Congresso Internacional de Pós-Graduação - IFG - CinterPós e Encontro Internacional de Pós-Graduação do IFG - Eipós

Congresso Internacional de Pós-Graduação - IFG - CinterPós e Encontro Internacional de Pós-Graduação do IFG - Eipós

online Polo de Inovação - CRIAR IFG - Goiânia - Goiás - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

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Congresso Internacional de Pós-Graduação IFG e Encontro Internacional de Pós-Graduação

Experiências e aproximações do stricto sensu com as sociedades e a educação básica na América Latina. Experiencias y enfoques stricto sensu con las sociedades y la educación básica en América Latina


SESSÕES ON-LINE (virtuais): SALAS, HORÁRIOS e LINKS


- Sessões Virtuais - Eixo Educação  

horários e links 23-20-2025


https://tinyurl.com/2zndx5e4


- Sessões Virtuais - Ensino de Ciências e Matemática, Educação Ambiental & Cièncias Ambientais 

horários e links 23-20-2025


https://tinyurl.com/8mdha58c


- Sessões Virtuais - Eixo Educação Profissional e Tecnológica  

horários e links 23-20-2025


https://tinyurl.com/5c462s7k




COMUNICAÇÕES ORAIS ON-LINE 

Modalidade Virtual


O Comitê do CinterPós publica a lista dos trabalhos para Comunicações Orais na modalidade On-line. 

As sessões on-line acontecerão no dia 23/10/2023, organizadas em 3 horários: 17:30 às 18:45; 19:00 às 20:15 e 20:30 às 20:45.


IMPORTANTE:

1) As Comunicações Orais, para os autores que enviaram os arquivos das apresentações, estão previstas para sessões on-line no dia 23/10/2025.

2) Conforme previsto nas normas do CinterPós, o não envio prévio dos arquivos das apresentações ao correio eletrônico do CinterPós, pelos respectivos autores, não garante a Comunicação Oral, mesmo que o título do trabalho conste na presente lista.

3) Para conhecer o horário e o link das salas do Google Meet das Comunicações Orais On-line, os autores devem acompanhar a publicação no Site do CinterPós (em breve), com detalhamento da programação das sessões (horários e respectivos links). Fiquem atentos!


Comunicações On-line: Link de Acesso à Lista de Trabalhos Aprovados:


https://tinyurl.com/4j8axu99



Lista Complementar N. 1 de Comunicações On-line - Link de Acesso:


https://tinyurl.com/fpu3w95r


Comitê Científico do CinterPós/EiPós 




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COMUNICAÇÕES ORAIS PRESENCIAIS 

- LISTA ATUALIZADA


O Comitê Científico do CinterPós/EiPós divulga a lista de Trabalhos para Comunicações Orais na Modalidade Presencial para os dias 21 e 22 de Outubro/2025.

El Comité Científico de CinterPós/EiPós publica la lista de Trabajos para Comunicaciones Orales en la Modalidad Presencial para los días 21 y 22 de octubre de 2025.


Fiquem atentos aos dias e aos horários das sessões presenciais:

Por favor tenga en cuenta los días y horarios de las sesiones presenciales:


Sessão Presencial 1 de Comunicações Orais: 

Sesión 1 de comunicaciones orales presenciales:

- 21/10

- horário: 18:30 - 21:00


Sessão Presencial 2 de Comunicações Orais: 

Sesión 2 de comunicaciones orales presenciales:

- 22/10

- horário: 8:00 – 10:30


Sessão Presencial 3 de Comunicações Orais:

Sesión 2 de comunicaciones orales presenciales:

- 22/10

- horário: 18:30 - 21:00


Link de acesso à lista de Comunicações Orais Presenciais:

Enlace para acceder a la lista de Comunicaciones Orales Presenciales:


https://tinyurl.com/5n9xa5km


Versão atualizada


A Organização e o Comitê Científico do CinterPós desejam um excelente evento a todos(as)!

¡La Organización y el Comité Científico de CinterPós os desean a todos un excelente evento!



Comitê Científico do CinterPós/EiPós 



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Comunicaciones Orales en Español

Sesión Virtual

Para ver la lista de Comunicaciones Orales en Español, acceda al siguiente enlace:


https://tinyurl.com/ycx7bjdz


Sala Exclusiva de Español - Sesión Virtual de Comunicaciones Orales
Sala exclusiva em Espanhol - sessão virtual para Comunicações Orais 

https://meet.google.com/osx-wwmf-jcv 

Horario de la sesión virtual de español: 10:30 a. m. a 12:00 
Hora de Brasilia/Goiânia/Brasil


Goiânia, 17 de outubro de 2025.

Comitê Científico do CinterPós


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  O Comitê Científico do CinterPós publica, na data de hoje, a Lista Complementar N. 1 com o seguinte trabalho aprovado:

    - Os fundamentos epistemológicos da Base Nacional Comum Curricular e um caminho para a formação omnilateral.


    Link de acesso à Lista Complementar N. 1 de Trabalho Aprovado:

    https://tinyurl.com/2zvnj9st

    

Goiânia, 19 de outubro de 2025.

Comitê Científico do CinterPós










PUBLICAÇÃO DA II PARTE (segunda parte) DOS TRABALHOS APROVADOS

Segunda parte do Resultado da Avaliação dos Trabalhos Submetidos ao CinterPós

  14 de outubro de 2025

Atualizada em 16/10/205

 

1.     O Comitê Científico do CinterPós publica, na data de hoje, a segunda lista  (atualizada em 16/10/205)c om os trabalhos aprovados.

2.     Nos próximos dias o Comitê publicará:

a) a lista dos trabalhos para Comunicações Orais na modalidade presencial;

b) a lista dos trabalhos para Comunicações na modalidade virtual.

c)  os quadros com cronogramas de dias e horários para as Comunicações Orais.

Clik no link abaixo para baixar a segunda lista dos trabalhos aprovados

 

http://bit.ly/3LfahbL

  Atualizada em 16/10/205

Goiânia, 14 de outubro de 2025.

