CONEDI - Congresso Nacional de Educação, Diversidade e Inclusão

CONEDI - Congresso Nacional de Educação, Diversidade e Inclusão

online Este é um evento online

Sobre o evento

O CONEDI – Congresso Nacional de Educação, Diversidade e Inclusão, previsto para 26 e 27 de setembro de 2025, reúne pesquisadores, educadores e formuladores de políticas públicas com o propósito de examinar práticas pedagógicas inclusivas e estratégias que fortaleçam a integração de estudantes com deficiência. O evento promove mesas-redondas, apresentação de trabalhos acadêmicos e sessões de oficinas voltadas à formação continuada de docentes, discutindo o uso de tecnologias assistivas e abordagens colaborativas que favorecem a equidade na educação.

Busca-se fomentar, por meio de evidências científicas e estudos de caso, o desenvolvimento de políticas institucionais que viabilizem ambientes escolares acessíveis e preparados para acolher a diversidade.

Assim, o CONEDI representa uma oportunidade fundamental para aprimorar conhecimentos, fortalecer redes institucionais e construir propostas efetivas em prol dos direitos e protagonismo dos estudantes com deficiência.

O Congresso contara com Palestras, Minicursos, Submissões, Apresentações de Trabalhos e Publicações.

Oportunidades de Submissão de Trabalhos:

O CONEDI oferece a oportunidade de submissão de trabalhos nas modalidades de Resumo Simples, Resumo Expandido e Capítulo de Livro.

Quanto às condições de submissão:

Os resumos e o capítulo do livro devem ser originais e inéditos, sendo que qualquer questão relacionada a não originalidade recai sobre os autores. Cada trabalho submetido pode ter até dez autores. Para ser devidamente avaliado pela comissão, o trabalho deve seguir as diretrizes especificadas, como formato de capítulo de livro, resumo simples ou resumo expandido (documento em Word).

Quanto a inscrição dos participantes:

Cada participante (autor/coautor) deverá ter a sua inscrição efetuada para ter garantia do certificação e publicação de seu trabalho. 
Em relação às regras de submissão:

Os resumos simples, devem estar no template do evento contendo no máximo 2 páginas. Os resumos expandidos, deverão estar no template do evento contendo no mínimo 05 e no máximo 08 páginas.  Os capítulos do livro, devem estar no modelo do evento contendo no mínimo 08 e no máximo 20 páginas, caso esses limites sejam ultrapassados, tanto para os resumos, artigos e capítulos do livro, quanto as páginas ultrapassadas serão desconsideradas durante a avaliação.

Em relação ao capítulo do livro, resumo simples e resumo expandido, no momento da submissão devem ser enviados apenas os resumo, título, área temática e palavras-chave no site do evento e o trabalho completo das modalidades supracitadas, devem ser enviadas no e-mail da comissão organizadora: drifiteduc@gmail.com.

Data da submissão dos trabalhos e gravação dos vídeos: 

Até 27 de Setembro

No que diz respeito às condições de publicação:

Os trabalhos aprovados nas modalidades de Capítulo de Livro, serão publicados no E-book: Acessibilidade social, educacional e de comunicação: igualdade de oportunidade a todos, mediante o pagamento da taxa de R$ 100,00, garantindo DOI, ISBN, Certificado de Publicação e uma ampla descoberta das pesquisas realizadas.

Os trabalhos aprovados nas modalidades de Resumo Simples, serão publicados nos Anais do Evento, mediante o pagamento da taxa de R$ 30,00, que garantem a obtenção do Registro DOI (Zenodo), ISBN, Ficha Cartográfica e Certificado de Publicação.

Os trabalhos aprovados nas modalidades de Resumo Expandido, serão publicados nos Anais do Evento, mediante pagamento da taxa de R$ 50,00, que garantem a obtenção do Registro DOI (Zenodo), ISBN, Ficha Cartográfica e Certificado de Publicação.

Os autores dos trabalhos aprovados e enviados para publicação, receberam por e-mail e/ou WhatsApp, os dados da publicação contendo DOI (Zenodo), ISBN e Certificado de Publicação em até 48 horas após o término do evento.

Tempo de Avaliação e Publicação dos Trabalhos:

Os trabalhos submetidos serão avaliados com parecer de aprovado, aprovado com ressalvas ou reprovado dentro de 48 horas.

