para a comunidade científica.
OBJETIVOS DO EVENTO
A partir de atividades interdisciplinares
científicas, culturais, de inovação e de gestão sustentável, coordenadas pelo IFG e
pelas instituições parceiras nacionais e estrangeiras de ensino superior, o Congresso
Internacional de Pós-Graduação
tem como objetivo fortalecer a
pós-graduação, a pesquisa e a inovação, pela promoção de parcerias em projetos
de pesquisa com amplos e diferentes setores da sociedade, bem como possibilitar
trocas entre os pesquisadores do Brasil, exterior e professores na Educação
Básica do Estado de Goiás.
Em articulação com professores e estudantes na Educação Básica de
Goiás, os pesquisadores, estudantes, gestores e as instituições envolvidas no
Congresso, busca-se criar oportunidades de formação inicial e continuada pela
aproximação com os Programas de Pós-graduação Stricto Sensu do IFG, no desenvolvimento de projetos colaborativos
construídos com os parceiros internacionais.
Para isto, as
atividades do Congresso buscam
estrategicamente possibilitar a articulação entre os programas de
pós-graduação, parceiros institucionais nacionais/internacionais e professores
das redes públicas da educação básica.
Como
um dos produtos dessa articulação, os pesquisadores e gestores institucionais
buscam constituir e consolidar uma rede interdisciplinar de pesquisas, com aproximações
da pós-graduação stricto sensu com as
sociedades e a educação básica na América Latina. Assim, considera-se que o Congresso
Internacional de Pós-Graduação ocupa
um lugar de relevância para a internacionalização da ciência, do
desenvolvimento tecnológico e de inovação no estado de Goiás e no Brasil.
Goiânia,
Goiás, Brasil, 03 de setembro de 2025
A
Coordenação Geral do Congresso Internacional de Pós-Graduação
Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
Instituições parceiras e colaboradoras do evento
PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO
As atividades do evento acontecerão
nos dias 21 e 22 de outubro de 2025. Serão constituídas por:
- Conferência de Abertura;
- Palestras;
- Painéis de Experiências em Pesquisas;
- Comunicações de Trabalhos de
Pesquisas;
- Rodas de Conversas em Acordos e Parcerias
para a Internacionalização. Cada encontro se materializará como oportunidades
de diálogos e parcerias em
projetos de pesquisa.
A programação está definida pelas
seguintes atividades, datas e horários:
PROGRAMAÇÃO: 21/10/2025
8:00
– 12:00: Credenciamento.
08:00 – 09:00
– Abertura Oficial da
SNCT e recepção dos participantes
9:00
– 10:30: Palestra geral de abertura da SNCT/Eipós-CinterPós
10:30
– 11:30: Conferência de Abertura do Congresso Internacional de Pós-Graduação
– Cinterpós
Rede Latino-Americana de Pesquisa em Didática Científica (REDLAD) – “Investigar em educación científica. Condiciones, desafios y contradicciones”.
Doutor Mário Roberto Gática
Quintanilla – Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC-Chile), Chile.
(30)
minutos para interações com os participantes do Congresso.
12:30
– 14:00: Intervalo para o almoço.
Painel
1 (14:00 – 15:30):
Experiências em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Profesor Wilson
Marturet - Universidad
del Trabajo del Uruguay (UTU), Uruguay.
Doutora
Yanina Débora - Universidad
Nacional de Córdoba (UNC), Argentina.
Doutor Wanderley Azevedo Brito – Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil.
(30)
minutos para interações com a plateia e perguntas.
Painel 2 (16:00 – 17:30): Experiências em Tecnología, Gestão e Sustenibilidade
Doutora Ofélia
Gutiérrez – Universidad de la República (UDELAR), Uruguay.
Doutora
Carmencita Tonelini Pontifícia Universidade Católica de
Goiás (PUC-Goiás), Brasil.
Doutor
Daniel Panário – Universidad de la República (UDELAR), Uruguay.
(30)
minutos para interações com a plateia e perguntas.
18:00
– 18:30: Intervalo.
18:30
– 20:30: Comunicações Orais de Pesquisas - Bloco 1:
10
minutos cada apresentação e 30 minutos para debates/perguntas/interações.
Total:
9 apresentações
PROGRAMAÇÃO: 22/10/2025
8:30
– 10:30: Comunicações Orais de Pesquisas – Bloco 2
10
minutos cada apresentação/30 minutos para debates/perguntas/interações.
Total:
9 apresentações
Painel 3 (10:30 – 12:00): Experiências
em Educação, Artes e Linguagens
Doutor Felipe César Londoño - Universidad
Jorge Tadeo Lozano (UTADEO), Colômbia.
Doutora
Cláudia Helena dos Santos Araújo - Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil.
(30)
minutos para interações com a plateia e perguntas.
12:30
– 14:00: Intervalo para o almoço.
Painel
4 (14:00 – 15:30):
Experiências em Educação Ambiental
Doutora
Lilliana Hoyos-Carvajal - Universidad Nacional de Colômbia (UNAL), Colômbia.
Doutor
Alessandro Silva de Oliveira - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG),
Brasil.
Doutor
Jairo Andrés Velásquez Sarría - Universidad del Tolima (UT), Colômbia.
(30)
minutos para interações com a plateia e perguntas.
