O Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade realizará a 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente (5ª CEMA), que tem como tema “Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica”. O evento será realizado nos dias 12 e 13 de março de 2025, de 08h às 18h, no Centro de Eventos Benedito Nunes, localizado na Universidade Federal do Pará, Rua da Reitoria - bairro Universitário, Belém - PA.
O objetivo geral da Conferência visa promover o debate e a construção de propostas para enfrentar a emergência climática, subsidiando a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima. O evento busca integrar a participação da sociedade no diálogo de enfrentamento dos desafios climáticos, com a discussão de cinco eixos temáticos envolvendo mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica e governança e educação ambiental.
O público principal da 5ª CEMA serão os delegados eleitos nas etapas municipais e regionais, representantes da sociedade civil, do setor privado e do poder público, com a participação de povos, comunidades, territórios e grupos em situação de vulnerabilidade climática, e demais interessados nos diálogos sobre as medidas de adaptação.