CONGRESSO INTERNACIONAL DILAPPS (Diálogos latino-americanos para pesquisas e práticas sustentáveis)

CONGRESSO INTERNACIONAL DILAPPS (Diálogos latino-americanos para pesquisas e práticas sustentáveis)

online R. Estela, 268 - São Paulo - São Paulo - Brasil
presencial Com transmissão online

I Congresso DiLAPPS (Diálogos latino-americanos para pesquisas e práticas sustentáveis)

    Em setembro de 2025, completa-se uma década da adoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um marco global para a promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse momento representa uma oportunidade para avaliar os avanços, desafios e renovar compromissos em prol de um futuro mais sustentável.

    O Congresso DiLAPPs (Diálogos Latino-Americanos para Pesquisas e Práticas Sustentáveis) surge como parte de uma colaboração internacional entre Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, visando discutir soluções inovadoras para desafios específicos de cada país. O evento reunirá pesquisadores, professores, estudantes e profissionais do terceiro setor para promover debates sobre estratégias sustentáveis alinhadas aos ODS da ONU.

Nesta edição, os temas centrais serão:
 Educação (ODS 4 - Educação de Qualidade)
 Energia (ODS 7 - Energia Acessível e Limpa)
 Clima (ODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima)
 Vida na Terra (ODS 15 - Vida Terrestre)

   O evento será realizado em formato híbrido pelas três instituições organizadoras, com atividades presenciais e transmissão online, garantindo ampla participação e acessibilidade.


Datas e Locais

 

O congresso será realizado nos dias 21, 22 e 23 de julho de 2025, em diferentes instituições acadêmicas em São Paulo, Brasil: 
 
- 21/JUL/2025 - Colégio Bandeirantes das 13h às 18h Rua Estela, 268, Paraíso. Abertura solene do evento e lançamento de livros ligados aos temas relacionados as ODS 4 (Educação), ODS 7 (Energia Limpa), ODS 13 (Mudança Climática) e ODS 15 (Vida sobre a Terra).

 
- 22/JUL/2025 - Universidade de São Paulo (USP) 13h às 18hAv. Professor Mello Moraes, 2231 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-030, Cidade Universitária Butantã. Painéis sobre transição energética e regulação climática. Aberto para educadores, professores, pesquisadores, alunos e terceiro setor.

 
- 23/JUL/2025 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) 11h às 18h Rua Monte Alegre, 984, Perdizes. As 11h, teremos apresentações do Colégio Bandeirantes de divulgação dos trabalhos científicos realizados pelo alunos em Protagonismo Juvenil e Experiências de Sucesso como MONUEM (ODS) e rede PEA.


Palestras e Rodas de Conversa sobre Educação e Currículo ligados ao tema das ODS, principalmente a ODS 4 (Educação de Qualidade). Aberto para educadores, professores, pesquisadores, alunos e terceiro setor. 


En Español


En septiembre de 2025 se cumple una década desde la adopción de la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible, un hito global que estableció los 17 Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS). Este momento representa una oportunidad estratégica para evaluar los avances logrados, reflexionar sobre los desafíos persistentes y renovar los compromisos hacia un futuro más justo, inclusivo y ambientalmente responsable.

El Congreso DiLAPPs (Diálogos Latinoamericanos para la Investigación y Prácticas Sostenibles) surge como fruto de una colaboración internacional entre Brasil, Chile, Colombia, Ecuador y Perú, con el objetivo de discutir soluciones innovadoras para los desafíos específicos que enfrenta cada país. El evento reunirá a investigadores, docentes, estudiantes y profesionales del tercer sector, promoviendo debates sobre estrategias sostenibles alineadas con los ODS de la ONU.

En esta edición, los temas centrales serán:
 Educación (ODS 4 - Educación de Calidad)
 Energía (ODS 7 - Energía Asequible y No Contaminante)
 Clima (ODS 13 - Acción por el Clima)
 Vida en la Tierra (ODS 15 - Vida de Ecosistemas Terrestres)

El evento se llevará a cabo en formato híbrido, con actividades presenciales y transmisión online, garantizando una participación amplia y accesible.

Fechas y lugares

El congreso se llevará a cabo los días 21, 22 y 23 de julio de 2025 en diferentes instituciones académicas en São Paulo, Brasil:

21/JUL/2025 - Colegio Bandeirantes, de 13h a 18h Rua Estela, 268, Paraíso.

Ceremonia de apertura del evento y lanzamiento de libros relacionados con los temas de los ODS 4 (Educación), ODS 7 (Energía limpia), ODS 13 (Cambio climático) y ODS 15 (Vida de ecosistemas terrestres).