Trabalhos aprovados nas modalidades de Resumos Simples, Resumos Expandidos, que os autores efetuarem o pagamento da taxa de publicação, serão publicados de acordo com a disponibilidade da instituição responsável e ordem de submissão,  após o pagamento da taxa.

Os capítulos de livros aprovados e que os autores efetuaram o pagamento da taxa de publicação, serão publicados no E-book: Acessibilidade social, educacional e de comunicação: igualdade de oportunidade a todos, com até 60 dias após a data de término do evento.

Quanto aos limites de submissão:

Não há limite de submissões, assim, oferecendo aos participantes a chance de contribuir com a comunidade acadêmica e ampliar sua visibilidade.

Dúvidas ou Sugestões:

E-mail: drifiteduc@gmail.com

WhatsApp: (14) 996530382

Pagamento da Taxa de Publicação:

Entre em contato pelo e-mail: drifiteduc@gmail.com

Pagamento: via PIX e Cartão de Crédito.

Chave PIX: drifiteduc@gmail.com

As Áreas Temáticas para Submissão:

Educação Inclusiva e Políticas Públicas; Educação e Direitos Humanos; Métodos e Práticas de Ensino e Aprendizagem; Educação, Tecnologia e Inteligência Artificial; Educação Inclusiva na Educação Básica; Educação Inclusiva na Ensino Superior; Educação Profissional, Tecnológica e de Jovens e Adultos; Gestão Educacional e Formação Docente; Teorias e Pesquisas em Educação; Educação em Espaços Não-Formais e Suas Múltiplas Epistemologias.

                             ORIENTAÇÕES DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

ORIENTAÇÕES DE GRAVAÇÃO E ENVIO DA APRESENTAÇÃO ORAL

ATENÇÃO! Trabalhos aprovados na modalidade de resumo simples, resumo expandido e capítulo de livro, serão apresentados na forma de Apresentação Oral.

 Modelo de slide de COMUNICAÇÃO ORAL — BAIXE , crie sua apresentação. O arquivo não pode ser editado virtualmente.

• Um dos autores deve gravar o vídeo de apresentação do trabalho;

• Tempo de apresentação: até 8 minutos;

• Boa qualidade audiovisual, verificar principalmente o áudio, evitando muitas interferências, recomenda usar fone de ouvido com microfone;

• Boa iluminação, ao gravar procure ficar a favor da fonte de luz (janela, porta ou abajur ligado);

• Faça uma fala breve apresentando-se (nome, título do trabalho, instituição de origem e área temática);

• Durante a apresentação é obrigatório aparecer em um dos cantos da tela da gravação;

 Ao finalizar a gravação, salve o vídeo em MP4;

• Suba o vídeo para um canal pessoal do YouTube (todas as contas Gmail têm um canal. Veja como criar um canal no YouTube AQUIVeja como postar um vídeo no canal do YouTube AQUI);

 No YouTube, após upload, coloque no título do vídeo, o título do trabalho, na descrição, o autor apresentador;

• Conferir se o vídeo está completo, sem cortes ou falhas;

• Enviar o link do vídeo disponível no YouTube para: coneiapresentacoes@gmail.com. No título da mensagem colocar: título completo do trabalho_Com. Oral. No texto da mensagem, coloque: o título completo do trabalho; link do vídeo no canal; nome do autor apresentador; modalidade de apresentação; nome dos autores.

SUGESTÕES DE PROGRAMAS PARA GRAVAÇÃO:

• PowerPoint, versão 365, grava tela e câmera (Link: https://www.youtube.com/watch?v=DGYoByvDkxQ);

• Zoom (versão free) observar se não houve falhas na gravação, há muitos cortes (Link: https://www.youtube.com/watch?v=QNeuuaxF22Q);

• Active Presenter (Link: https://www.youtube.com/watch?v=G8xtRLsNJz0&t=493s).

·         Outros programas de gravação podem ser usados, se atendar as normas.

·         Vídeos com som baixo podem comprometer o entendimento e interferir negativamente na avaliação.

** Sobre a capa do evento:

A figura central da capa foi criada por Kilma Coutinho que é uma surda artesã talentosa e professora de Letras-Libras residente em Recife, Pernambuco. Kilma tem desempenhado um papel significativo no fortalecimento da inclusão e diversidade, com uma trajetória que reflete a interseção entre arte, educação e acessibilidade. 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}