Painel
5 (16:00 – 17:30):
Experiências em Ensino de Ciências e Matemática –
Doutora
Viviana Carolina Llanos - Universidad Nacional del centro de la provincia de
Buenos Aires (UNICEN), Argentina.
Doutor
Augustin Aduriz-Bravo - Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina.
Doutora
Nília Lacerda - Universidade Estadual de Goiás (UEG), Brasil.
(30)
minutos para interações com a plateia e perguntas.
18:00
– 18:30: Intervalo.
18:30
– 20:30: Comunicações Orais de Pesquisas – Bloco 3
10
minutos cada apresentação/30 minutos para debates/perguntas/interações.
Total:
9 apresentações
18:30 – 20:30: Comunicações Orais de Pesquisas
PROGRAMAÇÃO: 23/10/2025
- Comunicações Orais On-line
As sessões on-line acontecerão no dia 23/10/2023, organizadas em 3 horários:
17:30 às 18:45;
19:00 às 20:15 e
20:30 às 20:45.
SUBMISSÃO DE TRABALHOS – COMUNICAÇÕES ORAIS
Link para Submissão de Trabalhos:
https://forms.gle/Xec7G6vQB4C2d1aP8
Serão aceitos trabalhos que abordem
experiências na pós-graduação em aproximações com as sociedades, que promovam o
desenvolvimento de conhecimentos científicos, formativos, técnicos e
tecnológicos, culturais, políticos, econômicos, com abordagem crítico e sustentável
nas seguintes Áreas do Conhecimento:
1.
Educação (EDU);
2.
Ensino de Ciências e
Matemática (ECM);
3. Educação Profissional e
Tecnológica (EPT);
4. Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade (TGS);
5. Ciências
Ambientais (CA);
6. Artes e Linguagens (AL);
7. Educação Ambiental (EA).
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE
TRABALHOS
A
Submissão de trabalhos será no período de 14/09/2025 a 05/10/2025 (prorrogado o prazo).
A
liberação dos resultados das avaliações acontecerá até o dia 13/10/2025.
Os slides das apresentações deverão ser enviados no modelo disponibilizado até o dia 17/10/2025 para o e-mail: comitecientificocongresso2025@gmail.com
1. Submissão de trabalhos:
1.1 O trabalho deverá ser submetido pelo primeiro(a) autor(a), que
será responsável por sua apresentação e deverá efetuar o cadastro para
submissão.
1.2 Caso o(a) autor(a) principal não possa apresentar o trabalho,
um dos coautores poderá apresentá-lo, desde que esteja inscrito no evento.
1.3 Cada inscrito(a) só poderá submeter apenas (01) trabalho, como
autor principal.
1.4 Cada trabalho pode contar com a participação máxima de 2
(dois) coautores(as).
1.5 O autor(a) deverá realizar o cadastro para que o trabalho seja
submetido (reforçamos que o cadastro da inscrição é obrigatório para todos os
autores e coautores).
1.6 Após a submissão do trabalho, não será possível excluir,
incluir ou trocar os nomes
dos coautores, título do trabalho, resumo e demais informações do cadastro.
1.7 No ato da submissão do trabalho, o(a) autor(a) irá fazer upload
de dois arquivos em PDF:
a) Um arquivo sem identificação (arquivo anônimo), conforme template disponibilizado, para correção
às cegas;
b) Um arquivo com identificação dos autores, conforme template disponibilizado, pois caso o
trabalho seja aprovado sem ressalvas, essa versão será a final.
1.8 Para a apresentação no Congresso será necessário enviar apenas
01 (um) arquivo, com no máximo 2 (duas) páginas de acordo com o modelo do template
de resumo simples.
1.9 Durante as apresentações, todos os trabalhos serão avaliados.
1.10 Os autores dos trabalhos que obtiverem as melhores avaliações
deverão enviar posteriormente os arquivos no formato de trabalho completo
para publicação nos Anais do evento, de acordo com o template
disponibilizado.
1.11 Os trabalhos de autores estrangeiros podem ser submetidos e
apresentados em Espanhol ou Português.
1.12 Todos os trabalhos devem ser submetidos no formato PDF na
Plataforma de Inscrição/Submissão do Evento, a partir do seguinte link geral:
https://www.even3.com.br/congresso-internacional-de-pos-graduacao-ifg-625416/
2. Tipos de trabalhos para
Comunicações Orais
2.1 Serão aceitos trabalhos nas seguintes modalidades: relatos de
experiências, revisão de literatura, relatos de pesquisas em andamento ou
concluídas e ensaios teóricos. O formato
da submissão e da apresentação será o seguinte:
Para a apresentação no
Evento:
- Resumo simples (formato de apresentação: oral). Serão aceitos trabalhos em desenvolvimento inéditos ou já finalizados. A extensão do resumo será de no máximo 2 (duas) páginas, de acordo com o template de resumo simples disponibilizado.
Para a publicação nos Anais do Evento:
- Trabalhos Completos (formato de apresentação: comunicação oral). Serão aceitos
trabalhos inéditos em andamento ou já
finalizados. A extensão dos trabalhos é de no mínimo 8 (oito) e no máximo 12
(doze) páginas, de acordo com o template
de resumo completo disponibilizado.