22/JUL/2025 - Universidad de São Paulo (USP), de 13h a 18h

Av. Profesor Mello Moraes, 2231 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-030, Ciudad Universitaria – Butantã. Paneles sobre transición energética y regulación climática. Abierto a educadores, docentes, investigadores, estudiantes y representantes del tercer sector.

23/JUL/2025 - Pontificia Universidad Católica de São Paulo (PUC-SP), de 11h a 18h

Rua Monte Alegre, 984, Perdizes. 

A las 11h se presentarán trabajos del Colegio Bandeirantes con la divulgación de investigaciones científicas desarrolladas por los estudiantes en el marco del Protagonismo Juvenil y Experiencias Exitosas, como MONUEM (ODS) y la red PEA.

Conferencias y Mesas de Diálogo sobre Educación y Currículo vinculados al tema de los ODS, especialmente al ODS 4 (Educación de Calidad). Abierto a educadores, docentes, investigadores, estudiantes y representantes del tercer sector.


Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



ATENÇÃO!!! ESTRUTURA DO EVENTO

Este evento irá acontecer em 3 dias e cada dia em uma instituição diferente. Seguem os detalhes:

 

21 de julho de 2025 (segunda-feira)

📍 Colégio Bandeirantes

🕐 12h (credenciamento)  Início: 13h às 18h

Rua Estela, 268 – Vila Mariana, São Paulo – SP
(Atividades de abertura e recepção dos participantes)


22 de julho de 2025 (terça-feira)

📍 Universidade de São Paulo (USP)
🕐 12h (credenciamento)  13h às 18h

Av. Professor Mello Moraes, 2231 – Cidade Universitária, Butantã, São Paulo – SP, 05508-030
(Mesas temáticas, painéis e rodas de conversa)


23 de julho de 2025 (quarta-feira)

📍 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
🕐 12h (credenciamento)  13h às 18h
Rua Monte Alegre, 984 – Perdizes, São Paulo – SP
(Palestras, debates e atividades de encerramento)


EN ESPAÑOL:

📅 21 de julio de 2025 (lunes)

📍 Colégio Bandeirantes

🕐 12h (acreditación)  13h às 18h
Rua Estela, 268 – Vila Mariana, São Paulo – SP
(Actividades de apertura y recepción de los participantes)


📅 22 de julio de 2025 (martes)

📍 Universidad de São Paulo (USP)
🕐 12h (acreditación)  13h às 18h
Av. Professor Mello Moraes, 2231 – Ciudad Universitaria, Butantã, São Paulo – SP, 05508-030
(Mesas temáticas, paneles y círculos de conversación)


📅 23 de julio de 2025 (miércoles)

📍 Pontificia Universidad Católica de São Paulo (PUC-SP)
🕙 12h (acreditación)  13h às 18h
Rua Monte Alegre, 984 – Perdizes, São Paulo – SP
(Actividades de clausura, debates y visita guiada)

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades (informações prévias) - em breve mais atualizações!!!

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes - Colégio Bandeirantes

21/07 - Rua Estela, 268, Paraíso


















Palestrantes - USP

22/07 - Av. Professor Mello Moraes, 2231

Convidados painel 1:



Convidados painel 2: 






Palestrantes - PUC

23/07

Sessão de Abertura Oficial – 13h


Ciclo Dialógico 1 – 13h30



Ciclo Dialógico 2 – 14h30


Painel Temático – 16h




Conferência – 16h40



17h30 – Encerramento das Atividades do Dia


Lançamento de livros






CHAMADA PARA LANÇAMENTO DE LIVROS

A Comissão Organizadora do DiLAPPS 2025 – Diálogos Latino-Americanos para Pesquisas e Práticas Sustentáveis convida autores/as e organizadores/as de livros publicados nos últimos 24 meses a realizarem o lançamento de suas obras durante o congresso. O evento ocorrerá presencialmente no Colégio Bandeirantes, em São Paulo, no dia 21 de julho de 2025, com a sessão de lançamentos prevista para às 17h.


1. DO OBJETIVO

1.1 Realizar o lançamento de livros com temáticas relacionadas às diversas áreas do conhecimento, com destaque para as áreas de educação, sustentabilidade, meio ambiente, políticas públicas, energia, currículo, práticas escolares, direitos humanos e tecnologia educacional.


