VAGAS LIMITADAS
Neste ano, a temática contemplada será: “A arte popular no contexto globalizado: importância e desafios dos grupos folclóricos”. Por meio dela, visa-se debater o cenário em que os grupos de folclore se inserem atualmente. Para tanto, parte-se da premissa de que o mundo vem passando por transformações cada vez mais aceleradas, as quais impactam as relações humanas e, consequentemente, sua conexão com a arte. Assim, torna-se necessário debater, a princípio, a importância dos grupos folclóricos nos espaços em que estão inseridos. Em seguida, é fundamental discutir os desafios com que se deparam os grupos folclóricos nessa conjuntura, como, por exemplo, a relação dos jovens com a cultura, o convívio do novo com os costumes perpassados entre gerações, o respeito à diversidade e o acolhimento a diferentes movimentos e manifestações folclóricas.
Considerando a temática da Conferência, o público-alvo será constituído pelos grupos folclóricos de Nova Prata e da região, bem como convidados e interessados no assunto.
Neste ano, os conferencistas serão:
• MARIA ESTER MALDONADO R., do Ballet Folklorico de La Universidad Mayor de San Simon de Cochabamba. Representante da Bolívia na FIDAF e no 19º Festival Internacional de Folclore de Nova Prata.
• GABRIEL FRONTERA MESTRE, da Escuela de Música y Danzas de Mallorca. Representante de Mallorca – Espanha na FIDAF e no 19º Festival Internacional de Folclore de Nova Prata.
• PEDRO JÚNIOR DA FONTOURA, representante do tradicionalismo gaúcho em nossa região.
• AMANDA BISSANI TONIAL, 1ª Prenda Juvenil da 11ª Região Tradicionalista. Representante do segmento jovem do tradicionalismo gaúcho em nossa região.
• ANDRÉ HAMERSKI, membro da BRASPOL. Representante da cultura polonesa em nossa região.
• CARLA VANEZ, acadêmica da Universidade de Caxias do Sul. Representante das manifestações afro-brasileiras.
Para o dia do evento, se possível, apresentar, de forma impressa ou por meio do celular, cópia da inscrição contendo o QR-CODE e que foi enviada para o e-mail informado. No entanto, a não apresentação não invalida a entrada no evento.