Comitê Científico do CinterPós




______________ X _______________


PUBLICAÇÃO DA I PARTE DOS TRABALHOS APROVADOS

Primeira parte do Resultado da Avaliação dos Trabalhos Submetidos ao CinterPós

  13 de outubro de 2025

 

1.     O Comitê Científico do CinterPós publica, na data de hoje, a primeira lista com os trabalhos aprovados.

2.     Os(as) autores(as) dos demais trabalhos devem aguardar a publicação da segunda lista dos trabalhos aprovados ao CinterPós. 

3.     Nos próximos dias o Comitê publicará:

a)    a segunda lista dos trabalhos aprovados;

b) a lista dos trabalhos para Comunicações Orais na modalidade presencial;

b) a lista dos trabalhos para Comunicações na modalidade virtual.

c)     Os quadros com cronogramas de dias e horários para as Comunicações Orais.

Clik no link abaixo para baixar a lista dos trabalhos aprovados


http://bit.ly/46N4YZG


Goiânia, 13 de outubro de 2025.

Comitê Científico do CinterPós








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Template dos slides para a Comunicação Oral no CinterPós

Modelo de Presentación para la Comunicación Oral en el Evento

Acesse aqui / Acceda aquí

http://bit.ly/4gZI2Kd




Link para submissão de trabalhos:

https://forms.gle/Xec7G6vQB4C2d1aP8


Novos prazos:

Submissão de trabalhos: até 05/10

Resultados das avaliações: até 13/10

Envio dos slides das apresentações: até 17/10


Inscrições e informações ao Cinterpós:

https://www.even3.com.br/congresso-internacional-de-pos-graduacao-ifg-625416/





SOBRE O EVENTO

 

 O CinterPósCongresso Internacional de Pós-Graduação: experiências e aproximações da stricto sensu com as sociedades e a educação básica na América Latinaé um evento científico interdisciplinar financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás  (FAPEG), cuja realização é justificada pela possibilidade de promover o desenvolvimento de ações para divulgação científica, inovações, parcerias em pesquisas e internacionalização de programas de pós-graduação do Brasil e de outros países.

Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Goiás - SNCT - IFG, o CinterPós acontece em conjunto com o Encontro Internacional de Pós-Graduação do IFG, o Eipós.

A temática do CinterPós e do Eipós situa-se na discussão de experiências na pós-graduação que oportuniza aproximações com as sociedades, promovendo o desenvolvimento de atividades formativas, culturais, políticas, econômicas, de abordagem crítica e sustentável em várias áreas do conhecimento, tais como: Educação, Ensino de Ciências e Matemática, Educação Profissional e Tecnológica, Sustentabilidade, Artes e Linguagens e Educação Ambiental.

O público do evento destina-se a instituições de graduação em ensino superior e programas de pós-graduação (docentes, discentes e egressos); pesquisadores do Brasil e do exterior; professores e estudantes na Educação Básica de Goiás; e os diferentes setores da sociedade em níveis local, regional, nacional e internacional.

A partir das atividades acadêmico-científicas, o Congresso Internacional de Pós-Graduação visa a um movimento integrado de pesquisadores, programas de pós-graduação e instituições de ensino superior, em articulações e diálogos com as comunidades internas e externas, em atenção às demandas que elas trazem para a comunidade científica.

 

OBJETIVOS DO EVENTO


A partir de atividades interdisciplinares científicas, culturais, de inovação e de gestão sustentável, coordenadas pelo IFG e pelas instituições parceiras nacionais e estrangeiras de ensino superior, o Congresso Internacional de Pós-Graduação tem como objetivo fortalecer a pós-graduação, a pesquisa e a inovação, pela promoção de parcerias em projetos de pesquisa com amplos e diferentes setores da sociedade, bem como possibilitar trocas entre os pesquisadores do Brasil, exterior e professores na Educação Básica do Estado de Goiás.

Em articulação com professores e estudantes na Educação Básica de Goiás, os pesquisadores, estudantes, gestores e as instituições envolvidas no Congresso, busca-se criar oportunidades de formação inicial e continuada pela aproximação com os Programas de Pós-graduação Stricto Sensu do IFG, no desenvolvimento de projetos colaborativos construídos com os parceiros internacionais.

Para isto, as atividades do Congresso buscam estrategicamente possibilitar a articulação entre os programas de pós-graduação, parceiros institucionais nacionais/internacionais e professores das redes públicas da educação básica.

Como um dos produtos dessa articulação, os pesquisadores e gestores institucionais buscam constituir e consolidar uma rede interdisciplinar de pesquisas, com aproximações da pós-graduação stricto sensu com as sociedades e a educação básica na América Latina. Assim, considera-se que o Congresso Internacional de Pós-Graduação  ocupa um lugar de relevância para a internacionalização da ciência, do desenvolvimento tecnológico e de inovação no estado de Goiás e no Brasil.

 

Goiânia, Goiás, Brasil, 03 de setembro de 2025

 

A Coordenação Geral do Congresso Internacional de Pós-Graduação

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Instituições parceiras e colaboradoras do evento

 

 PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO

 

As atividades do evento acontecerão nos dias 21 e 22 de outubro de 2025. Serão constituídas por:

- Conferência de Abertura;

- Palestras;

- Painéis de Experiências em Pesquisas;

- Comunicações de Trabalhos de Pesquisas;

- Rodas de Conversas em Acordos e Parcerias para a Internacionalização. Cada encontro se materializará como oportunidades de diálogos e parcerias em projetos de pesquisa.

 

A programação está definida pelas seguintes atividades, datas e horários:

  

PROGRAMAÇÃO: 21/10/2025

 

8:00 – 12:00: Credenciamento.

08:00 – 09:00 Abertura Oficial da SNCT e recepção dos participantes

9:00 – 10:30: Palestra geral de abertura da SNCT/Eipós-CinterPós

 

10:30 – 11:30: Conferência de Abertura do Congresso Internacional de Pós-Graduação – Cinterpós

Rede Latino-Americana de Pesquisa em Didática Científica (REDLAD) – “Investigar em educación científica. Condiciones, desafios y contradicciones”. 

Doutor Mário Roberto Gática Quintanilla – Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC-Chile), Chile.

(30) minutos para interações com os participantes do Congresso.

 

12:30 – 14:00: Intervalo para o almoço.

 

Painel 1 (14:00 – 15:30): Experiências em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)  

Profesor Wilson Marturet - Universidad del Trabajo del Uruguay (UTU), Uruguay.

