Histórico do
congresso e temática
O Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica – CIPA – é um fórum internacional de debates em Educação sobre pesquisas com narrativas biográficas e autobiográficas, abordadas em diferentes dimensões: enquanto constitutivas dos processos de socialização e subjetivação, método de investigação científica e dispositivo de pesquisa-formação. Nesse sentido, desde 2004, o CIPA vem apresentando aportes científicos decorrentes de pesquisas realizadas por investigadores de diferentes tradições disciplinares, que participam do movimento biográfico nas Américas, na Europa e no Brasil, o que tem permitido o adensamento da discussão sobre a diversidade de abordagens teóricas, sobre tecnologias educativas e a inovação do ensino e aprendizagem nas diversas áreas de conhecimento, assim como para a compreensão da formação de crianças, jovens e adultos e dos processos de inserção social e profissional em diversos segmentos sociais e áreas de atuação.
A escolha da temática – Insubordinações
da pesquisa (auto)biográfica: democracia, narrativas e outros modos de vida –
dá sequência à tradição do Congresso de propor debates vinculados a
questões sociais prementes no cenário contemporâneo nacional e mundial,
notadamente no que se refere as crises planetárias ambientais, sanitárias e econômicas,
mas também os processos migratórios, a reconfiguração geopolítica mundial e
outras narrativas que se impõem e os impactos sobre modos outros de vida. O
tema interroga o debate sobre a democracia nas sociedades ocidentais e os modos
como os sujeitos se organizam e produzem a si mesmos em relação as estruturas de
poder, o que provoca novos olhares sobre as conjunturas sociais, econômicas, ambientais,
culturais, religiosas e políticas, provocadoras de experiências vivenciadas em
novos horizontes (auto)biográficos.
A expectativa é que o X CIPA, após os impactos e efeitos da
pandemia e da realização da edição virtual do IX CIPA, organizado pela UnB, no
ano de 2021, continue a contribuir para a ciência, refletindo sobre os usos de
tecnologias educativas, dos limites da democracia, das consequências da pandemia
e de inovação, permitindo o fortalecimento do diálogo entre redes nacionais e internacionais
de pesquisa, a ampliação de interfaces geradoras de conhecimentos entre a
Educação e as demais Ciências Humanas, Sociais e de Saúde, que se preocupam com
as relações do indivíduo com os processos de aprendizagem, de mobilidades, de socialização,
formação/profissionalização, inclusão/exclusão social, envelhecimento,
adoecimento e suas formas de acompanhamento, cuidado, nas mais distintas
situações existenciais.
Na décima edição do congresso busca-se problematizar questões
entre democracia e narrativas, ao sublinhar insubordinações da pesquisa (auto)biográfica
e suas contribuições para o campo educacional e para além dele, num diálogo em
rede, propiciado pelos avanços epistêmico-políticos do campo para os domínios
da formação, da pesquisa e da intervenção social.