3. Formato de Apresentação
As apresentações ocorrerão nos dias 21, 22 e 23/10 nos formatos presencial
e on-line.
3.1. Apresentação oral
3.1.1 Apresentação de trabalhos completos:
a) Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação.
b) Nas sessões, as apresentações ocorrerão em blocos com posterior
discussão.
3.1.2 A coordenação da Sessão de Comunicação Oral será feita por
dois (2) dos pesquisadores participantes (nacional e estrangeiro),
antecipadamente designado.
3.1.3 As apresentações no formato On-line serão realizadas por
meio do Google Meet, excepcionalmente para estudantes estrangeiros
ou de outros estados do Brasil que não estejam presencialmente no Congresso
Internacional de Pós-Graduação.
4. Avaliação de Trabalhos
submetidos ao evento no ato de inscrição
4.1 Cada trabalho será avaliado às cegas por dois avaliadores.
Havendo discordância entre os dois pareceres, o trabalho será avaliado por um
terceiro avaliador.
4.2 A partir do resultado da avaliação, a Comissão Científica
recomendará:
a) Aprovado - o trabalho será aceito em sua forma original;
b) Reprovado – caso aconteça a reprovação, o trabalho não será apresentado no evento.
4.3 Critérios de avaliação. Além da correção no uso da língua
portuguesa ou estrangeira (ortografia,
sintaxe, redação, estilo, coerência e coesão textual), os trabalhos serão
avaliados de acordo com os seguintes critérios:
4.3.1 Objetivos, fundamentação teórica e revisão da literatura -
Clareza na descrição da área de interesse do texto; Questões de pesquisa
claramente formuladas ou relevância e clareza do problema teórico abordado;
Adequação da fundamentação teórica; Atualidade e abrangência da revisão de
literatura;
4.3.2 Metodologia - Adequação da metodologia proposta, dos
instrumentos de construção e análise dos dados, de acordo com a modalidade de
submissão.
4.3.3 Análise dos dados - Coerência entre análise e fundamentação
teórica, de acordo com a modalidade de submissão.
4.3.4 Conclusões e implicações - Relação clara entre os
argumentos, resultados, objetivos e apresentação da contribuição da pesquisa
para a área.
4.3.5 Referências- Utilização de literatura atualizada e
pertinente ao tema do trabalho, com uso correto das normas atualizadas da ABNT.
IMPORTANTE:
- Para receber certificado das Comunicações Orais, os autores
dos trabalhos precisam participar em ao menos 3 (três) Painéis do evento e
comprovar a presença pela assinatura em lista.
- Após publicados no formato de trabalho completo, os arquivos de
trabalhos não poderão sofrer mais nenhuma alteração ou correção.
Para fazer o download, clique no link abaixo. Após abrir o
drive, clique em ARQUIVO, em seguida faça o download do template.
Template Resumo Simples
(Para a apresentação no Congresso Internacional)
https://docs.google.com/document/d/1FiFMzGMswJJOrC2hvCskwARh52ROsd1I/
https://docs.google.com/document/d/1toYL9zfZYEMq60QgWiqpDw16WwX1deo-/edit
Template dos slides para a Comunicação Oral (Para a apresentação no Evento)
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail:
internacionalposgraduacao2025@gmail.com
COMISSÕES
- Comissão Organizadora:
Alessandro Silva de Oliveira (IFG – Brasil)/(Coordenador)
Cláudia Helena dos Santos Araújo (IFG – Brasil)/(Vice coordenadora)
Ana Flávia Silva Amorim (IFG – Brasil)
Carmencita Tonelini Pereira (PUC-Goiás – Brasil)
Jairo Andrés Velásquez Sarría (UT – Colômbia)
Jhonatans da Silva Fernandes (IFG -Brasil)
Joana D’Arc Coelho Viegas Porto (IFG -Brasil)
Heloisa Helena Lopes dos Santos Caixeta (IFG -Brasil)
Lílian Conceição Coelho (IFG – Brasil)
Lorena Pereira de Souza Rosa (IFG – Brasil)
Lorenna Silva Oliveira Costa (IFG – Brasil)
Nília Oliveira Santos Lacerda (UEG – Brasil)
Paula Graciano Pereira (IFG – Brasil)
Rafael Gomes Jacomini (IFG – Brasil)
Suzana Lopes de Albuquerque (IFG – Brasil)
Telma Aparecida Teles Martins Silveira (IFG – Brasil)
Viviana Carolina Llanos (UNICEN – Argentina)
Waléria Batista da Silva Vaz Mendes (IFG – Brasil)
Wanderley Azevedo de Brito (IFG – Brasil)
Yanina Débora Maturo (UNC - Argentina)
-
Comissão Científica:
Dra. Cláudia Helena dos Santos Araújo (IFG)
Dra. Olira
Saraiva Rodrigues (UEG)
Dra.
Márcia Azevedo Coelho (IEA-USP)
Dra. Lívia
Carolina Vieira(IFSuldeMinas e IEA-USP)
Dra. Danielle
Soares e Silva Bicudo Ferraro (PUC SP e IEA-USP)
Dr. Walter Günther Rodrigues Lippold (PPGH UFRGS)
Dra.