2. DA APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS

2.1 Poderão ser inscritas obras autorais ou traduções publicadas nos últimos 24 meses, desde que pertinentes às temáticas do congresso.
2.2 Poderão enviar propostas autores/as do público em geral, desde que estejam inscritos/as como participantes no DiLAPPS 2025.


3. DA INSCRIÇÃO - ENCERRADA

3.1 A inscrição deverá ser realizada por e-mail: dilapps.dilapps@gmail.com

No campo “Assunto” da mensagem, indicar: Inscrição para lançamento de livros. O/a proponente deverá enviar os seguintes dados e documentos:

  • 1. Dados pessoais: Nome completo, endereço de e-mail, número de inscrição no DiLAPPS 2025 e telefone de contato.

  • 2. Minicurrículo do/a autor/a ou organizador/a em PDF com até 100 palavras.

  • 3. Imagem da capa do livro, com resolução mínima de 300 dpi (formato .pdf ou .jpeg).

  • 4. Foto do/a autor/a e/ou organizador/a, também com resolução mínima de 300 dpi (formato .pdf ou .jpeg).

  • 5. Pequeno texto (até 250 palavras) com a descrição ou resumo da obra.

3.2 Em caso de livros com múltiplos autores/as ou organizadores/as, ao menos um dos/as proponentes deverá estar inscrito/a no evento.


4. DO LANÇAMENTO

4.1 As obras serão lançadas durante a realização do evento, na programação do dia 21 de julho de 2025, no Colégio Bandeirantes, São Paulo. Cada autor/a ou organizador/a terá um espaço para apresentar a obra e informar sobre como pode ser feita a sua aquisição.


5. DO CRONOGRAMA

EtapasDatas
Divulgação da Chamada15/04/2025
Período de inscrição via e-mail20/04 a 12/06/2025
Divulgação das inscrições homologadas18/06/2025


#Lançamento dos livros21/07/2025 (às 17h – BRT)

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1 Dúvidas relacionadas à inscrição ou ao lançamento de livros poderão ser enviadas ao e-mail da Comissão Organizadora: dilapps.dilapps@gmail.com. No campo Assunto, colocar: Dúvidas sobre lançamento de livros.
6.2 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do DiLAPPS 2025.


EN ESPAÑOL


CONVOCATORIA PARA EL LANZAMIENTO DE LIBROS

El Comité Organizador del DiLAPPS 2025 – Diálogos Latinoamericanos para la Investigación y las Prácticas Sostenibles invita a autores/as y organizadores/as de libros publicados en los últimos 24 meses a realizar el lanzamiento de sus obras durante el congreso. El evento se llevará a cabo de manera presencial en el Colégio Bandeirantes, en São Paulo, el día 21 de julio de 2025, con la sesión de lanzamientos prevista para las 17:00 horas.


1. OBJETIVO

1.1 Realizar el lanzamiento de libros con temáticas relacionadas con diversas áreas del conocimiento, con énfasis en educación, sostenibilidad, medio ambiente, políticas públicas, energía, currículo, prácticas escolares, derechos humanos y tecnología educativa.


2. PRESENTACIÓN DE PROPUESTAS

2.1 Podrán inscribirse obras autorales o traducciones publicadas en los últimos 24 meses, siempre que estén alineadas con las temáticas del congreso.
2.2 Podrán enviar propuestas los/as autores/as del público en general, siempre que estén inscritos/as como participantes en el DiLAPPS 2025.


3. INSCRIPCIÓN

3.1 La inscripción deberá realizarse por correo electrónico: dilapps.dilapps@gmail.com
En el campo “Asunto” del mensaje, indicar: Inscripción para el lanzamiento de libros. El/la proponente deberá enviar los siguientes datos y documentos:

  1. Datos personales: Nombre completo, correo electrónico, número de inscripción en el DiLAPPS 2025 y número de teléfono.

  2. Minicurrículum del/de la autor/a u organizador/a en formato PDF (máx. 100 palabras).

  3. Imagen de la portada del libro (resolución mínima de 300 dpi, en formato .pdf o .jpeg).

  4. Fotografía del/de la autor/a y/o organizador/a (resolución mínima de 300 dpi, en formato .pdf o .jpeg).

  5. Breve texto (máx. 250 palabras) con la descripción o resumen de la obra.

3.2 En caso de libros con múltiples autores/as u organizadores/as, al menos uno/a de los/as proponentes deberá estar inscrito/a en el evento.


4. DEL LANZAMIENTO

4.1 Las obras serán lanzadas durante el desarrollo del evento, en la programación del día 21 de julio de 2025, en el Colégio Bandeirantes, São Paulo. Cada autor/a u organizador/a tendrá un espacio para presentar su obra y explicar cómo puede ser adquirida.