Doutora Yanina Débora - Universidad Nacional de Córdoba (UNC), Argentina.

Doutor Wanderley Azevedo Brito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil.

(30) minutos para interações com a plateia e perguntas.

 

Painel 2 (16:00 – 17:30): Experiências em Tecnología, Gestão e Sustenibilidade 

Doutora Ofélia Gutiérrez – Universidad de la República (UDELAR), Uruguay.

Doutora Carmencita Tonelini Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), Brasil.

Doutor Daniel Panário – Universidad de la República (UDELAR), Uruguay.

(30) minutos para interações com a plateia e perguntas.

 

18:00 – 18:30: Intervalo.

 

18:30 – 20:30: Comunicações Orais de Pesquisas - Bloco 1:

10 minutos cada apresentação e 30 minutos para debates/perguntas/interações.

Total: 9 apresentações

 

 

PROGRAMAÇÃO: 22/10/2025

 

8:30 – 10:30: Comunicações Orais de Pesquisas – Bloco 2

10 minutos cada apresentação/30 minutos para debates/perguntas/interações.

Total: 9 apresentações

 

Painel 3 (10:30 – 12:00): Experiências em Educação, Artes e Linguagens

Doutor Felipe César Londoño - Universidad Jorge Tadeo Lozano (UTADEO), Colômbia.

Doutora Cláudia Helena dos Santos Araújo - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil.

(30) minutos para interações com a plateia e perguntas.

 

12:30 – 14:00: Intervalo para o almoço.

 

Painel 4 (14:00 – 15:30): Experiências em Educação Ambiental

Doutora Lilliana Hoyos-Carvajal - Universidad Nacional de Colômbia (UNAL), Colômbia.

Doutor Alessandro Silva de Oliveira - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil.

Doutor Jairo Andrés Velásquez Sarría - Universidad del Tolima (UT), Colômbia.

(30) minutos para interações com a plateia e perguntas.

 

 

Painel 5 (16:00 – 17:30): Experiências em Ensino de Ciências e Matemática  

Doutora Viviana Carolina Llanos - Universidad Nacional del centro de la provincia de Buenos Aires (UNICEN), Argentina.

Doutor Augustin Aduriz-Bravo - Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina.

Doutora Nília Lacerda - Universidade Estadual de Goiás (UEG), Brasil.

(30) minutos para interações com a plateia e perguntas.

 

18:00 – 18:30: Intervalo.

 

18:30 – 20:30: Comunicações Orais de Pesquisas – Bloco 3

10 minutos cada apresentação/30 minutos para debates/perguntas/interações.

Total: 9 apresentações

 

 

18:30 – 20:30: Comunicações Orais de Pesquisas

 

 

PROGRAMAÇÃO: 23/10/2025

 

- Comunicações Orais On-line 

As sessões on-line acontecerão no dia 23/10/2023, organizadas em 3 horários: 

17:30 às 18:45; 

19:00 às 20:15 e 

20:30 às 20:45. 



SUBMISSÃO DE TRABALHOS – COMUNICAÇÕES ORAIS

 

Link para Submissão de Trabalhos:


https://forms.gle/Xec7G6vQB4C2d1aP8



Serão aceitos trabalhos que abordem experiências na pós-graduação em aproximações com as sociedades, que promovam o desenvolvimento de conhecimentos científicos, formativos, técnicos e tecnológicos, culturais, políticos, econômicos, com abordagem crítico e sustentável nas seguintes Áreas do Conhecimento:

1.     Educação (EDU);

2.     Ensino de Ciências e Matemática (ECM);

3.     Educação Profissional e Tecnológica (EPT);

4.     Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade (TGS);

5.     Ciências Ambientais (CA);

6.     Artes e Linguagens (AL);

7.     Educação Ambiental (EA).

 

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

             

A Submissão de trabalhos será no período de 14/09/2025 a 05/10/2025 (prorrogado o prazo).

A liberação dos resultados das avaliações acontecerá até o dia 13/10/2025.

Os slides das apresentações deverão ser enviados no modelo disponibilizado até o dia 17/10/2025 para o e-mail: comitecientificocongresso2025@gmail.com

 

1.     Submissão de trabalhos:

1.1 O trabalho deverá ser submetido pelo primeiro(a) autor(a), que será responsável por sua apresentação e deverá efetuar o cadastro para submissão.

1.2 Caso o(a) autor(a) principal não possa apresentar o trabalho, um dos coautores poderá apresentá-lo, desde que esteja inscrito no evento.

1.3 Cada inscrito(a) só poderá submeter apenas (01) trabalho, como autor principal.

1.4 Cada trabalho pode contar com a participação máxima de 2 (dois) coautores(as).

1.5 O autor(a) deverá realizar o cadastro para que o trabalho seja submetido (reforçamos que o cadastro da inscrição é obrigatório para todos os autores e coautores).

1.6 Após a submissão do trabalho, não será possível excluir, incluir ou trocar os nomes dos coautores, título do trabalho, resumo e demais informações do cadastro.

1.7 No ato da submissão do trabalho, o(a) autor(a) irá fazer upload de dois arquivos em PDF:

a) Um arquivo sem identificação (arquivo anônimo), conforme template disponibilizado, para correção às cegas;

b) Um arquivo com identificação dos autores, conforme template disponibilizado, pois caso o trabalho seja aprovado sem ressalvas, essa versão será a final.

1.8 Para a apresentação no Congresso será necessário enviar apenas 01 (um) arquivo, com no máximo 2 (duas) páginas de acordo com o modelo do template de resumo simples.

1.9 Durante as apresentações, todos os trabalhos serão avaliados.

1.10 Os autores dos trabalhos que obtiverem as melhores avaliações deverão enviar posteriormente os arquivos no formato de trabalho completo para publicação nos Anais do evento, de acordo com o template disponibilizado.

