Congresso Internacional de Gestão da Previdência Social - Congeps

Congresso Internacional de Gestão da Previdência Social - Congeps

online Instituto Serzedello Corrêa - Brasília - Distrito Federal - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Evento online

II Simpósio Brasileiro de Biogeografia

Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2024

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho de 2024

Salvador, BA

V CIHPN

Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Brasília, DF

Ayla Schafer - Tour Brasil - São Paulo - 21/12

Quinta-Feira, 21 de Dezembro

São Paulo, SP

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), com a correalização do Tribunal de Contas da União (TCU), promovem o Congresso Internacional de Gestão da Previdência Social (Congeps), com objetivo de fomentar discussões e trocas de experiências voltadas para o desenvolvimento de alternativas inovadoras para a melhoria da prestação de serviços públicos.

O congresso será realizado de 16 a 18 de novembro, no Instituto Serzedello Corrêa, situado no Setor de Clubes Esportivos Sul – SCES, Trecho 3 Lote 3 – Brasília-DF. O local fica próximo ao Centro Internacional de Convenções do Brasil, Centro Cultural Banco do Brasil e tem fácil acesso aos setores hoteleiros Norte e Sul.

Com esse evento, o INSS e o MTP convidam a sociedade em geral, os organismos nacionais e internacionais de previdência e a comunidade acadêmica para pensar e debater sobre os desafios da Previdência Social e as perspectivas de futuro para o serviço público, fomentando discussões, trocas de experiências e o desenvolvimento de alternativas inovadoras para a melhoria da prestação de serviços. Essa primeira edição do Congeps também dá início às comemorações dos 100 anos da Previdência Social, a serem completados em janeiro de 2023. 


O evento será gratuito e ocorrerá em modo híbrido, podendo o participante se inscrever em um dos dois tipos de modalidades: participação presencial ou virtual .
O período de inscrições vai até o dia 06/11/22.

Para mais informações acesse: http://congeps.inss.gov.br

ANAIS DO CONGEPS

Para ter acesso aos anais do congresso, basta acessar o link abaixo.

https://www.even3.com.br/anais/congeps2022/

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Modelos de Apresentações

Autores com trabalhos aprovados devem utilizar o modelo de apresentação conforme modalidade escolhida

Modelo - Comunicação Oral e Painel de Boas Práticas

Modelo - Pôster Digital

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Eixos e Áreas Temáticas

O Congresso está organizado em três grandes eixos temáticos, cada um dos quais coloca em perspectiva um aspecto chave para o desenvolvimento das organizações no sentido da melhoria da qualidade da prestação dos serviços públicos: o cidadão; os processos e serviços; as pessoas. 

Cada eixo aglutina diferentes áreas temáticas, direcionadoras das discussões priorizadas no evento e da submissão dos trabalhos pelos participantes. 

Eixo I

O cidadão em foco

“Que serviço público queremos construir para o futuro?”

Este eixo de discussões convida a olhar para os desafios sociais contemporâneos e as transformações no mundo do trabalho que, ao passo em que criam novas necessidades, exigem soluções alternativas que efetivamente resultem em um melhor atendimento à população. No âmbito deste eixo, serão priorizados trabalhos articulados às seguintes áreas temáticas:

Desafios da Previdência Social: Que desafios têm se colocado para a Previdência Social? Que alternativas parecem necessárias para atender às necessidades sociais emergentes e quais as perspectivas de futuro para o serviço público neste cenário? Como as tecnologias podem trazer novas soluções para a prestação dos serviços, e como assegurar um atendimento presencial de qualidade? Que estratégias têm sido implementadas no sentido da inclusão e acessibilidade dos usuários? Debates sobre os principais desafios que se colocam e como os diferentes países têm avançado no desenho de sistemas de seguridade sustentáveis e viáveis; a seguridade social no cenário da economia digital; os desafios na mitigação dos impactos sociais e econômicos da pandemia; o direito previdenciário, o reconhecimento de direitos e a efetivação de direitos sociais; amparo aos trabalhadores de plataformas digitais, dentre outros.

Melhoria do atendimento ao cidadão: Estudos, reflexões, experiências práticas voltadas para a melhoria contínua da qualidade do atendimento, que estejam focados nas necessidades dos cidadãos; novas soluções para o atendimento presencial em cenário de transformação digital. Experiências e reflexões sobre diversidade e inclusão no atendimento ao público e na prestação de serviços públicos; soluções tecnológicas para garantir inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência; inclusão previdenciária de minorias e populações desassistidas, trabalhadores informais;

Governo aberto, participação e democracia: Discussões a respeito da participação cidadã na administração pública; estratégias de governança, coparticipação, espaços de comunicação; estratégias de (re)inserção do cidadão no debate público; democracia participativa; transparência na gestão; sistemas interativos que permitam a plena participação dos cidadãos.


