Entre os dias 24 a 30 de novembro de 2023, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio de sua Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PRX), realizará o seu VII Congresso de Extensão e VII Mostra de Arte e Cultura do IFSP (VII CONEMAC).
Este ano, de forma inédita, os eventos ocorrerão de forma híbrida, com atividades presenciais no Campus São Paulo e atividades virtuais.
Além disso, pela primeira vez, os eventos serão realizados de forma articulada com outros dois eventos, o II SENCE Rede Federal (dias 29 e 30 de novembro, no formato virtual) e o FEMUFE (dia 25, no Câmpus São Paulo).
O II SENCE Rede Federal (Seminário Nacional de Curricularização da Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) é uma ação conjunta entre o Fórum de Pró-reitores de Extensão (Forproext) e o Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE). Seu objetivo é discutir o processo de Curricularização da Extensão na Rede Federal e propor encaminhamentos para sua consolidação, com base nos fundamentos conceituais, legais e nas experiências desenvolvidas no contexto dos cursos de graduação ofertados.
O FEMUFE (Festival de Música do IFSP) é um tradicional espaço de apresentação musical realizado no IFSP. Surgiu na década de 70, ainda nos anos de Escola Técnica Federal, e foi realizado até o final dos anos 90. Em 2016, o evento foi resgatado pelo projeto Linguagens e Semiótica na Experiência Cultural, atual Arte Mundana: Circuito artístico e cultural, coordenado pelo professor da área de humanidades do IFSP Carlos Vinicius Veneziani dos Santos. Anualmente, esse evento musical oferece a toda comunidade interna e externa atrações artísticas gratuitas e livres para todas as idades.