1.11 Os trabalhos de autores estrangeiros podem ser submetidos e apresentados em Espanhol ou Português.

1.12 Todos os trabalhos devem ser submetidos no formato PDF na Plataforma de Inscrição/Submissão do Evento, a partir do seguinte link geral:

https://www.even3.com.br/congresso-internacional-de-pos-graduacao-ifg-625416/

  

2.     Tipos de trabalhos para Comunicações Orais

2.1 Serão aceitos trabalhos nas seguintes modalidades: relatos de experiências, revisão de literatura, relatos de pesquisas em andamento ou concluídas e ensaios teóricos. O formato da submissão e da apresentação será o seguinte:

 

  Para a apresentação no Evento:

- Resumo simples (formato de apresentação: oral). Serão aceitos trabalhos em desenvolvimento inéditos ou já finalizados. A extensão do resumo será de no máximo 2 (duas) páginas, de acordo com o template de resumo simples disponibilizado.

Para a publicação nos Anais do Evento:

- Trabalhos Completos (formato de apresentação: comunicação oral). Serão aceitos trabalhos inéditos em andamento ou já finalizados. A extensão dos trabalhos é de no mínimo 8 (oito) e no máximo 12 (doze) páginas, de acordo com o template de resumo completo disponibilizado.

 

3.     Formato de Apresentação

As apresentações ocorrerão nos dias 21, 22 e 23/10 nos formatos presencial e on-line.

3.1. Apresentação oral

3.1.1 Apresentação de trabalhos completos:

a) Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação.

b) Nas sessões, as apresentações ocorrerão em blocos com posterior discussão.

3.1.2 A coordenação da Sessão de Comunicação Oral será feita por dois (2) dos pesquisadores participantes (nacional e estrangeiro), antecipadamente designado.

3.1.3 As apresentações no formato On-line serão realizadas por meio do Google Meet, excepcionalmente para estudantes estrangeiros ou de outros estados do Brasil que não estejam presencialmente no Congresso Internacional de Pós-Graduação.

 

4.     Avaliação de Trabalhos submetidos ao evento no ato de inscrição

4.1 Cada trabalho será avaliado às cegas por dois avaliadores. Havendo discordância entre os dois pareceres, o trabalho será avaliado por um terceiro avaliador.

4.2 A partir do resultado da avaliação, a Comissão Científica recomendará:

a) Aprovado - o trabalho será aceito em sua forma original;

b) Reprovado – caso aconteça a reprovação, o trabalho não será apresentado no evento.

4.3 Critérios de avaliação. Além da correção no uso da língua portuguesa ou estrangeira (ortografia, sintaxe, redação, estilo, coerência e coesão textual), os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

4.3.1 Objetivos, fundamentação teórica e revisão da literatura - Clareza na descrição da área de interesse do texto; Questões de pesquisa claramente formuladas ou relevância e clareza do problema teórico abordado; Adequação da fundamentação teórica; Atualidade e abrangência da revisão de literatura;

4.3.2 Metodologia - Adequação da metodologia proposta, dos instrumentos de construção e análise dos dados, de acordo com a modalidade de submissão.

4.3.3 Análise dos dados - Coerência entre análise e fundamentação teórica, de acordo com a modalidade de submissão.

4.3.4 Conclusões e implicações - Relação clara entre os argumentos, resultados, objetivos e apresentação da contribuição da pesquisa para a área.

4.3.5 Referências- Utilização de literatura atualizada e pertinente ao tema do trabalho, com uso correto das normas atualizadas da ABNT.

 

IMPORTANTE:

- Para receber certificado das Comunicações Orais, os autores dos trabalhos precisam participar em ao menos 3 (três) Painéis do evento e comprovar a presença pela assinatura em lista.

- Após publicados no formato de trabalho completo, os arquivos de trabalhos não poderão sofrer mais nenhuma alteração ou correção.

Para fazer o download, clique no link abaixo. Após abrir o drive, clique em ARQUIVO, em seguida faça o download do template.

 

Template Resumo Simples (Para a apresentação no Congresso Internacional)

https://docs.google.com/document/d/1FiFMzGMswJJOrC2hvCskwARh52ROsd1I/


          Template Texto Completo (Para a publicação nos Anais do Evento) 

https://docs.google.com/document/d/1toYL9zfZYEMq60QgWiqpDw16WwX1deo-/edit


Template dos slides para a Comunicação Oral (Para a apresentação no Evento)

http://bit.ly/4gZI2Kd


 

Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail:

internacionalposgraduacao2025@gmail.com

 

 

COMISSÕES

- Comissão Organizadora:

Alessandro Silva de Oliveira (IFG – Brasil)/(Coordenador)

Cláudia Helena dos Santos Araújo (IFG – Brasil)/(Vice coordenadora)

Ana Flávia Silva Amorim (IFG – Brasil)

Carmencita Tonelini Pereira (PUC-Goiás – Brasil)

Jairo Andrés Velásquez Sarría (UT – Colômbia)

Jhonatans da Silva Fernandes (IFG -Brasil)

Joana D’Arc Coelho Viegas Porto (IFG -Brasil)

Heloisa Helena Lopes dos Santos Caixeta (IFG -Brasil)

Lílian Conceição Coelho (IFG – Brasil)

Lorena Pereira de Souza Rosa (IFG – Brasil)

Lorenna Silva Oliveira Costa (IFG – Brasil)

Nília Oliveira Santos Lacerda (UEG – Brasil)

Paula Graciano Pereira (IFG – Brasil)

Rafael Gomes Jacomini (IFG – Brasil)

Suzana Lopes de Albuquerque (IFG – Brasil)

Telma Aparecida Teles Martins Silveira (IFG – Brasil)

Viviana Carolina Llanos (UNICEN – Argentina)

Waléria Batista da Silva Vaz Mendes (IFG – Brasil)

Wanderley Azevedo de Brito (IFG – Brasil)

Yanina Débora Maturo (UNC - Argentina)


 

- Comissão Científica:


Dra. Cláudia Helena dos Santos Araújo (IFG)

Dra. Olira Saraiva Rodrigues (UEG)

Dra. Márcia Azevedo Coelho  (IEA-USP)

Dra. Lívia Carolina Vieira(IFSuldeMinas e IEA-USP)

Dra. Danielle Soares e Silva Bicudo Ferraro (PUC SP e IEA-USP)

Dr. Walter Günther Rodrigues Lippold (PPGH UFRGS)

Dra. Bethania Medeiros Geremias (UFV)

Dra. Mad Ana Desiree Ribeiro de Castro (ProfEPT/PPGE - IFG)

Dra. Joana Peixoto (PPGE IFG)

Dra. Dayanna Pereira dos Santos  (ProfEPT IFG)

Dr. Reinaldo de Lima Reis Junior (ProfEPT IFG)

Dra. Waleria Batista da Silva Vaz Mendes (ProfEPT IFG)

Dr. Pedro Araújo Pietrafesa (PPGCAS PUC-GO)

Dr. Wilson de Melo Cruvinel (PPGCAS PUC-GO)

Dr. Franco Hernán Gómez (Universitad Politécnica de Catalunya - España)

Dr. Antonio Albuquerque (Universidade da Beira Interior - Portugal)

 


 

LOCAL DO EVENTO E PÚBLICO

 

Local: Criar - Polo de Inovação do IFG

https://maps.app.goo.gl/ww5tM54T2Nhy9xLFA

Endereço: Rua Dona Sanduca - Sítio de Recreio Ipê, Goiânia - GO, 74594-111 - Brasil.

