Prezados (as),
É com imenso prazer que anunciamos oficialmente que o VII CONCINAT e o IX ENECINA serão realizados simultaneamente em parceria pelas Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA e Universidade Federal do Amazonas-UFAM (Campus Manaus) entre os dias 25 a 29 de novembro de 2024 na modalidade online.
Nestas edições estamos preparando atividades incríveis para vocês. Será uma honra tê-los conosco!
VII CONCINAT
O Congresso Nacional de Ciências Naturais/da Natureza, CONCINAT, um dos principais eventos da área no Brasil, reúne estudantes, de graduação e pós-graduação, profissionais da Licenciatura em Ciências Naturais/Ciências da Natureza e de diversas áreas, das diferentes regiões brasileiras, para promover a integração e o debate de questões educacionais, políticas, socioculturais, econômicas e científicas.
O CONCINAT nasceu em 2016, na Universidade Federal do Amazonas – UFAM, pela necessidade dos estudantes de Licenciatura em Ciências Naturais/da Natureza de construírem uma identidade própria e plural, garantindo o fortalecimento desta licenciatura e da educação pública de alta qualidade no país.
Este ano, em sua 7º versão, o CONCINAT, terá como tema norteador: Tecnologia, Ensino e Sociobiodiversdaidade.
Os temas de tecnologia e ensino foram escolhidos por sua importância na transformação educacional e na promoção da conscientização sobre a sociobiodiversidade. A tecnologia amplia o acesso e a interatividade no aprendizado, permitindo que mais pessoas compreendam a importância da diversidade biológica e cultural. Assim, esses avanços tornam possível educar as futuras gerações de forma mais eficaz e conectada com os desafios ambientais.
Esta discussão se dará por meio de palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos oferecidas/mediadas por pesquisadores e/ou professores com vasta experiência profissional na área de ensino de ciências e áreas afins.
IX ENECINA
O ENECINA nasceu em outubro de 2010 na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - USP, por iniciativa de alguns estudantes daquela universidade, da UnB, UFAM e UFPA. O objetivo era discutir o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, ofertado em diferentes instituições de ensino superior do Brasil, ressaltando a integração educacional, política e sociocultural, bem como alinhamento, troca de experiências e informações entre os participantes.
O ENECINA é um espaço deliberativo dentro do CONCINAT, no qual os estudantes têm a oportunidade e o espaço para levantar pautas e desenvolver mecanismos que agreguem politicamente, profissionalmente e representativamente, às várias esferas do curso de LCN pelo Brasil.
Este ano o IX ENECINA, não está só fazendo parte do Congresso, como também traz ao debate um tema de interesse nacional que é Onde estão os profissionais de Ciências Naturais/da Natureza.
A Licenciatura em Ciências Naturais/da Natureza forma profissionais com amplo conhecimento no ensino de ciências, biologia, física e química, sendo indispensáveis para o ensino desses disciplinas no ensino fundamental e médio. Entretanto, ao analisar onde esses profissionais estão atuando, surgem questões relevantes, oportunizando debates sobre a relevância da atuação do profissional de LCN, suas contribuições para a educação básica e os possíveis cenários para a atuação desse profissional.
Nesse prisma, faz-se importante debater as possibilidades que caminham junto ao profissional de LCN, destacando sua necessidade e importância frente à educação básica. Não obstante, a busca pelo reconhecimento dos profissionais de LCN não só nos espaços formais de ensino, delineiam novos horizontes para a atuação desse profissional, alcançando cada vez mais os caminhos da ciência e da educação.
INSTITUIÇÕES
A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) nasceu com a importante missão de estabelecer relações culturais e educacionais entre Brasil e os países da América Latina. Sua criação se deu através da Lei Federal nº 12.189 de 12 de janeiro de 2010. Sediada na cidade de Foz do Iguaçu, oeste do estado do Paraná, teve suas atividades acadêmicas iniciadas em 16 de agosto de 2010, utilizando os espaços do Parque Tecnológico de Itaipu - PTI (atual Itaipu Parquetec). A aula inaugural foi ministrada em 02 de setembro de 2010 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Sua finalidade se estende ao intercâmbio acadêmico, a formação plena de indivíduos capazes de contribuir com a integração, o desenvolvimento e a garantia da educação aos povos latino-americanos. Adquire caráter voltado à construção de uma sociedade sustentável, fundamentada na identidade latina, com foco também no desenvolvimento sociocultural, na economia e na responsabilidade socioambiental.
A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é uma instituição de ensino superior pública brasileira localizada no estado do Amazonas e uma das mais importantes do Brasil. É amplamente considerada como a primeira instituição de ensino superior do país, fundada em 17 de janeiro de 1909. Originou-se da extinta Escola Universitária Livre de Manáos, desmembrada a Faculdade de Direito, formando o embrião da atual UFAM. Foi instalada em 15 de março de 1910 e denominada como Universidade de Manaus em 13 de julho de 1913.
Sua sede está situada na cidade de Manaus, em um Campus inserido no maior fragmento florestal urbano do Brasil dedicado à uma instituição superior de ensino, além de ser o terceiro no mundo, com 6,7 quilômetros quadrados. Este fragmento faz parte da Área de Proteção Ambiental – APA Floresta Manaós instituída pelo Decreto Municipal N. 1.503 de 27/03/2012. Neste fragmento são encontradas várias espécies da fauna - como preguiças, pacas, sauins-de-coleira e da flora com significativa importância para o centro urbano de Manaus possibilitando atividades didáticas, pesquisa científica, visitação pública, recreação, contato com a natureza entre outros.