Bethania Medeiros Geremias (UFV)
Dra. Mad
Ana Desiree Ribeiro de Castro (ProfEPT/PPGE - IFG)
Dra. Joana
Peixoto (PPGE IFG)
Dra.
Dayanna Pereira dos Santos (ProfEPT IFG)
Dr.
Reinaldo de Lima Reis Junior (ProfEPT IFG)
Dra.
Waleria Batista da Silva Vaz Mendes (ProfEPT IFG)
Dr. Pedro
Araújo Pietrafesa (PPGCAS PUC-GO)
Dr. Wilson de Melo Cruvinel (PPGCAS PUC-GO)
Dr. Franco Hernán Gómez (Universitad Politécnica de
Catalunya - España)
Dr.
Antonio Albuquerque (Universidade da Beira Interior - Portugal)
LOCAL
DO EVENTO E PÚBLICO
Local: Criar - Polo de Inovação do IFG
https://maps.app.goo.gl/ww5tM54T2Nhy9xLFA
Endereço: Rua Dona Sanduca - Sítio de Recreio Ipê, Goiânia - GO, 74594-111 - Brasil.
Público: Estudantes,
Professores, Gestores e Técnicos-administrativos que atuam na Pós-graduação;
Estudantes e professores em cursos de graduação; Estudantes, Professores e
Gestores da Educação Básica do Estado de Goiás.
PALESTRANTES / PAINELISTAS DO EVENTO
Doutor
Alessandro Silva de Oliveira – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
(IFG), Brasil.
Doutor
Augustin Aduriz-Bravo - Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina.
Doutora Carmencita
Tonelini Pereira – Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás),
Brasil.
Doutora
Cláudia Helena dos Santos Araújo – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
(IFG), Brasil.
Doutor
Daniel Panario - Universidad de la República (UDELAR), Uruguay.
Doutor
Felipe César Londoño - Universidad Jorge Tadeo Lozano (UTADEO), Colômbia.
Doutor
Jairo Andrés Velásquez Sarría - Universidad del Tolima (UT), Colômbia.
Doutora
Lilliana Hoyos-Carvajal - Universidad Nacional de Colombia (UNAL), Colômbia.
Doutor
Mário Roberto Gática Quintanilla – Pontificia Universidad Católica de Chile
(PUC-Chile), Chile.
Doutora Nília
Oliveira Santos Lacerda – Universidade
Estadual de Goiás (UEG), Brasil.
Doutora Ofelia Gutiérrez – PEDECIBA (Programa de Desarrollo de las Ciencias Básicas) - Universidad de la República (UDELAR), Uruguay.
Doutora Viviana Carolina Llanos - Universidad
Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN), Argentina.
Doutor Wanderley Azevedo de Brito – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
(IFG), Brasil.
Profesor Wilson Netto Marturet -
Universidad del Trabajo del Uruguay (UTU), Uruguay.
Doutora
Yanina Débora - Universidad
Nacional de Córdoba (UNC), Argentina.
ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DO EVENTO
| Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE / IFG | |
| Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT/IFG | |
Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG - Pró-Reitoria
de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) |
INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES
|
Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG |
|
|
Universidad
Nacional de Colômbia - UNAL |
|
|
Universidad de la República (UDELAR) - Uruguay |
|
|
Universidad
Nacional de Córdoba – UNC - Argentina |
|
|
Universidad
de Buenos Aires – UBA - Argentina |
|
|
Pontificia
Universidad Católica de Chile |
|
|
Universidad
del Trabajo de Uruguay - UTU |
|
|
Universidad
del Tolima - Colômbia |
|
|
Universidade
Estadual de Goiás - UEG |
|
|
|
|
AGRADECIMENTOS:
Agradecimentos à FAPEG – Fundação de
Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, pelos recursos financeiros concedidos
para a realização do evento.

PRESENTACIÓN DEL CONGRESO EN ESPAÑOL
PLAZO AMPLIADO PARA
ENVÍO DE TRABAJOS:
hasta 05 de octubre de 2025.
Link para envío de trabajos:
https://forms.gle/Xec7G6vQB4C2d1aP8
Nuevos plazos:
Envío de trabajos: hasta 05/10
Resultados de la evaluación: hasta 13/10
Envío de archivos ppt de presentación: até 17/10
Inscripción e información para Cinterpós:
https://www.even3.com.br/congresso-internacional-de-pos-graduacao-ifg-625416/
SOBRE EL EVENTO
El "Congreso Internacional
de Posgrado: Experiencias y Enfoques de Estudios Stricto Sensu con las
Sociedades y la Educación Básica en América Latina" es un evento
científico interdisciplinario financiado por la Fundación de Apoyo a la
Investigación del Estado de Goiás (FAPEG). Su objetivo es promover el
desarrollo de iniciativas de divulgación científica, innovaciones,
colaboraciones de investigación y la internacionalización de programas de
posgrado en Brasil y otros países.
La temática del evento promueve el debate y la discusión
de experiencias de posgrado que fomentan la conexión con las sociedades,
impulsando el desarrollo de actividades formativas, culturales, políticas y
económicas con un enfoque crítico y sostenible en diversas áreas del
conocimiento, como Educación, Enseñanza de Ciencias y Matemáticas, Educación
Profesional y Tecnológica, Sostenibilidad, Artes y Lenguas, y Educación
Ambiental.
