O Núcleo de Direitos Humanos e Diversidade (N-Direitos), da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão (Liesafro-UFMA), e a Rede de Estudos Periféricos (REP) estão organizando o “I Encontro Internacional de Direitos Humanos e Diversidades: violência policial e violações de direitos”, nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2023. O evento será realizado no auditório do CRESOL - Centro de Referência Estadual de Economia Solidária (Rua Do Trapiche - Praia Grande - Casa do Maranhão – São Luís).
Este evento pretende ser um espaço significativo de debates, reflexões e proposições em torno do tema proposto. Na abertura do Encontro será exibido e debatido o documentário “Agora eu quero gritar”, que contará com a presença especial de seus diretores: os professores e documentaristas Cahal McLaughlin (Queen's University Belfast – Irlanda do Norte) e Siobhan Wills (Ulster University – Irlanda do Norte).
Durante os dois dias de evento teremos mesas-redondas com a participação de importantes profissionais, intelectuais e/ou militantes da área. As inscrições são gratuitas, com direito a certificado de participação.
PROGRAMAÇÃO
23 de Fevereiro
Mesa-Redonda: “Violência policial no Brasil: estudo comparativo entre o Rio de Janeiro e o Maranhão”
19h – Exibição do documentário “Agora eu quero gritar” (Dir: Cahal McLaughlin e Siobhan Wills), que trata da violência policial no Rio de Janeiro.
20h – Debate com os diretores do documentário e participação do Prof. Dr. Luiz Eduardo Lopes Silva (Docente da UFMA e Vice-Coordenador da Rede de Estudos Periféricos – REP) – Mediação: Profa. Dra. Isabel Ibarra (Docente da UFMA).
24 de Fevereiro
Mesa-Redonda: “Combate às violações dos direitos humanos de mulheres e de pessoas negras”
19h – Debate com o Prof. Dr. Francisco Gonçalves (Docente da UFMA e ex-Secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão) e a Dra. Susan Lucena Rodrigues (Diretora da Casa da Mulher Brasileira e Presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Maranhão) – Mediação: Tanielle Abreu (Doutoranda FEA-USP e membro do N-Direitos).