 

Público: Estudantes, Professores, Gestores e Técnicos-administrativos que atuam na Pós-graduação; Estudantes e professores em cursos de graduação; Estudantes, Professores e Gestores da Educação Básica do Estado de Goiás.

 

 

PALESTRANTES / PAINELISTAS DO EVENTO

 

Doutor Alessandro Silva de Oliveira – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil.

Doutor Augustin Aduriz-Bravo - Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina.

Doutora Carmencita Tonelini Pereira – Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), Brasil.

Doutora Cláudia Helena dos Santos Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil.

Doutor Daniel Panario - Universidad de la República (UDELAR), Uruguay.

Doutor Felipe César Londoño - Universidad Jorge Tadeo Lozano (UTADEO), Colômbia.

Doutor Jairo Andrés Velásquez Sarría - Universidad del Tolima (UT), Colômbia.

Doutora Lilliana Hoyos-Carvajal - Universidad Nacional de Colombia (UNAL), Colômbia.

Doutor Mário Roberto Gática Quintanilla – Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC-Chile), Chile.

Doutora Nília Oliveira Santos Lacerda Universidade Estadual de Goiás (UEG), Brasil.

Doutora Ofelia Gutiérrez – PEDECIBA (Programa de Desarrollo de las Ciencias Básicas) - Universidad de la República (UDELAR), Uruguay.

Doutora Viviana Carolina Llanos - Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN), Argentina.

Doutor Wanderley Azevedo de Brito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil.

Profesor Wilson Netto Marturet - Universidad del Trabajo del Uruguay (UTU), Uruguay.

Doutora Yanina Débora - Universidad Nacional de Córdoba (UNC), Argentina.

 

ORGANIZAÇÃO  E REALIZAÇÃO DO EVENTO


Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE / IFG
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT/IFG

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG

- Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG)

- Diretoria de Pós-Graduação (DPG)


 

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG

Logotipo

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Universidad Nacional de Colômbia - UNAL

Uma imagem contendo Interface gráfica do usuário

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Universidad de la República (UDELAR) - Uruguay

Texto

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Universidad Nacional de Córdoba – UNC - Argentina

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Universidad de Buenos Aires – UBA - Argentina

Logotipo

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Pontificia Universidad Católica de Chile

Uma imagem contendo Logotipo

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Universidad del Trabajo de Uruguay - UTU

Texto

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Universidad del Tolima - Colômbia

Uma imagem contendo Texto

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Universidade Estadual de Goiás - UEG

Texto

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AGRADECIMENTOS: 

Agradecimentos à FAPEG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, pelos recursos financeiros concedidos para a realização do evento. 




PRESENTACIÓN DEL CONGRESO EN ESPAÑOL


PLAZO AMPLIADO PARA

ENVÍO DE TRABAJOS:

hasta 05 de octubre de 2025.


Link para envío de trabajos:

https://forms.gle/Xec7G6vQB4C2d1aP8


Nuevos plazos:

Envío de trabajos: hasta 05/10

Resultados de la evaluación: hasta 13/10

Envío de archivos ppt de presentación: até 17/10


Inscripción e información para Cinterpós:

https://www.even3.com.br/congresso-internacional-de-pos-graduacao-ifg-625416/






SOBRE EL EVENTO

 

El "Congreso Internacional de Posgrado: Experiencias y Enfoques de Estudios Stricto Sensu con las Sociedades y la Educación Básica en América Latina" es un evento científico interdisciplinario financiado por la Fundación de Apoyo a la Investigación del Estado de Goiás (FAPEG). Su objetivo es promover el desarrollo de iniciativas de divulgación científica, innovaciones, colaboraciones de investigación y la internacionalización de programas de posgrado en Brasil y otros países.

La temática del evento promueve el debate y la discusión de experiencias de posgrado que fomentan la conexión con las sociedades, impulsando el desarrollo de actividades formativas, culturales, políticas y económicas con un enfoque crítico y sostenible en diversas áreas del conocimiento, como Educación, Enseñanza de Ciencias y Matemáticas, Educación Profesional y Tecnológica, Sostenibilidad, Artes y Lenguas, y Educación Ambiental.

El público principal del evento es: instituciones de educación superior y programas de posgrado (profesorado, estudiantes y exalumnos); investigadores de Brasil y del exterior; docentes y estudiantes de Educación Básica en Goiás; y los diferentes sectores de la sociedad a nivel local, regional, nacional e internacional.

Basado en actividades académicas y científicas, el Congreso Internacional de Posgrado busca fomentar un movimiento integrado de investigadores, programas de posgrado e instituciones de educación superior, colaborando y dialogando con las comunidades internas y externas, y atendiendo las demandas que plantean a la comunidad científica.

 

OBJETIVOS DEL EVENTO

 

A partir de actividades interdisciplinarias científicas, culturales, de innovación y de gestión sostenible, coordinadas por el IFG y las instituciones de educación superior nacionales e internacionales asociadas, el Congreso Internacional de Posgrado busca fortalecer los estudios de posgrado, la investigación y la innovación mediante el fomento de colaboraciones en proyectos de investigación con sectores amplios y diversos de la sociedad, así como el intercambio entre investigadores brasileños e internacionales y docentes del sector de Educación Básica del Estado de Goiás.