El público principal del evento es: instituciones de
educación superior y programas de posgrado (profesorado, estudiantes y
exalumnos); investigadores de Brasil y del exterior; docentes y estudiantes de
Educación Básica en Goiás; y los diferentes sectores de la sociedad a nivel
local, regional, nacional e internacional.
Basado en actividades académicas y
científicas, el Congreso Internacional de Posgrado busca fomentar un movimiento
integrado de investigadores, programas de posgrado e instituciones de educación
superior, colaborando y dialogando con las comunidades internas y externas, y
atendiendo las demandas que plantean a la comunidad científica.
OBJETIVOS DEL EVENTO
A partir de actividades
interdisciplinarias científicas, culturales, de innovación y de gestión
sostenible, coordinadas por el IFG y las instituciones de educación superior
nacionales e internacionales asociadas, el Congreso Internacional de Posgrado
busca fortalecer los estudios de posgrado, la investigación y la innovación
mediante el fomento de colaboraciones en proyectos de investigación con
sectores amplios y diversos de la sociedad, así como el intercambio entre
investigadores brasileños e internacionales y docentes del sector de Educación
Básica del Estado de Goiás.
En colaboración con docentes y
estudiantes del sector de Educación Básica de Goiás, los investigadores,
estudiantes, administradores e instituciones participantes del Congreso buscan
crear oportunidades de formación inicial y continua mediante la colaboración
con los Programas de Posgrado Stricto Sensu del IFG y el desarrollo de
proyectos de colaboración con socios internacionales. Para ello, las
actividades del Congreso buscan estratégicamente facilitar la colaboración
entre programas de posgrado, socios institucionales nacionales e
internacionales y docentes de los sistemas públicos de educación básica.
Como resultado de esta
colaboración, investigadores y gestores institucionales buscan establecer y
consolidar una red de investigación interdisciplinaria que conecte los estudios
de posgrado stricto sensu con las sociedades y la educación básica en América
Latina. Por ello, el Congreso Internacional de Posgrado se considera de gran
importancia para la internacionalización de la ciencia, el desarrollo
tecnológico y la innovación en el estado de Goiás y en Brasil.
Goiânia, Goiás, Brasil, 3 de
septiembre de 2025
Coordinación General del Congreso
Internacional de Posgrado
Instituto Federal de Educación,
Ciencia y Tecnología de Goiás (IFG)
Parceiros institucionais e colaboradores do evento
PROGRAMA DEL CONGRESO
Las
actividades del evento se llevarán a cabo los días 21 y 22 de octubre de 2025.
Consistirán en:
-
Conferencia Inaugural;
-
Ponencias;
- Paneles
de Experiencia Investigadora;
-
Presentación de Trabajos de Investigación;
- Grupos
de Discusión sobre Acuerdos y Colaboraciones para la Internacionalización. Cada
reunión brindará oportunidades para el diálogo y la colaboración en proyectos
de investigación.
El
horario se define con las siguientes actividades, fechas y horarios:
PROGRAMA:
21 de octubre de 2025
8:00 a.
m. a 12:00 p. m.: Inscripción. 8:00–9:00 AM – Inauguración Oficial del SNCT y
Recepción de Participantes
9:00–10:30
AM: Charla Inaugural del SNCT/Eipós-CinterPós
10:30–11:30
AM: Conferencia Inaugural del Congreso Internacional de Posgrado – Cinterpós
Red
Latinoamericana de Investigación en Didáctica de la Ciencia (REDLAD) – “Investigación
en Educación Científica. Condiciones, Desafíos y Contradicciones”.
Dr. Mário
Roberto Gática Quintanilla – Pontificia Universidad Católica de Chile
(PUC-Chile), Chile.
30
minutos para interactuar con los participantes del Congreso.
12:30–14:00
PM: Pausa para el almuerzo.
Panel 1
(14:00–15:30): Experiencias en Educación Profesional y Tecnológica
(EPT)
Profesor Wilson Marturet - Universidad del Trabajo del Uruguay (UTU), Uruguay.
Dra.
Yanina Débora - Universidad Nacional de Córdoba (UNC), Argentina.
Dr.
Wanderley Azevedo Brito - Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología
de Goiás (IFG), Brasil.
(30)
minutos para la interacción y preguntas del público.
Panel 2
(16:00 – 17:30): Experiências em Tecnología, Gestión y Sostenibilidad
Doutora Ofelia Gutiérrez – PEDECIBA (Programa de Desarrollo de las Ciencias Básicas) - Universidad de la República (UDELAR), Uruguay.
Dra.
Carmencita Tonelini - Pontificia Universidad Católica de Goiás (PUC-Goiás),
Brasil.
Dr.
Daniel Panário - Universidad de la República (UDELAR), Uruguay.
(30)
minutos para la interacción y preguntas del público.
18:00 –
18:30: Intervalo/Descanso.
18:30 –
20:30: Presentaciones Orales de Investigación – Bloque 1:
10
minutos por presentación y 30 minutos para discusión, preguntas e interacción.
Total: 9 presentaciones
PROGRAMA:
22 de octubre de 2025
8:30 –
10:30: Presentaciones Orales de Investigación – Bloque 2
10
minutos por presentación/30 minutos para discusión, preguntas e interacción.
