Concurso Comunidades Vivas

Concurso Comunidades Vivas

presencial Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

ACE Summit 2024

Sexta-Feira, 26 de Julho

São Paulo, SP

V Congresso Internacional de Ciência, Saúde e Espiritualidade

Quinta-Feira, 11 de Abril

Juiz de Fora, MG

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho

Salvador, BA

Evento online

III Fórum Online de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Quarta-Feira, 8 de Maio

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

APRESENTAÇÃO

O Concurso Comunidades Vivas faz parte de um conjunto de atividades que marcam as comemorações dos 40 anos do Centro Sócio-Pastoral Nossa Senhora da Conceição. Fundado pelo padre Sabino Gentili juntamente com pessoas do bairro de Mãe Luíza (Natal-RN) em 08 de dezembro de 1983, o Centro é um espaço democrático e aglutinador, onde os anseios e problemas da comunidade encontram um ambiente aberto para o debate e o encaminhamento de possíveis de soluções. 

São muitas as atividades desenvolvidas pelo Centro Sócio-Pastoral em Mãe Luiza no decorrer das suas quatro décadas de existência. Criado para ser uma base institucional por onde a Igreja Católica participa da vida local, das conquistas e das lutas do bairro, o Centro teve a rara possibilidade, dada a sua rede de amigos e apoiadores - dentre os quais a “Fundação Ameropa”, a “Associação suíça de Amigos de Mãe Luiza” e a “Paróquia de Penzberg”, na Alemanha - de materializar algumas respostas aos problemas percebidos pela comunidade como prioritários. Esse itinerário permitiu à Instituição perceber que havia construído, de forma participativa, um novo modelo de inclusão social fundamentado no conceito de desenvolvimento integral das pessoas, o que permitiu que as lutas do povo confluíssem para conquistas coletivas materializadas em equipamentos sociais habitados por políticas públicas cidadãs e inclusivas.

Atualmente, sob a direção de Padre Robério Camilo e Ion de Andrade, a Entidade emprega cerca de 60 funcionários, em sua maioria do próprio bairro de Mãe Luiza, distribuídos entre os equipamentos sociais mantidos para benefício de seus moradores e moradoras, sendo eles: 1) Escola Espaço Livre; 2) Casa Crescer; 3) Instituição de Longa Permanência para Idosos Espaço Solidário; 4) Ginásio Poliesportivo Arena do Morro; 5) Escola de Música de Mãe Luiza. A concepção desses espaços esteve sempre norteada pelas demandas, reflexões e encaminhamentos dos moradores e foi desenvolvida sem prescindir de assistência técnica adequada nas mais diversas áreas da vida comunitária, especialmente no que tange à arquitetura e urbanismo como ferramenta para o desenvolvimento e transformação social.

O Concurso aqui apresentado busca, portanto, incentivar, em outras realidades populares, o desenvolvimento de ferramentas de organização e luta pelas demandas comunitárias, afirmando a viabilidade de soluções de qualidade técnica, estética e social. Trata-se de um exercício cuja aplicabilidade é demonstrada pela própria trajetória Centro Sócio-Pastoral Nossa Senhora da Conceição que tem com profissionais da arquitetura e urbanismo -  em seus diversos vínculos - uma histórica parceria de assistência técnica. Essa colaboração resulta na construção coletiva de referenciais de intervenção em áreas de interesse social e ambiental para além do mínimo, ratificando a cultura, a arte e o lazer como elementos de destaque no processo de uso, apropriação e produção do espaço urbano e, consequentemente, passos mais firmes para a construção do Direito à Cidade.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

O Concurso Comunidades Vivas terá abrangência estadual.

Poderão se inscrever equipes de até 05 (cinco) integrantes, necessariamente compostas por arquitetos urbanistas e estudantes de graduação e/ou pós-graduação em arquitetura e urbanismo, brasileiros ou estrangeiros, regularmente matriculados em uma instituição de ensino superior do estado do Rio Grande do Norte, no ato da inscrição.

Para mais informações, e cronograma completo, consulte o edital.

ACESSO AO EDITAL

CLIQUE AQUI

INSCRIÇÕES

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

BASES DO CONCURSO

CLIQUE AQUI

SUBMISSÕES

Disponível entre os dias 25/07/2023 até 31/07/2023

CLIQUE AQUI

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}