En colaboración con docentes y estudiantes del sector de Educación Básica de Goiás, los investigadores, estudiantes, administradores e instituciones participantes del Congreso buscan crear oportunidades de formación inicial y continua mediante la colaboración con los Programas de Posgrado Stricto Sensu del IFG y el desarrollo de proyectos de colaboración con socios internacionales. Para ello, las actividades del Congreso buscan estratégicamente facilitar la colaboración entre programas de posgrado, socios institucionales nacionales e internacionales y docentes de los sistemas públicos de educación básica.

Como resultado de esta colaboración, investigadores y gestores institucionales buscan establecer y consolidar una red de investigación interdisciplinaria que conecte los estudios de posgrado stricto sensu con las sociedades y la educación básica en América Latina. Por ello, el Congreso Internacional de Posgrado se considera de gran importancia para la internacionalización de la ciencia, el desarrollo tecnológico y la innovación en el estado de Goiás y en Brasil.

 

Goiânia, Goiás, Brasil, 3 de septiembre de 2025

 

Coordinación General del Congreso Internacional de Posgrado

 

Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Goiás (IFG)

Parceiros institucionais e colaboradores do evento

 



PROGRAMA DEL CONGRESO

 

Las actividades del evento se llevarán a cabo los días 21 y 22 de octubre de 2025. Consistirán en:

- Conferencia Inaugural;

- Ponencias;

- Paneles de Experiencia Investigadora;

- Presentación de Trabajos de Investigación;

- Grupos de Discusión sobre Acuerdos y Colaboraciones para la Internacionalización. Cada reunión brindará oportunidades para el diálogo y la colaboración en proyectos de investigación.

 

El horario se define con las siguientes actividades, fechas y horarios:

 

PROGRAMA: 21 de octubre de 2025

 

8:00 a. m. a 12:00 p. m.: Inscripción. 8:00–9:00 AM – Inauguración Oficial del SNCT y Recepción de Participantes

9:00–10:30 AM: Charla Inaugural del SNCT/Eipós-CinterPós

 

10:30–11:30 AM: Conferencia Inaugural del Congreso Internacional de Posgrado – Cinterpós

Red Latinoamericana de Investigación en Didáctica de la Ciencia (REDLAD) – “Investigación en Educación Científica. Condiciones, Desafíos y Contradicciones”.

Dr. Mário Roberto Gática Quintanilla – Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC-Chile), Chile.

30 minutos para interactuar con los participantes del Congreso.

 

12:30–14:00 PM: Pausa para el almuerzo.

 

Panel 1 (14:00–15:30): Experiencias en Educación Profesional y Tecnológica (EPT)

Profesor Wilson Marturet - Universidad del Trabajo del Uruguay (UTU), Uruguay. 

Dra. Yanina Débora - Universidad Nacional de Córdoba (UNC), Argentina.

Dr. Wanderley Azevedo Brito - Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Goiás (IFG), Brasil.

(30) minutos para la interacción y preguntas del público.

 

 

Panel 2 (16:00 – 17:30): Experiências em Tecnología, Gestión y Sostenibilidad 

Doutora Ofelia Gutiérrez – PEDECIBA (Programa de Desarrollo de las Ciencias Básicas) - Universidad de la República (UDELAR), Uruguay.

Dra. Carmencita Tonelini - Pontificia Universidad Católica de Goiás (PUC-Goiás), Brasil.

Dr. Daniel Panário - Universidad de la República (UDELAR), Uruguay.

(30) minutos para la interacción y preguntas del público.

 

18:00 – 18:30: Intervalo/Descanso.

 

18:30 – 20:30: Presentaciones Orales de Investigación – Bloque 1:

10 minutos por presentación y 30 minutos para discusión, preguntas e interacción. Total: 9 presentaciones

 

 

PROGRAMA: 22 de octubre de 2025

 

8:30 – 10:30: Presentaciones Orales de Investigación – Bloque 2

10 minutos por presentación/30 minutos para discusión, preguntas e interacción.

Total: 9 presentaciones

 

Panel 3 (10:30 – 12:00): Experiencias en Educación, Artes y Lenguas

Dr. Felipe César Londoño - Universidad Jorge Tadeo Lozano (UTADEO), Colombia.

Dra. Cláudia Helena dos Santos Araújo - Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Goiás (IFG), Brasil.

30 minutos para interacción y preguntas del público.

 

12:30 – 14:00: Almuerzo.

 

Panel 4 (14:00 – 15:30): Experiencias en Educación Ambiental

Dra. Lilliana Hoyos-Carvajal - Universidad Nacional de Colombia (UNAL), Colombia.

Dr. Alessandro Silva de Oliveira - Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Goiás (IFG), Brasil.

Dr. Jairo Andrés Velásquez Sarría - Universidad del Tolima (UT), Colombia.

(30) minutos para interacción con la audiencia y preguntas.

 

Panel 5 (16:00 – 17:30): Experiencias en la Enseñanza de Ciencias y Matemáticas –

Dra. Viviana Carolina Llanos - Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN), Argentina.

Dr. Agustín Aduriz-Bravo - Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina.

Dra. Nília Lacerda - Universidad Estatal de Goiás (UEG), Brasil.

(30) minutos para interacciones y preguntas de la audiencia.

 

18:00 – 18:30: Intervalo/Descanso.

 

18:30 – 20:30: Comunicaciones Orales de Investigación – Bloque 3

10 minutos por presentación / 30 minutos para discusión, preguntas e interacción.

Total: 9 presentaciones

 


PROGRAMA: 23 de octubre de 2025

 

 - Comunicaciones orales en línea

Las sesiones online tendrán lugar el día 23/10/2023, organizadas en 3 horarios: 

17:30 às 18:45; 

19:00 às 20:15 e 

20:30 às 20:45. 

 

 

PRESENTACIÓN DE TRABAJOS – COMUNICACIONES ORALES

 

Enlace para el envío de trabajos:


https://forms.gle/Xec7G6vQB4C2d1aP8


Se aceptarán trabajos que aborden experiencias de posgrado en la interacción con la sociedad, promoviendo el desarrollo del conocimiento científico, formativo, técnico-tecnológico, cultural, político y económico, con un enfoque crítico y sostenible, en las siguientes Áreas de Conocimiento:

1. Educación (EDU);

2. Enseñanza de las Ciencias y las Matemáticas (ECM);

3. Educación Profesional y Tecnológica (EPT);

4. Tecnología, Gestión y Sostenibilidad (TGS);

5. Ciencias Ambientales (CA);

6. Artes y Lenguas (AL);

7. Educación Ambiental (EE).

 

DIRECTRICES PARA LA PRESENTACIÓN DE TRABAJOS

 

El plazo para inscripción y envío de propuestas de trabajo será del 14 hasta  05/10/2025 (plazo ampliado).