Total: 9
presentaciones
Panel 3
(10:30 – 12:00): Experiencias en Educación, Artes y Lenguas
Dr.
Felipe César Londoño - Universidad Jorge Tadeo Lozano (UTADEO), Colombia.
Dra.
Cláudia Helena dos Santos Araújo - Instituto Federal de Educación, Ciencia y
Tecnología de Goiás (IFG), Brasil.
30
minutos para interacción y preguntas del público.
12:30 –
14:00: Almuerzo.
Panel 4
(14:00 – 15:30): Experiencias en Educación Ambiental
Dra.
Lilliana Hoyos-Carvajal - Universidad Nacional de Colombia (UNAL), Colombia.
Dr.
Alessandro Silva de Oliveira - Instituto Federal de Educación, Ciencia y
Tecnología de Goiás (IFG), Brasil.
Dr. Jairo
Andrés Velásquez Sarría - Universidad del Tolima (UT), Colombia.
(30)
minutos para interacción con la audiencia y preguntas.
Panel 5
(16:00 – 17:30): Experiencias en la Enseñanza de Ciencias y
Matemáticas –
Dra.
Viviana Carolina Llanos - Universidad Nacional del Centro de la Provincia de
Buenos Aires (UNICEN), Argentina.
Dr.
Agustín Aduriz-Bravo - Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina.
Dra.
Nília Lacerda - Universidad Estatal de Goiás (UEG), Brasil.
(30)
minutos para interacciones y preguntas de la audiencia.
18:00 –
18:30: Intervalo/Descanso.
18:30 –
20:30: Comunicaciones Orales de Investigación – Bloque 3
10
minutos por presentación / 30 minutos para discusión, preguntas e interacción.
Total: 9
presentaciones
PROGRAMA: 23 de octubre de 2025
- Comunicaciones orales en línea
Las sesiones online tendrán lugar el día 23/10/2023, organizadas en 3 horarios:
17:30 às 18:45;
19:00 às 20:15 e
20:30 às 20:45.
PRESENTACIÓN
DE TRABAJOS – COMUNICACIONES ORALES
Enlace para el envío de trabajos:
https://forms.gle/Xec7G6vQB4C2d1aP8
Se
aceptarán trabajos que aborden experiencias de posgrado en la interacción con
la sociedad, promoviendo el desarrollo del conocimiento científico, formativo,
técnico-tecnológico, cultural, político y económico, con un enfoque crítico y
sostenible, en las siguientes Áreas de Conocimiento:
1.
Educación (EDU);
2.
Enseñanza de las Ciencias y las Matemáticas (ECM);
3.
Educación Profesional y Tecnológica (EPT);
4.
Tecnología, Gestión y Sostenibilidad (TGS);
5.
Ciencias Ambientales (CA);
6. Artes
y Lenguas (AL);
7.
Educación Ambiental (EE).
DIRECTRICES
PARA LA PRESENTACIÓN DE TRABAJOS
El plazo para inscripción y envío de propuestas de trabajo será del 14 hasta 05/10/2025 (plazo ampliado).
Los resultados de la evaluación de propuestas de trabajo se publicarán el 13 de octubre de 2025.
Los archivos de la presentación deberán enviarse utilizando el modelo disponible hasta el día
17 de octubre de 2025 a la dirección de correo
electrónico:
1.
Presentación del trabajo:
1.1 El
trabajo deberá ser presentado por el primer autor, quien será responsable de su
presentación y deberá registrarse para su presentación.
1.2 Si el
autor principal no puede presentar el trabajo, uno de los coautores podrá
hacerlo, siempre que esté registrado en el evento.
1.3 Cada
participante podrá presentar solo un (01) trabajo, como autor principal. 1.4
Cada trabajo podrá tener un máximo de 2 (dos) coautores. 1.5 El autor debe
registrarse para su envío (recalcamos que el registro es obligatorio para todos
los autores y coautores).
1.6 Tras
el envío del trabajo, no será posible eliminar, incluir ni modificar los
nombres de los coautores, el título del trabajo, el resumen ni ninguna otra
información de registro.
1.7 Al
enviar el trabajo, el autor deberá subir dos archivos PDF:
a) Un
archivo sin identificación (archivo anónimo), según la plantilla proporcionada,
para edición ciega;
b) Un
archivo con la identificación del autor, según la plantilla proporcionada. Si
el trabajo se aprueba sin reservas, esta versión será la definitiva.
1.8 Para
la presentación en el Congreso, solo se requiere un archivo, con un máximo de
dos páginas, según la plantilla de resumen simple. 1.9 Todos los trabajos serán
evaluados durante las presentaciones.
1.10 Los
autores de los trabajos con las evaluaciones más altas deberán enviar
posteriormente los archivos en formato PDF completo para su publicación en las
actas del evento, según la plantilla proporcionada. 1.11 Los trabajos de
autores internacionales podrán enviarse y presentarse en español o portugués.