5. CRONOGRAMA

EtapasFechas
Publicación de la convocatoria15/04/2025

Período de inscripción por correo                 

20/04 a 12/06/2025
Publicación de inscripciones homologadas18/06/2025


Lanzamiento de los libros21/07/2025 (a las 17:00 – BRT)

6. DISPOSICIONES GENERALES

6.1 Las dudas relacionadas con la inscripción o el lanzamiento de libros deberán enviarse al correo del Comité Organizador: dilapps.dilapps@gmail.com. En el campo Asunto, escribir: Dudas sobre el lanzamiento de libros.
6.2 Los casos no previstos serán resueltos por el Comité Organizador del DiLAPPS 2025.

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Sobre as SUBMISSÕES

A apresentação dos trabalhos será realizada na modalidade "Presencial” e será realizada na USP, dia 22/07, no período das 15h às 16h. 

A apresentação de trabalhos do Ensino Médio será realizado na PUC no período da tarde. 

Para submeter um trabalho científico, o(a) autor(a) deve utilizar o template disponibilizado.

Link: https://docs.google.com/document/d/1RAJdqujVuzFOiLdTO8rlVgyPTjAn_XD_HAxVuyln7J0/edit?usp=sharing  


Os trabalhos serão avaliados pelos membros do comitê científico e os aprovados serão apresentados de forma oral e presencial. 


NOVA DATA!!!!

A data máxima do envio é até o dia 10/06/2025. 


EN ESPAÑOL: 

La presentación de los trabajos se realizará en la modalidad presencial y tendrá lugar en la USP, el día 22/07, en el período de 15h a 16h. 

Para enviar un trabajo científico, el(la) autor(a) debe utilizar la plantilla proporcionada.

Link: https://docs.google.com/document/d/1RAJdqujVuzFOiLdTO8rlVgyPTjAn_XD_HAxVuyln7J0/edit?usp=sharing  

Los trabajos serán evaluados por los miembros del comité científico, y los aprobados serán presentados de forma oral y presencial.  

La fecha límite de envío es hasta el 10/06/2025.

ARÉAS TEMÁTICAS


EIXO Energia (ODS 7 - Energia Acessível e Limpa) 11. Políticas e regulamentações para energias renováveis 12. Eficiência energética e inovação tecnológica 13. Educação para transição energética e sustentabilidade 14. Fontes de energia renovável: solar, eólica, hidrogênio e biomassa 15. Impactos socioeconômicos da transição energética 16. Armazenamento e distribuição de energia sustentável 17. Energias renováveis em comunidades isoladas e vulneráveis 18. Smart grids e digitalização do setor energético 19. Desafios e soluções para a descarbonização da matriz energética 20. Energia e mudanças climáticas: impactos e soluções globais
EIXO - Clima (ODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima) 21. Mudanças climáticas e políticas de mitigação e adaptação 22. Ciência climática: modelagem, impactos e cenários futuros 23. Eventos climáticos extremos e resiliência comunitária 24. Gestão de riscos e desastres naturais 25. Justiça climática e impacto das mudanças climáticas em populações vulneráveis 26. Cidades sustentáveis e planejamento urbano para adaptação climática 27. O papel das empresas na mitigação das mudanças climáticas 28. Inovação e tecnologia para a neutralidade de carbono 29. Desenvolvimento sustentável e economia de baixo carbono 30. Educação climática e conscientização ambiental
EIXO  Vida na Terra (ODS 15 - Vida Terrestre) 31. Conservação da biodiversidade e proteção de ecossistemas 32. Restauração ecológica e reflorestamento 33. Agricultura sustentável e segurança alimentar 34. Uso sustentável dos solos e manejo de bacias hidrográficas 35. Impactos da urbanização na biodiversidade 36. Soluções baseadas na natureza para o desenvolvimento sustentável 37. Desafios da proteção da fauna e flora ameaçadas de extinção 38. Educação ambiental e engajamento comunitário para a conservação 39. Políticas públicas e governança ambiental 40. Turismo sustentável e impactos na biodiversidade
EIXO - trabalho científico desenvolvido no ENSINO MÉDIO

Locais do Evento

- 21/JUL/2025 - Colégio Bandeirantes das 12h às 18h Rua Estela, 268, Paraíso. - 22/JUL/2025 - Universidade de São Paulo (USP) 12h às 18h – Av. Avenida Professor Mello Moraes, 2231 - Cidade Universitária CEP 05508-010 – Butantã.  - 23/JUL/2025 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) 12h às 18h Rua Monte Alegre, 984, Perdizes.