Los resultados de la evaluación de propuestas de trabajo se publicarán el 13 de octubre de 2025.

Los archivos de la presentación deberán enviarse utilizando el modelo disponible hasta el día 

17 de octubre de 2025 a la dirección de correo electrónico: comitecientificocongresso2025@gmail.com

 

1. Presentación del trabajo:

1.1 El trabajo deberá ser presentado por el primer autor, quien será responsable de su presentación y deberá registrarse para su presentación.

1.2 Si el autor principal no puede presentar el trabajo, uno de los coautores podrá hacerlo, siempre que esté registrado en el evento.

1.3 Cada participante podrá presentar solo un (01) trabajo, como autor principal. 1.4 Cada trabajo podrá tener un máximo de 2 (dos) coautores. 1.5 El autor debe registrarse para su envío (recalcamos que el registro es obligatorio para todos los autores y coautores).

1.6 Tras el envío del trabajo, no será posible eliminar, incluir ni modificar los nombres de los coautores, el título del trabajo, el resumen ni ninguna otra información de registro.

1.7 Al enviar el trabajo, el autor deberá subir dos archivos PDF:

a) Un archivo sin identificación (archivo anónimo), según la plantilla proporcionada, para edición ciega;

b) Un archivo con la identificación del autor, según la plantilla proporcionada. Si el trabajo se aprueba sin reservas, esta versión será la definitiva.

1.8 Para la presentación en el Congreso, solo se requiere un archivo, con un máximo de dos páginas, según la plantilla de resumen simple. 1.9 Todos los trabajos serán evaluados durante las presentaciones.

1.10 Los autores de los trabajos con las evaluaciones más altas deberán enviar posteriormente los archivos en formato PDF completo para su publicación en las actas del evento, según la plantilla proporcionada. 1.11 Los trabajos de autores internacionales podrán enviarse y presentarse en español o portugués.

1.12 Todos los trabajos deberán enviarse en formato PDF a la Plataforma de Registro/Envío del Evento, utilizando el siguiente enlace general:

 

2. Tipos de Trabajos para Comunicaciones Orales

2.1 Se aceptarán trabajos en los siguientes formatos: informes de experiencia, revisiones bibliográficas, informes de investigaciones en curso o finalizadas, y ensayos teóricos. Los formatos de envío y presentación serán los siguientes:

 

Para la presentación en el Evento:

- Resumen simple (formato de presentación: oral). Se aceptarán trabajos inéditos, tanto en curso como ya finalizados. El resumen debe tener una extensión máxima de 2 (dos) páginas, según la plantilla de resumen simple proporcionada.

 

Para su publicación en las Actas del Evento:

- Trabajos completos (formato de presentación: presentación oral). Se aceptarán trabajos finalizados, trabajos en curso o trabajos con una parte significativa de los resultados ya obtenidos. La extensión mínima de los trabajos es de 8 (ocho) páginas y máxima de 12 (doce), según la plantilla de resumen completa proporcionada.

 

3. Formato de la presentación

Las presentaciones se realizarán los días 21 y 22 de octubre, de forma presencial y online.

 

3.1. Presentación oral

3.1.1 Presentación de trabajos completos:

a) Cada trabajo tendrá 10 minutos para su presentación.

b) En las sesiones, las presentaciones se presentarán en bloques con posterior discusión. 3.1.2 La sesión de comunicación oral será coordinada por dos (2) de los investigadores participantes (nacionales e internacionales), designados previamente.

 

3.1.3 Las presentaciones en línea se realizarán a través de Google Meet, excepcionalmente para estudiantes internacionales o de otros estados de Brasil que no asistan presencialmente al Congreso Internacional de Posgrado.

  

4. Evaluación de los Trabajos Presentados al Evento en el Momento de la Inscripción

4.1 Cada trabajo será evaluado a ciegas por dos revisores. En caso de desacuerdo entre ambos, el trabajo será evaluado por un tercer revisor.

4.2 Con base en los resultados de la evaluación, el Comité Científico recomendará:

a) Aprobado: el trabajo será aceptado en su forma original;

b) Reprobado: si es rechazado, el trabajo no se presentará en el evento.

4.3 Criterios de Evaluación. Además del uso correcto del portugués o de una lengua extranjera (ortografía, sintaxis, redacción, estilo, coherencia y cohesión textual), los trabajos se evaluarán según los siguientes criterios:

4.3.1 Objetivos, Fundamentación Teórica y Revisión de la Literatura: Claridad en la descripción del área de interés del texto; Preguntas de investigación claramente formuladas o relevancia y claridad del problema teórico abordado; Adecuación de la fundamentación teórica; Revisión de la literatura actualizada y completa. 4.3.2 Metodología: Adecuación de la metodología propuesta, la construcción de datos y las herramientas de análisis, según el método de presentación.

4.3.3 Análisis de datos: Coherencia entre el análisis y la fundamentación teórica, según el método de presentación.

4.3.4 Conclusiones e implicaciones: Clara conexión entre argumentos, resultados, objetivos y presentación de la contribución de la investigación al campo.

4.3.5 Referencias: Uso de literatura actualizada relevante para el tema del artículo, con el correcto uso de las normas ABNT vigentes.

 

IMPORTANTE:

- Para recibir un certificado de Comunicaciones Orales, los autores del artículo deben participar en al menos tres (3) paneles del evento y acreditar su asistencia registrándose en la lista.

- Una vez publicado el artículo completo, los archivos del artículo no podrán ser modificados ni corregidos.

 

Para descargarlo, haga clic en el enlace a continuación. Después de abrir la unidad, haga clic en ARCHIVO y descargue la plantilla.