1.12
Todos los trabajos deberán enviarse en formato PDF a la Plataforma de
Registro/Envío del Evento, utilizando el siguiente enlace general:
2. Tipos
de Trabajos para Comunicaciones Orales
2.1 Se
aceptarán trabajos en los siguientes formatos: informes de experiencia,
revisiones bibliográficas, informes de investigaciones en curso o finalizadas,
y ensayos teóricos. Los formatos de envío y presentación serán los siguientes:
Para la
presentación en el Evento:
- Resumen
simple (formato de presentación: oral). Se aceptarán trabajos inéditos, tanto
en curso como ya finalizados. El resumen debe tener una extensión máxima de 2
(dos) páginas, según la plantilla de resumen simple proporcionada.
Para su
publicación en las Actas del Evento:
-
Trabajos completos (formato de presentación: presentación oral). Se aceptarán
trabajos finalizados, trabajos en curso o trabajos con una parte significativa
de los resultados ya obtenidos. La extensión mínima de los trabajos es de 8
(ocho) páginas y máxima de 12 (doce), según la plantilla de resumen completa
proporcionada.
3.
Formato de la presentación
Las presentaciones se realizarán los días 21 y 22 de octubre, de forma presencial y online.
3.1.
Presentación oral
3.1.1
Presentación de trabajos completos:
a) Cada
trabajo tendrá 10 minutos para su presentación.
b) En las
sesiones, las presentaciones se presentarán en bloques con posterior discusión.
3.1.2 La sesión de comunicación oral será coordinada por dos (2) de los
investigadores participantes (nacionales e internacionales), designados
previamente.
3.1.3 Las
presentaciones en línea se realizarán a través de Google Meet, excepcionalmente
para estudiantes internacionales o de otros estados de Brasil que no asistan
presencialmente al Congreso Internacional de Posgrado.
4.
Evaluación de los Trabajos Presentados al Evento en el Momento de la
Inscripción
4.1 Cada
trabajo será evaluado a ciegas por dos revisores. En caso de desacuerdo entre
ambos, el trabajo será evaluado por un tercer revisor.
4.2 Con
base en los resultados de la evaluación, el Comité Científico recomendará:
a)
Aprobado: el trabajo será aceptado en su forma original;
b)
Reprobado: si es rechazado, el trabajo no se presentará en el evento.
4.3
Criterios de Evaluación. Además del uso correcto del portugués o de una lengua
extranjera (ortografía, sintaxis, redacción, estilo, coherencia y cohesión
textual), los trabajos se evaluarán según los siguientes criterios:
4.3.1
Objetivos, Fundamentación Teórica y Revisión de la Literatura: Claridad en la
descripción del área de interés del texto; Preguntas de investigación
claramente formuladas o relevancia y claridad del problema teórico abordado;
Adecuación de la fundamentación teórica; Revisión de la literatura actualizada
y completa. 4.3.2 Metodología: Adecuación de la metodología propuesta, la
construcción de datos y las herramientas de análisis, según el método de
presentación.
4.3.3
Análisis de datos: Coherencia entre el análisis y la fundamentación teórica,
según el método de presentación.
4.3.4
Conclusiones e implicaciones: Clara conexión entre argumentos, resultados,
objetivos y presentación de la contribución de la investigación al campo.
4.3.5
Referencias: Uso de literatura actualizada relevante para el tema del artículo,
con el correcto uso de las normas ABNT vigentes.
IMPORTANTE:
- Para
recibir un certificado de Comunicaciones Orales, los autores del artículo deben
participar en al menos tres (3) paneles del evento y acreditar su asistencia
registrándose en la lista.
- Una vez
publicado el artículo completo, los archivos del artículo no podrán ser
modificados ni corregidos.
Para
descargarlo, haga clic en el enlace a continuación. Después de abrir la unidad,
haga clic en ARCHIVO y descargue la plantilla.
Modelo de Resumen Simple (Para presentación en el Congreso Internacional)
https://docs.google.com/document/d/1uATadbTqlKL-Yg0bkm3mg3_FMioDeEmd/
Modelo de texto completo (para publicación en las actas del evento)
https://docs.google.com/document/d/1toYL9zfZYEMq60QgWiqpDw16WwX1deo-/edit
Modelo de Presentación para la Comunicación Oral en el Evento
Si tiene
alguna pregunta, por favor contáctenos por correo electrónico:
internacionalposgraduacao2025@gmail.com
COMITÉS
-
Comité Organizador:
Alessandro
Silva de Oliveira (IFG – Brasil)/(Coordinador)
Cláudia
Helena dos Santos Araújo (IFG – Brasil)/(Vicecoordinadora)
Ana
Flávia Silva Amorim (IFG – Brasil)
Carmencita
Tonelini Pereira (PUC-Goiás – Brasil)