Eixo II

Serviços e processos em foco

Que organização queremos desenvolver?

Este eixo temático pretende reunir experiências práticas, iniciativas e discussões em torno do redesenho dos processos de trabalho em contexto de evolução digital, em que as novas tecnologias de armazenamento, gestão e integração de dados possibilita alcançar outros níveis de performances técnicas, alterando a dinâmica de funcionamento dos governos.

Serão priorizados trabalhos científicos, estudos de casos e relatos de experiências vinculados às seguintes áreas temáticas:

Produtividade e qualidade dos serviços: valorização dos resultados quantitativos de produtividade; produtividade X qualidade no serviço público; eficiência, eficácia e efetividade do serviço público; otimização de recursos; soluções tecnológicas para a melhoria da qualidade dos processos; novas metodologias de design de serviços; práticas de gestão eficiente e sustentável; estratégias de inovação e sustentabilidade; gestão ambiental e políticas intersetoriais; ferramentas de monitoramento, controle e avaliação em sustentabilidade.

Governança Digital e automação de processos: debates voltados para o uso de informações a serviço dos processos decisórios da organização; soluções de inteligência artificial para o gerenciamento de dados; Blockchain; desenvolvimento de ferramentas de gestão da informação para os ativos de Big Data; ameaças e vulnerabilidades introduzidas pelas ferramentas tecnológicas; gestão de riscos; práticas organizacionais de segurança dos dados; reflexões críticas sobre a condução dos processos de transformação digital nas organizações; estratificação digital; estratégias para o desenvolvimento de competências digitais; estratégias de avaliação do impacto da segurança da informação nas organizações; implementação de políticas de segurança da informação; interoperabilidade entre entes públicos e privados; novas performances e dinâmicas de funcionamento dos governos digitais; processos de concepção e implementação de novas tecnologias e os desafios destas transformações para as organizações.

Compliance na Administração Pública: boas práticas de governança e políticas de integridade; transparência na gestão; desenvolvimento de cultura organizacional de adesão a valores, princípios e normas de priorização do interesse público; estratégias de controles internos; impactos e resultados de programas de compliance na entrega de serviços de qualidade à população.


Eixo III

Gestão de Pessoas

Como cuidar e desenvolver competências face às novas configurações do trabalho?

 A melhoria da prestação do serviço público passa necessariamente por um olhar direcionado àqueles que efetivamente prestam os serviços à população, àqueles que executam os processos internos das organizações visando atender as demandas da sociedade. Nesta perspectiva o mote condutor deste eixo temático coloca as pessoas em foco.

Quais os desafios para a área de Gestão de Pessoas face aos novos modelos de trabalho nas organizações? Que tipo de política de gestão de pessoas tem sido implementada? Que competências precisamos captar, desenvolver e manter para alcançar os objetivos institucionais com resultado e qualidade? Como intervir preventivamente sobre os fatores de risco de adoecimento psicossocial e fortalecer os fatores de proteção à saúde do trabalhador? Que estratégias e práticas de gestão de mudança têm sido desenvolvidas em contexto de transformação digital nas organizações?

Com base nestas perguntas mediadoras, serão priorizados neste eixo trabalhos, estudos de casos e experiências vinculados às seguintes áreas temáticas:

Desafios para a Gestão de Pessoas: desafios e possibilidades para a área de Gestão de Pessoas (GP) face aos novos modelos de trabalho; automatização dos processos de GP; o papel da área de GP; estratégias para melhoria do atendimento da área de GP junto aos colaboradores; otimização de recursos e força de trabalho; papéis e competências das lideranças em tempos de trabalho remoto; colaboração assíncrona; comunicação; desenvolvimento de equipes; motivação e engajamento dos colaboradores; equipes multigeracionais; os riscos de exclusão de colaboradores; ageísmo; valorização e transferência de experiências e conhecimentos.

Saúde e qualidade de vida: gestão em saúde e qualidade de vida em contexto de teletrabalho; implicações dos novos modelos de trabalho; segurança do trabalho e patologias do teletrabalhador; assédio moral; direito à desconexão.

Educação corporativa: o papel da educação corporativa em cenário de transformação digital; competências a desenvolver na era digital; estratégias de ensino-aprendizagem nos novos contextos de trabalho;

Submissão de Trabalhos

A chamada pública de trabalhos para esta edição do Congeps segue aberta até o dia 18 de outubro de 2022. Para mais detalhes, consulte nosso edital.

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Interesse

Seja o primeiro a receber novidades sobre nosso evento

Realização

Correalização


{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}