Modelo de Resumen Simple (Para presentación en el Congreso Internacional)

https://docs.google.com/document/d/1uATadbTqlKL-Yg0bkm3mg3_FMioDeEmd/


Modelo de texto completo (para publicación en las actas del evento)

https://docs.google.com/document/d/1toYL9zfZYEMq60QgWiqpDw16WwX1deo-/edit


Modelo de Presentación para la Comunicación Oral en el Evento

http://bit.ly/4gZI2Kd

 

Si tiene alguna pregunta, por favor contáctenos por correo electrónico:

internacionalposgraduacao2025@gmail.com

 

COMITÉS

 

- Comité Organizador:

Alessandro Silva de Oliveira (IFG – Brasil)/(Coordinador)

Cláudia Helena dos Santos Araújo (IFG – Brasil)/(Vicecoordinadora)

Ana Flávia Silva Amorim (IFG – Brasil)

Carmencita Tonelini Pereira (PUC-Goiás – Brasil)

Jairo Andrés Velásquez Sarría (UT – Colombia)

Jhonatans da Silva Fernandes (IFG – Brasil)

Joana D’Arc Coelho Viegas Porto (IFG – Brasil)

Heloisa Helena Lopes dos Santos Caixeta (IFG -Brasil)

Lilian Conceição Coelho (IFG - Brasil)

Lorena Pereira de Souza Rosa (IFG - Brasil)

Lorenna Silva Oliveira Costa (IFG – Brasil)

Nília Oliveira Santos Lacerda (UEG - Brasil)

Paula Graciano Pereira (IFG - Brasil)

Rafael Gomes Jacomini (IFG - Brasil)

Suzana Lopes de Albuquerque (IFG - Brasil)

Telma Aparecida Teles Martins Silveira (IFG - Brasil)

Viviana Carolina Llanos (UNICEN - Argentina)

Waléria Batista da Silva Vaz Mendes (IFG - Brasil)

Wanderley Azevedo de Brito (IFG - Brasil)

Yanina Débora Maturo (UNC - Argentina)

 

- Comité Científico:

 

Dra. Cláudia Helena dos Santos Araújo (IFG)

Dra. Olira Saraiva Rodrigues (UEG)

Dra. Márcia Azevedo Coelho  (IEA-USP)

Dra. Lívia Carolina Vieira (IFSuldeMinas e IEA-USP)

Dra. Danielle Soares e Silva Bicudo Ferraro (PUC SP e IEA-USP)

Dr. Walter Günther Rodrigues Lippold (PPGH UFRGS)

Dra. Bethania Medeiros Geremias (UFV)

Dra. Mad Ana Desiree Ribeiro de Castro (ProfEPT/PPGE - IFG)

Dra. Joana Peixoto (PPGE IFG)

Dra. Dayanna Pereira dos Santos  (ProfEPT IFG)

Dr. Reinaldo de Lima Reis Junior (ProfEPT IFG)

Dra. Waleria Batista da Silva Vaz Mendes (ProfEPT IFG)

Dr. Pedro Araújo Pietrafesa (PPGCAS PUC-GO)

Dr. Wilson de Melo Cruvinel (PPGCAS PUC-GO)

Dr. Franco Hernán Gómez (Universitad Politécnica de Catalunya - España)

Dr. Antonio Albuquerque (Universidade da Beira Interior - Portugal)


 

UBICACIÓN DEL EVENTO Y AUDIENCIA

 

Ubicación: Criar - IFG Polo de Inovação do IFG

Dirección: Rua Dona Sanduca - Sítio de Recreio Ipê, Goiânia - GO, 74594-111 - Brasil

 https://maps.app.goo.gl/ww5tM54T2Nhy9xLFA


Destinatarios: Estudiantes, profesores, administradores y personal técnico-administrativo de programas de posgrado; estudiantes y profesores de pregrado; y estudiantes, profesores y administradores de educación básica del estado de Goiás.

 

 

PONENTES / PANELISTAS DEL EVENTO

 

Dr. Alessandro Silva de Oliveira - Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Goiás (IFG), Brasil.

Dr. Agustín Aduriz-Bravo - Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina.

Dra. Carmencita Tonelini Pereira - Pontificia Universidad Católica de Goiás (PUC-Goiás), Brasil.

Dra. Cláudia Helena dos Santos Araújo - Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Goiás (IFG), Brasil.

Dr. Daniel Panario - Universidad de la República (UDELAR), Uruguay.

Dr. Felipe César Londoño - Universidad Jorge Tadeo Lozano (UTADEO), Colombia.

Dr. Jairo Andrés Velásquez Sarría - Universidad del Tolima (UT), Colombia.

Doctora Lilliana Hoyos-Carvajal - Universidad Nacional de Colombia (UNAL), Colombia.

Doctor Mario Roberto Gática Quintanilla - Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC-Chile), Chile.

Doctora Nília Oliveira Santos Lacerda - Universidad Estatal de Goiás (UEG), Brasil.

Doctora Ofelia Gutiérrez – PEDECIBA (Programa de Desarrollo de las Ciencias Básicas) - Universidad de la República (UDELAR), Uruguay.

Doctora Viviana Carolina Llanos - Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN), Argentina.

Doctor Wanderley Azevedo de Brito - Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Goiás (IFG), Brasil.

Profesor Wilson Netto Marturet - Universidad del Trabajo del Uruguay (UTU), Uruguay.

Doctora Yanina Débora - Universidad Nacional de Córdoba (UNC), Argentina.

 

 

ORGANIZACIÓN Y EJECUCIÓN DEL EVENTO


Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE / IFG

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Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT/IFG

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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG

- Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG);

- Diretoria de Pós-Graduação (DPG)

Logotipo

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INSTITUCIONES PARTICIPANTES EN EL CONGRESO


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG

Logotipo

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Universidad Nacional de Colômbia - UNAL

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Universidad de la República (UDELAR) - Uruguay

Texto

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Universidad Nacional de Córdoba – UNC - Argentina

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Universidad de Buenos Aires – UBA - Argentina

Logotipo

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Pontificia Universidad Católica de Chile

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Universidad del Trabajo de Uruguay - UTU

Texto

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Universidad del Tolima - Colômbia

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Universidade Estadual de Goiás - UEG

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AGRADECIMIENTOS:

 

Agradecimientos a la FAPEG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, por los recursos financieros otorgados para la realización del evento.









Inscrições

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