Jairo
Andrés Velásquez Sarría (UT – Colombia)
Jhonatans
da Silva Fernandes (IFG – Brasil)
Joana
D’Arc Coelho Viegas Porto (IFG – Brasil)
Heloisa
Helena Lopes dos Santos Caixeta (IFG -Brasil)
Lilian
Conceição Coelho (IFG - Brasil)
Lorena
Pereira de Souza Rosa (IFG - Brasil)
Lorenna Silva Oliveira Costa (IFG – Brasil)
Nília
Oliveira Santos Lacerda (UEG - Brasil)
Paula
Graciano Pereira (IFG - Brasil)
Rafael
Gomes Jacomini (IFG - Brasil)
Suzana
Lopes de Albuquerque (IFG - Brasil)
Telma
Aparecida Teles Martins Silveira (IFG - Brasil)
Viviana
Carolina Llanos (UNICEN - Argentina)
Waléria
Batista da Silva Vaz Mendes (IFG - Brasil)
Wanderley
Azevedo de Brito (IFG - Brasil)
Yanina
Débora Maturo (UNC - Argentina)
- Comité
Científico:
Dra. Cláudia Helena dos Santos Araújo (IFG)
Dra. Olira Saraiva Rodrigues (UEG)
Dra. Márcia Azevedo Coelho (IEA-USP)
Dra. Lívia Carolina Vieira (IFSuldeMinas e IEA-USP)
Dra. Danielle Soares e Silva Bicudo Ferraro (PUC SP e IEA-USP)
Dr. Walter Günther Rodrigues Lippold (PPGH UFRGS)
Dra. Bethania Medeiros Geremias (UFV)
Dra. Mad Ana Desiree Ribeiro de Castro (ProfEPT/PPGE - IFG)
Dra. Joana Peixoto (PPGE IFG)
Dra. Dayanna Pereira dos Santos (ProfEPT IFG)
Dr. Reinaldo de Lima Reis Junior (ProfEPT IFG)
Dra. Waleria Batista da Silva Vaz Mendes (ProfEPT IFG)
Dr. Pedro Araújo Pietrafesa (PPGCAS PUC-GO)
Dr. Wilson de Melo Cruvinel (PPGCAS PUC-GO)
Dr. Franco Hernán Gómez (Universitad Politécnica de Catalunya - España)
Dr. Antonio Albuquerque (Universidade da Beira Interior - Portugal)
UBICACIÓN
DEL EVENTO Y AUDIENCIA
Ubicación:
Criar - IFG Polo de Inovação do IFG
Dirección:
Rua Dona Sanduca - Sítio de Recreio Ipê, Goiânia - GO, 74594-111 - Brasil
https://maps.app.goo.gl/ww5tM54T2Nhy9xLFA
Destinatarios:
Estudiantes, profesores, administradores y personal técnico-administrativo de
programas de posgrado; estudiantes y profesores de pregrado; y estudiantes,
profesores y administradores de educación básica del estado de Goiás.
PONENTES
/ PANELISTAS DEL EVENTO
Dr.
Alessandro Silva de Oliveira - Instituto Federal de Educación, Ciencia y
Tecnología de Goiás (IFG), Brasil.
Dr.
Agustín Aduriz-Bravo - Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina.
Dra.
Carmencita Tonelini Pereira - Pontificia Universidad Católica de Goiás
(PUC-Goiás), Brasil.
Dra.
Cláudia Helena dos Santos Araújo - Instituto Federal de Educación, Ciencia y
Tecnología de Goiás (IFG), Brasil.
Dr.
Daniel Panario - Universidad de la República (UDELAR), Uruguay.
Dr.
Felipe César Londoño - Universidad Jorge Tadeo Lozano (UTADEO), Colombia.
Dr. Jairo
Andrés Velásquez Sarría - Universidad del Tolima (UT), Colombia.
Doctora
Lilliana Hoyos-Carvajal - Universidad Nacional de Colombia (UNAL), Colombia.
Doctor
Mario Roberto Gática Quintanilla - Pontificia Universidad Católica de Chile
(PUC-Chile), Chile.
Doctora
Nília Oliveira Santos Lacerda - Universidad Estatal de Goiás (UEG), Brasil.
Doctora Ofelia Gutiérrez – PEDECIBA (Programa de Desarrollo de las Ciencias Básicas) - Universidad de la República (UDELAR), Uruguay.
Doctora
Viviana Carolina Llanos - Universidad Nacional del Centro de la Provincia de
Buenos Aires (UNICEN), Argentina.
Doctor
Wanderley Azevedo de Brito - Instituto Federal de Educación, Ciencia y
Tecnología de Goiás (IFG), Brasil.
Profesor Wilson Netto Marturet - Universidad del Trabajo del Uruguay (UTU), Uruguay.
Doctora
Yanina Débora - Universidad Nacional de Córdoba (UNC), Argentina.
ORGANIZACIÓN
Y EJECUCIÓN DEL EVENTO
|
Programa
de Pós-Graduação em Educação – PPGE / IFG |
|
|
Programa
de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT/IFG |
|
|
Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG - Pró-Reitoria
de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG); - Diretoria
de Pós-Graduação (DPG) |
|
INSTITUCIONES PARTICIPANTES EN EL CONGRESO
|
Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG |
|
|
Universidad
Nacional de Colômbia - UNAL |
|
|
Universidad
de la República (UDELAR) - Uruguay |
|
|
Universidad
Nacional de Córdoba – UNC - Argentina |
|
|
Universidad
de Buenos Aires – UBA - Argentina |
|
|
Pontificia
Universidad Católica de Chile |
|
|
Universidad
del Trabajo de Uruguay - UTU |
|
|
Universidad
del Tolima - Colômbia |
|
|
Universidade
Estadual de Goiás - UEG |
|
|
|
|
AGRADECIMIENTOS:
Agradecimientos a la FAPEG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado
de Goiás, por los recursos financieros otorgados para la realización del
evento.