📅 Congresso Internacional – Datas e Locais

Reforçando: o evento será cada dia em uma instituição!


21 de julho de 2025 (segunda-feira)

📍 Colégio Bandeirantes

🕐 12h (credenciamento)  Início: 13h às 18h
Rua Estela, 268 – Vila Mariana, São Paulo – SP
(Atividades de abertura: recepção dos participantes, mesa dos reitores, lançamento dos livros)


22 de julho de 2025 (terça-feira)

📍 Universidade de São Paulo (USP)
🕐 12h (credenciamento)  Início: 13h às 18h
Av. Professor Mello Moraes, 2231 – Cidade Universitária, Butantã, São Paulo – SP, 05508-030
(Mesas temáticas, painéis e rodas de conversa)


23 de julho de 2025 (quarta-feira)

📍 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
🕐 12h (credenciamento)  Início: 13h às 18h
Rua Monte Alegre, 984 – Perdizes, São Paulo – SP
(Atividades de encerramento, palestras e debates)


En español:

21 de julio de 2025 (lunes)
📍 Colégio Bandeirantes
🕐 12h (acreditación) | Inicio: 13h a 18h
Rua Estela, 268 – Vila Mariana, São Paulo – SP
(Actividades de apertura: recepción de los participantes, mesa de rectores, lanzamiento de libros)

22 de julio de 2025 (martes)
📍 Universidad de São Paulo (USP)
🕐 12h (acreditación) | Inicio: 13h a 18h
Av. Professor Mello Moraes, 2231 – Cidade Universitária, Butantã, São Paulo – SP, 05508-030
(Mesas temáticas, paneles y círculos de diálogo)

23 de julio de 2025 (miércoles)
📍 Pontificia Universidad Católica de São Paulo (PUC-SP)
🕐 12h (acreditación) | Inicio: 13h a 18h
Rua Monte Alegre, 984 – Perdizes, São Paulo – SP
(Paneles, Debates y Actividades de clausura)

COMITÊ CIENTÍFICO

Prof. Dr. Fernando AlmeidaPUC-SP
Prof. Dr. Ladislau DowborPUC-SP
Proa. Dra. JulianaPUC-SP
Profa. Dra. Beth AlmeidaPUC-SP
Prof. Dr. Alipio CasaliPUC-SP
Prof. Dr. Cristiano MattosUSP
Prof. Dr. Edmílson MoutinhoUSP
Profa. Dra. Patrícia MataiUSP
Prof. Dr. Luis Antonio BittarUSP
Profa. Tereza CristinaUSP
Prof. José CardosoUSP
Prof. Dr. Paulo SchorUnifesp
Prof. Dr. Paulo Sérgio BoggioMackenzie
Prof. Dr. Edson MachadoIBMEC
Prof. Dr. Jack VidalEPN - Equador
Profa. Dra. Cristina PerezURJC - Espanha
Prof. Dr. Carlos GarciaURJC - Espanha
Profa. Dra. Carolina ZambranaBandeirantes
Prof. Dr. Franco RamunnoBandeirantes
Prof. Dra. Andreia VieiraBandeirantes
Prof. Dra. Fernanda Beraldo LorenaBandeirantes
Prof. Dra. Fernanda SodréBandeirantes
Profa. Dra. Paula ArianeBandeirantes
Prof. Dr. Renato VillarBandeirantes

Instituições Organizadoras


Comitê Organizador de Apoio

Márcia Abdo (Col. Band)

Carolina Zambrana (Col. Band)

Fernando Almeida (PUC-SP)

Juliana Neri (PUC-SP)

Jack Vidal (EPN - Equador)

Gilberto Mendes (Col. Band)

José Olavo de Amorin (Col. Band)

Fernanda Beraldo Lorena (Col. Band)

Paula Ariane (Col. Band)

Bruna Caseragui (Universidade de Volta Redonda - RJ)

Talúia Croso (USP)

Haline Rocha (USP)


Comitê Organizador Principal

 

Prof. Dr. Edmilson Moutinho dos Santos (USP)

Profa. Dra. Maria da Graça Moreira da Silva (PUC-SP)

Me. André dos Santos Alonso Pereira (USP)

Profa. Dra. Lucianne Leigue  (Colégio Bandeirantes/PUC-SP)

Prof. Dr. José Ricardo de Almeida (Colégio Bandeirantes/PUC-SP)

Dra. Taluia Croso (USP)


PATROCINADORES


Instituições de Apoio

.       

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}